quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Boneca de lata - Sequência Didática




Objetivo Geral:

Desenvolver e trabalhar o equilíbrio, expressão corporal. Coordenação motora estimulando o movimento, orientação espacial, atenção, percepção visual, auditiva e tátil.

Objetivos Específicos:

1- Interagir com a boneca junto as crianças através da música: “ Minha boneca de lata”. 2- Vivenciar a dança a partir de movimentos específicos. Faixa etária 02 à 12 anos.

Área do conhecimento: Movimento, autonomia, conhecimento das partes do corpo e identidade.

Conteúdo: Desenvolver na criança o movimento, as relações sociais e afetivas por meio do brinquedo de sucata, através do lúdico.

EIXOS/OBJETIVOS/PROCEDIMENTOS MATEMÁTICA

Espaço e forma:

 Reconhecer seu próprio corpo como referencial de localização e deslocamento no espaço (em cima e embaixo, acima e abaixo, frente e atrás, direita e esquerda, dentro e fora);
 Antecipar resultados de composição e decomposição de figuras bidimensionais e tridimensionais (quebra-cabeça, tangram, brinquedos produzidos com sucatas).

Números e operações:

 Elaborar, interpretar e resolver situações-problema convencionais e não convencionais, utilizando e comunicando suas estratégias pessoais.
Grandezas e medidas:
 Experimentar situações cotidianas ou lúdicas, envolvendo diversos tipos de grandezas: comprimento, massa, capacidade, temperatura e tempo;
 Realizar a leitura de horas, comparando relógios digitais e analógicos de ponteiro.
Tratamento da informação:
 Elaborar listas, tabelas simples, gráficos de barras e pictóricos para comunicar a informação obtida, identificando diferentes categorias.

LÍNGUA PORTUGUESA

Oralidade:

 Participar de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala.

Leitura:

 Antecipar sentidos e ativar conhecimentos prévios relativos aos textos a serem lidos;
 Ler em voz alta, com fluência, em diferentes situações.
Produção de textos escritos:
 Planejar a escrita de textos considerando o contexto de produção: organizar roteiros, planos gerais, para atender diferentes finalidades, com ajuda de escriba;
 Produzir textos com autonomia e com a ajuda de um escriba, para atender a diferentes finalidades.
Análise Linguística(Discursividade, textualidade, normatividade:
 Reconhecer as diferentes variantes de registro, de acordo com os gêneros textuais, em situações de uso.

Análise Linguística 

(Apropriação do Sistema de Escrita Alfabética):

 Ler, ajustando a pauta sonora ao escrito;
 Dominar as correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a ler e escrever palavras e textos.
 Ouvir, cantar, ler, interpretar e representar a música BONECA DE LATA;
 Antecipar conhecimentos e conceitos a partir de análise de imagem;
 Produzir boneco coletivo e individual, identificando as partes que compõem um corpo humano;
 Produzir lista dos brinquedos que a turma conhece, já viu, utilizou ou possui;
 Fazer pesquisa, entre os alunos participantes da Sequência Didática, dos brinquedos preferidos, a partir de uma relação prévia;
 Elaborar gráfico de barras a partir dos resultados obtidos na pesquisa;
 Utilizar balança e fita métrica para medir a altura e o peso de cada criança, fazendo comparações e associações, após os resultados;
 Ouvir, cantar e representar músicas PAI ABRAÃO e TUMBALACATUMBA;
 Produzir relógio analógico;
 Ler e interpretar horas em relógio analógico e digital;
 Resolver situações-problema envolvendo a música BONECA DE LATA;
 Registrar por meio de textos ou desenhos a aula ocorrida em cada dia, durante o período de realização da Sequência Didática;
 Produzir uma Boneca de Lata, por turma, com latas e garrafa pet, que passeará em todas as casas dos alunos da turma e depois será doada para a escola.

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – BONECA DE LATA

1- Você conhece a música “BONECA DE LATA”?

2- Em que lugar e quando você a ouviu e aprendeu?

3- Então, que tal nos juntarmos e cantarmos agora?

4- Mas só fica bom se todos cantarmos fazendo os gestos. Vamos lá?

MÚSICA BONECA DE LATA

Bia Bedran

MINHA BONECA DE LATA BATEU A CABEÇA NO CHÃO.
LEVOU MAIS DE UMA HORA PRA FAZER A ARRUMAÇÃO.
DESAMASSA AQUI PRA FICAR BOA.
MINHA BONECA DE LATA BATEU O NARIZ NO CHÃO. LEVOU MAIS DUAS HORAS PRA FAZER A ARRUMAÇÃO.
DESAMASSA AQUI. DESAMASSA ALI PRA FICAR BOA.
MINHA BONECA DE LATA BATEU A BARRIGA NO CHÃO. LEVOU UMAS TRÊS HORAS PRA FAZER A ARRUMAÇÃO.
DESAMASSA AQUI. DESAMASSA ALI. DESAMASSA AQUI PRA FICAR BOA.
MINHA BONECA DE LATA BATEU O BUMBUM NO CHÃO LEVOU UMAS QUATRO HORAS PRA FAZER A ARRUMAÇÃO
DESAMASSA AQUI. DESAMASSA ALI. DESAMASSA AQUI.
DESAMASSA ALI PRA FICAR BOA.
MINHA BONECA DE LATA BATEU O JOELHO NO CHÃO. LEVOU UMAS CINCO HORAS PRA FAZER A ARRUMAÇÃO.
DESAMASSA AQUI. DESAMASSA ALI. DESAMASSA AQUI DESAMASSA ALI. DESAMASSA AQUI PRA FICAR BOA.
MINHA BONECA DE LATA BATEU O PÉ NO CHÃO. LEVOU UMAS SEIS HORAS PRA FAZER A ARRUMAÇÃO.
DESAMASSA AQUI. DESAMASSA ALI. DESAMASSA AQUI. DESAMASSA ALI. DESAMASSA AQUI. DESAMASSA ALI PRA FICAR BOA.

O aluno através da música cresce emocionalmente, afetivamente e cognitivamente, desenvolvendo sua coordenação motora, acuidade visual e auditiva, bem como a memória e atenção e, ainda, sua capacidade e criatividade na comunicação. Este trabalho em sala de aula leva em média de uma semana a uma semana e meia. Pode ser trabalhado com turmas de 1º ou 2º anos, mas pode-se fazer também adaptações em quaisquer outras turmas do Ensino Fundamental.

5- Vamos continuar cantando até chegar nas 10 horas?

6- Vamos acrescentar PESCOÇO, OMBRO, COSTAS E MÃOS.

7- Vamos cantar bem animados!

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – BONECA DE LATA

Foi muito divertido esse momento de cantar e se movimentar. Como a boneca de lata, nós também temos um corpo composto por cabeça, troncos e membros; ou seja, um corpo completo. Vamos conversar sobre isso?

Que tal nos dividirmos em grupos e desenharmos um boneco completo por grupo? Vale lembrar da música para saber as partes que precisam ser desenhadas.
Em seguida, cada um vai fazer seu próprio boneco no espaço abaixo. (Colocar um espaço para as crianças desenharem)

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – BONECA DE LATA

VAMOS CONVERSAR UM POUCO?

1- O que você vê na imagem?

2- É uma boneca comum? Por quê?

3- Você já viu uma boneca parecida?

4- Quais foram os materiais usados para fazer essa boneca?

5- Por qual motivo alguém faria uma boneca assim?

6- Você menina, gostaria de ganhar uma boneca como essa?

7- Vocês acham que a boneca da imagem foi feita para uma menina, para um menino ou para ambos? Por quê?

8- Com os materiais usados para fazer esse brinquedo, quais outros poderiam ser confeccionados?

9- Se essa imagem fosse a ilustração de uma história, música ou poema, qual seria?

10- Vou mostrar para vocês como essa boneca surgiu. Atenção!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Projeto Viajando nas letras

               https://www.letras.mus.br/turma-da-monica/fotos.html#268434   Projeto Viajando nas letras Objetivo Geral: Popularizar o livro...