sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Projetos Pedagógicos: Como fazer?


Resultado de imagem para projeto pedagógico
Um projeto surge da curiosidade intelectual das crianças e da necessidade de se trabalhar certos conteúdos. Um projeto precisa ter a organização do tempo em :

   Atividades permanentes – conteúdo diário e constante;

  Atividades sequenciadas – um conteúdo definido, organização das atividades e um objetivo final.

Um projeto nada mais é do que a organização do trabalho, que visa organizar a classe em torno das metas. Trabalhar áreas de conhecimento (1 objeto de conhecimento), pode-se trabalhar outras disciplinas, mas não fazendo parte do projeto, podendo ser interdisciplinar, mas não necessário. O produto final deverá ser discutido com os alunos (o por quê?).


Um projeto nada mais é do que a organização do trabalho, que visa organizar a classe em torno das metas. Trabalhar áreas de conhecimento (1 objeto de conhecimento), pode-se trabalhar outras disciplinas, mas não fazendo parte do projeto, podendo ser interdisciplinar, mas não necessário. O produto final deverá ser discutido com os alunos (o por quê?).


Quem escolhe o tema?



O professor, mediante avaliação da classe.



Quais os critérios para escolher um tema?



Tem que ser um tema significativo. Que o aluno estabeleça um critério maior de relações, que o aluno possa colocar seus conhecimentos para poder gerar outros. Confrontar idéias. Trabalhar com atividades contextualizadas e selecionar um objeto de conhecimento. O tema pode ser sem vínculo com a realidade, não necessariamente.



Como trabalhar, ou desenvolver o projeto?



Para se trabalhar ou desenvolver um projeto, o professor tem um papel fundamental:


1) Escolher o tema;

2) Elaborar os objetivos;

3) Definir as prioridades quanto os objetivos que quer trabalhar primeiro;

4) Pensar nos meios que conduzem a realização do projeto;

5) Problematizar questões e organizar o trabalho;

6) Pesquisar e investigar sobre o assunto, para não se limitar ao senso comum.



Como é a estrutura do projeto?



1) Tema;

2) Duração;

3) Turma;

4) Professor;

5) Objetivos: conceituais (criar), procedimentais (o que fazer) e atitudinais (valores e atitudes);

6) Justificativa;

7) Conteúdo;

8) Etapas previstas: conhecimento prévio, objetivo social compartilhado (para que aprender?);

9) Sequência didática, procedimentos e estratégias:

- o que sabemos, 
- o que queremos saber, 
- como faremos para saber 
- o que não sabemos e quando faremos?


10) Orientações didáticas;

11) Recursos materiais;

12) Encerramento;

13) Avaliação (constante);

14) Curiosidades;

15) Bibliografia.


Júlia Rocha Camargo
Pedagoga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Projeto Viajando nas letras

               https://www.letras.mus.br/turma-da-monica/fotos.html#268434   Projeto Viajando nas letras Objetivo Geral: Popularizar o livro...