Atividades permanentes – conteúdo diário e
constante;
Atividades sequenciadas – um conteúdo
definido, organização das atividades e um objetivo final.
Um projeto nada mais é do que a
organização do trabalho, que visa organizar a classe em torno das metas.
Trabalhar áreas de conhecimento (1 objeto de conhecimento), pode-se trabalhar
outras disciplinas, mas não fazendo parte do projeto, podendo ser
interdisciplinar, mas não necessário. O produto final deverá ser discutido com
os alunos (o por quê?).
Um projeto nada mais é do que a
organização do trabalho, que visa organizar a classe em torno das metas.
Trabalhar áreas de conhecimento (1 objeto de conhecimento), pode-se trabalhar
outras disciplinas, mas não fazendo parte do projeto, podendo ser
interdisciplinar, mas não necessário. O produto final deverá ser discutido com
os alunos (o por quê?).
Quem escolhe o tema?
O professor, mediante avaliação da
classe.
Quais os critérios para escolher
um tema?
Tem que ser um tema significativo.
Que o aluno estabeleça um critério maior de relações, que o aluno possa colocar
seus conhecimentos para poder gerar outros. Confrontar idéias. Trabalhar com
atividades contextualizadas e selecionar um objeto de conhecimento. O tema pode
ser sem vínculo com a realidade, não necessariamente.
Como trabalhar, ou desenvolver o
projeto?
Para se trabalhar ou desenvolver
um projeto, o professor tem um papel fundamental:
1) Escolher o tema;
2) Elaborar os objetivos;
3) Definir as prioridades quanto
os objetivos que quer trabalhar primeiro;
4) Pensar nos meios que conduzem a
realização do projeto;
5) Problematizar questões e
organizar o trabalho;
6) Pesquisar e investigar sobre o
assunto, para não se limitar ao senso comum.
Como é a estrutura do projeto?
1) Tema;
2) Duração;
3) Turma;
4) Professor;
5) Objetivos: conceituais (criar),
procedimentais (o que fazer) e atitudinais (valores e atitudes);
6) Justificativa;
7) Conteúdo;
8) Etapas previstas: conhecimento
prévio, objetivo social compartilhado (para que aprender?);
9) Sequência didática,
procedimentos e estratégias:
- o que sabemos,
- o que queremos saber,
- como faremos
para saber
- o que não sabemos e quando faremos?
10) Orientações didáticas;
11) Recursos materiais;
12) Encerramento;
13) Avaliação (constante);
14) Curiosidades;
15) Bibliografia.
Júlia Rocha Camargo
Pedagoga
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