A Anedota ou piada é um gênero textual humorístico, ou seja, tem o intuito de levar ao riso. Trata-se de um texto narrativo simples em que geralmente há presença de enredo, personagens, tempo, espaço.
São textos populares que vão sendo contados em ambientes informais, e que normalmente não possuem um autor.
Charge e Cartum
Os cartuns e charges são gêneros jornalísticos que podem estar associados as anedotas, visto que muitas vezes tem o objetivo de levar o público leitor ao riso, utilizando temas da atualidade. De tal modo, usam humor e ironia geralmente relacionados às críticas de cunho social, político, etc.
Tipos de Anedotas
Há diversos tipos de anedotas sendo que muitas delas utilizam personagens caricaturados, por exemplo, a famosa piada de português, piada de loiras, piada de sogra, dentre outras. Em todos esses exemplos, esses personagens são destituídos de inteligência.
Além disso, elas podem utilizar um linguajar mais rude, com palavras de baixo calão, por exemplo, as chamadas “piadas sujas”.
Esse tipo de gênero textual também pode ser ofensivo e utilizar temas preconceituosos e racistas, por exemplo: preferência sexual, preconceito racial, social, cultural, linguístico, religioso, dentre outros.
Características
As principais características das anedotas ou piadas são:
*Narração relativamente curta
*Enredo simples
*Textos populares
*Serve para descontrair
*Autoria desconhecida
*Ambiente informal
*Linguagem simples e coloquial
*Humor e ambiguidade
*Sarcasmo e ironia
*Presença de discurso direto
*Situações cotidianas
Fonte: https://www.todamateria.com.br/genero-textual-anedota/
Nenhum comentário:
Postar um comentário