Idade 0 a 1 ano
_ Movimenta a cabeça e é capaz de levantá-la ligeiramente
quando deitado de costas ou de bruços.
_ Estende os braços para os lados, sem direção.
_ Dá pontapés com forças quando deitada em decúbito
dorsal.
_ É capaz de projetar tanto os braços como as pernas para
frente, de forma que, quando de bruços parece tentar arrastar-se.
_ Mexe a cabeça quando deitada em decúbito ventral, para
cima, de um lado para o outro.
_ Mantém a cabeça levantada quando em decúbito ventral,
durante alguns segundos.
_ Controla a cabeça e ombros quando sentada, apoiada em
almofada ou travesseiro.
_ Tenta pegar objetos acerca de 20 cm à sua frente.
_ Agarra objetos mantidos 10 cm à sua frente.
_ Retém objetos, usando preensão palmar durante alguns
segundo, soltando involuntariamente.
_ Tenta alcançar e agarrar com preensão objeto à sua
frente.
_ Tenta alcançar objeto predileto.
_ Coloca objetos na boca.
_ Mantém a cabeça ereta e firme quando carregada em pé.
_ Deitada de bruços, sustenta cabeça e peito, apoiada nos
antebraços.
_ Vira de bruços para o lado.
_ Rola de bruços para de costas.
_ Estando de bruços tenta se movimentar para frente.
_ Rola de costas para o lado.
_ Vira de costas para de bruços.
_ Puxa para sentar-se quando agarrada nos dedos do
adulto.
_ Vira a cabeça livremente quando o corpo está apoiado.
_ Mantém posição sentada durante alguns minutos.
_ Larga um objeto deliberadamente para pegar outro.
_ Pega e deixa cair objeto deliberadamente.
_ Fica de pé com máximo apoio (quando mantida pela
cintura).
_ Pula para cima e para baixo quando em posição de pé,
enquanto apoiada.
_ Arrasta para frente para pegar objeto.
_ Mantém-se sentada com apoio das mãos para frente.
_ De posição sentada, passa para posição de mãos e
joelhos.
_ Passa de bruços para posição sentada.
_ Senta-se sem apoio de mão.
_ Atira objetos para todos os lados.
_ Balança para trás e para frente apoiada sobre mãos e
joelhos.
_ Transfere objetos de uma para outra mão em posição
sentada.
_ Retém 2 cubos de 3 cm em uma das mãos.
_ Coloca-se em posição de joelhos.
_ Coloca-se em posição de pé.
_ Usa preensão radial para pegar objetos.
_ Engatinha.
Tenta alcançar coisas com uma das mãos.
_ Fica de pé com o mínimo de apoio.
_ Vira vasilha despejando objetos.
_ Faz movimento de enfiar ou tirar com colher ou pá.
_ Coloca objetos grandes em um recipiente.
_ Abaixa-se para sentar.
_ Bate palmas.
_ Caminha com mínimo de auxílio.
_ Dá alguns passos sem apoio.
Idade 1 a 2 anos
_ Engatinha escada acima.
_ Passa da posição sentada para em pé.
_ Rola uma bola em imitação.
_ Sobe em cadeira de adulto, vira-se e senta-se.
_ Coloca aros num pino.
_ Tira e coloca pinos grandes de uma prancha.
_ Constrói torre de 3 cubos.
_ Faz rabisco com lápis de cera ou lápis.
_ Vira páginas de um livro, várias de uma vez.
_ Caminha independentemente.
_ Engatinha escadas abaixo com os pés em primeiro lugar.
_ Senta-se em cadeira pequena.
_ Curva-se na altura da cintura para apanhar objetos sem
cair.
_ Empurra e puxa brinquedos enquanto anda.
_ Usa cavalo de balanço.
_ Sobe escada com ajuda.
_ Fica de cócoras e volta a ficar em pé.
_ Segura o lápis em preensão radial.
_ Imita movimento circular.
Idade 2 a 3 anos
_ Vira trincos e maçanetas de portas.
_ Salta sobre 2 pés.
_ Salta o último degrau da escada com um pé na frente do
outro.
_ Caminha para trás.
_ Desce escadas com ajuda.
_ Atira bola para o adulto a 1 metro e meio sem o adulto
mover os pés.
_ Constrói torre de 5 - 6 cubos.
_ Vira páginas, uma de cada vez.
_ Desembrulha objeto pequeno.
_ Dobra papel, imitando.
_ Separa e junta brinquedos que se completam de formas
simples.
_ Desparafusa brinquedos de encaixe.
_ Dá pontapés em bolas grandes.
_ Faz bolas de argila.
_ Dá cambalhotas para frente, com ajuda.
Idade 3 a 4 anos
_ Martela pinos.
_ Junta quebra-cabeça de 3 peças ou prancha de formas.
_ Corta com tesoura.
_ Pula de uma altura de 24 cm com os 2 pés unidos.
_ Dá pontapé em bola grande quando rolam para ela.
_ Anda na ponta dos pés.
_ Corre 10 passos com movimentos de braços coordenados.
_ Pedala triciclo.
_ Balança no balanço quando este é posto em movimento.
_ Trepa e escorrega para baixo em escorregador de 4 - 6
pés.
_ Dá cambalhota para frente.
_ Sobe escada alternando os pés.
_ Marcha.
_ Agarra bola com as duas mãos.
_ Usa molde.
_ Recorta 1/4 de uma linha de 20 cm.
_ Segura lápis entre o polegar e o indicador, descansando
no 3º dedo.
Características de crianças aos 4 anos de idade
• Imaginação viva e em fluir contínuo
• É a idade do "como" e do
"por que". Pergunta tudo e interessa-se por tudo.
• Capta todas as coisas através da
observação, mas esta não é educada nem concentrada, antes pelo contrário, é
ativa e transbordante.
• Como não interioriza as regras de
socialização da conduta, não as aceita.
• Egocêntrica. Tenta que gire tudo à sua
volta; para consegui-lo, chama continuamente a atenção dos outros sobre si
própria.
• É lenta em aprender a aceitar as
críticas.
• Não delibera antes de agir nem
organiza as suas conversas; atua e fala sem pensar
• É pródiga e superficial na sua
atividade mental e na conversação.
• faz perguntas sem sentido.
• Trata-se de um período de inquietação
constante que pode parecer uma regressão.
• Tem medo da escuridão e dos ruídos.
• Não é sensível às coisas inacabadas,
por isso não se importa de deixar qualquer atividade por outra mais
interessante.
• Tem o conceito de um, dois e muitos
• Capta uma frase inteira, mas é incapaz
de analisar as suas palavras.
• A sua grande energia e a própria
iniciativa devem ser empregadas em jogos livres.
• Possui afã por destruir a obra que
empreendeu
• Está capacitada para atividades que
impliquem ritmo, movimento, etc.
• Desenha e pinta.
• Começam os jogos sossegados em cima de
uma mesa.
• As suas criações nascem sem imitação
nem predisposição, dá-lhes um sentido final.
• Executa trabalhos depois de observar
modelos concretos.
• A sua energia e atividade deve ser
dirigida para jogos livres
• É necessário colocar-se ao seu nível,
com uma motivação adequada, para que realize as ordens que se lhe dão.
• Dar-lhe motivações interessantes para
que realize coisas.
• Ajudá-la a observar as coisas que a
rodeiam.
• Paciência e bom humor.
• Habilidade para orientá-la e se meter
no seu mundo para conhecê-lo e aceitar.
• As palavras são importantes, mas o seu
valor é inferior ao exemplo.
A criança aos 5 anos
• Gosta da rotina porque faz sempre o
mesmo.
• É mais deliberativa que a criança de 4
anos. Pensa antes de falar.
• É séria a respeito de si mesma e
impressiona-a muito a capacidade de assumir responsabilidades.
• Gosta de imitar os outros.
• Encontra-se feliz no seu mundo, porque
se sente cômoda consigo mesma e com o ambiente: encontrou o equilíbrio.
• Grande observadora e imitadora do que
observa.
• Agrada-lhe fazer as coisas à sua
maneira, mas também quer agradar ao adulto e fazer as coisas bem.
• No que respeita à verdade, as
histórias fantásticas e os exageros continuam.
• Começa a distinguir o real do
imaginário e às vezes sabe que está enganada.
• Sonhos e pesadelos invadem muitas
vezes o seu sono. Às vezes começa a falar enquanto está a dormir, nomeando
algum membro da família.
• Possui bom humor que se intensifica
facilmente perante algo aliciante.
• Começa a interiorizar o sentido da
obediência, mas nela nem tudo é doçura e obediência.
• Interesse por experiências imediatas.
Realista. Empreende aquilo que está dentro das suas possibilidades.
• Moderada, séria, dotada de capacidade
de imitação da conduta dos adultos o que a ajudara no seu processo de
socialização.
• Tem medo da escuridão e dos ruídos.
• Maior estabilidade nas aulas.
Princípio do ensino formal.
• Usa a imaginação para pintar, criar,
etc.
• Quando se lhe dão os meios
necessários, sabe trabalhar individualmente.
• Não é comunicativa acerca da sua vida
escolar.
• É capaz de participar em atividades
dirigidas: podem-se-lhe explicar atividades simples para que realize.
• Maior concentração no seu trabalho.
• Começa a cooperação entre as crianças.
• Gosta de explicar o seu próprio
trabalho para receber a aprovação dos adultos que estima.
Atividades das pessoas implicadas na sua educação:
• Ajudar a que demonstre a sua eficácia
através de ordens simples e de pequenas ajudas.
32. Estimular, fomentar e orientar o seu bom humor.
3.3. Usar de sinceridade nas respostas que nos pede e
exige.
3.4. Possui boa capacidade para se lhe ensinar a tocar
instrumentos e criar composições simples.
3.5. Está numa fase em que a figura da mãe ocupa o centro
do seu universo. Essa imagem será o meio que canalizara a sua formação e
educação.
3.6. Entregar-lhe os objetos necessários para que
trabalhe sozinha.
3.7. Procurar conhecer as características peculiares e
individuais da criança, bem como as suas aptidões e caráter, para se poder
orientar corretamente a sua personalidade e desenvolver as suas
potencialidades.
3.8. Ajudá-la a concentrar-se durante algum período de
tempo numa atividade para que aprenda a educar a sua atenção.
3.9. Apoiá-la e orientá-la continuamente em todos os
campos e atividades.
3.10. Não levar muito a sério os seus "contos".
Normalmente são o produto de não distinguir claramente o real do imaginário.
3.11. É uma etapa em que a criança está naturalmente
aberta à atuação pedagógico-formativa dos pais e educadores.
3.12. A sua atividade e maturidade motriz capacita-a para
a iniciação em determinados tipos de desportos.
3.13. É necessário que constantemente, em cada coisa que
faz bem, seja elogiada e aplaudida.
3.14. Contar e ler-lhe histórias formativas que despertem
a sua imaginação e a ajudem a fomentar o hábito da leitura.
3.15. Proporcionar-lhe, continuamente, experiências novas
e concretas de acordo com a sua idade, pois está aberta a receber novos
conhecimentos.
Tipos de atividades. Estorias de bichinhos, animadas com
figuras coloridas, fantoches.
• Jogos de memória
• Quebra-cabeças com partes grandes e de
poucas peças (pode ser feito colando-se gravuras em um papelão ou cartolina
grossa e depois se recortando aumentando-se as peças de acordo com o
desenvolvimento da criança
• Jogas de bola
• Brincadeiras de faz de conta
• Brincadeiras de roda
• Desenho livre
• Pintura
• Recorte e colagem com diversos
materiais: algodão, sucata, lã, tecidos
• Legos
• Bandinha de musica (liga-se a ritmos)
• Teatrinho- gosta de vestir roupas de
adulto ou fantasias diversas (as roupas poderão ser com papel crepom
ou chapeis de jornal, etc.)
• Gostam de criar (trabalhos manuais)
exemplo, com canudos de macarrão, anilina e um cordão eles podem criar um colar
e se divertem conseguindo fabricar algo.
• Aprendem vendo, por isso, existem
aulas que podem ser dadas junto à natureza e no final do passeio, vários
materiais são coletados para um painel ou trabalho manual. Por exemplo: com
folhas e cascas de arvore pode-se criar uma composição colando-as em um papel
representando uma arvore. (TEMA: Deus e a natureza)
• Os pequenos gostam de escutar a mesma
estória varias vezes e gostam de decorá-la.
• As aulas devem ser dinâmicas, pois não
se concentram muito tempo em uma mesma atividade Não delibera antes de agir nem
organiza as suas conversas; atua e fala sem pensar
• Jogos de imitação
Nenhum comentário:
Postar um comentário