CONCEITUAIS, PROCEDIMENTAIS E ATITUDINAIS
IDENTIFICAR -
|
Tornar
igual.
|
|
Fazer-se
reconhecer.
(Não
é um comportamento observável, por isso deve-se evitar o uso desse termo no
planejamento e nas avaliações)
|
CLASSIFICAR -
|
Distribuir
em classes e nos respectivos grupos de acordo com um sistema ou método.
|
|
Determinar
em que classe, ordem, família, gênero ou espécie pertence.
|
|
Arrumar.
|
DESCREVER -
|
Representar
alguém ou algo por escrito ou mesmo oralmente no seu todo ou em detalhes.
|
|
Contar
detalhes.
|
|
Fornecer
uma descrição objetiva, sistemática e abrangente da estrutura de uma língua.
|
COMPARAR -
|
Relacionar
coisas animadas ou inanimadas, concretas ou abstratas, para procurar as
relações de semelhança ou de disparidade que entre elas existam.
|
|
Equiparar.
|
CONHECER -
|
Perceber
e incorporar a memória (algo); ficar sabendo; adquirir informação; tomar ou
ter consciência. (Não é um comportamento observável, por isso deve-se evitar
o uso desse termo no planejamento e nas avaliações).
|
EXPLICAR -
|
Tornar
claro, inteligível; fazer entender; expor, explanar; ensinar; esclarecer;
solucionar.
|
RELACIONAR -
|
Fazer
relação de; discriminar causas e efeitos, antecedentes e conseqüentes, etc.
|
|
Expor
por meio de escrita ou oralmente.
|
|
Estabelecer
relação ou analogia entre coisas diferentes.
|
SITUAR -
|
Colocar
(se) em determinado lugar.
|
|
Estabelecer
(se) de forma permanente; assentar, construir; determinar lugar certo a;
localizar; assinalar; tomar uma posição.
|
LEMBRAR -
|
Trazer
a memória; guardar ou ter na lembrança; fazer vir ao espírito pó associação
de idéias; advertir; prevenir; recomendar; memorar.
|
ANALISAR -
|
Fazer
analise de; separar (um todo) em seus elementos ou partes componentes;
investigar; examinar minuciosamente; criticar; comentar; avaliar.
|
GENERALIZAR
|
Tornar(se)
geral; tornar(se) comum a muitas pessoas ou em muitos locais;
|
|
Tornar
mais amplo; dar maior extensão a
|
|
Afirmar,
de forma ou não, que (algo) e verdadeiro em grande parte de situações, ou
para a maioria das pessoas
|
COMENTAR
|
Tornar
inteligível ou interpretar por meio de comentário escrito ou falado
|
|
Conversar
sobre; discutir a cerca de; fazer uma apreciação crítica.
|
INTERPRETAR
|
Determinar
o significado preciso de
|
|
Adivinhar
a significação de (algo) por indução; dar certo sentido a; entender; julgar.
|
ESBOÇAR
|
Desenhar
os contornos de; delinear; tracejar; criar um projeto; planejar; exibir;
mostrar de maneira sutil.
|
TIRAR
CONCLUSÕES
|
Processo
ou efeito de levar a termo; finalizar, finalização; resultado final
|
|
Parte
(de obra literária, argumentação, de aula, etc) a qual apresenta o essencial
daquilo que foi anteriormente exposto ou do que se crê provado ou
explicitado.
|
|
Ensinamento
que se extrai de um texto ou fato; entendimento; dedução; opinião.
|
INDICAR -
|
Fazer
com que, por meio de gestos, sinais, símbolos, algo ou alguém seja visto.
|
|
Designar;
assinalar; mostrar; dar sugestão a cerca de; informar sobre; orientar;
recomendar com precisão.
|
ENUMERAR
|
Contar
um a um; designar; indicar por números; relacionar com método; especificar;
expor de modo esmiuçado; recapitular; resumir; diferenciar por traços
especiais; especificar; particularizar.
|
RESUMIR -
|
Condensar
em poucas palavras; fazer sinopse de; sintetizar; concentrar.
|
REUNIR –
|
Reunir,
compor conjuntos a partir de elementos, recompor.
|
MANEJAR -
|
Manobrar;
ter autoridade sobre; dirigir; controlar; manipular; conduzir; gerenciar; ter
conhecimento de; praticar com facilidade.
|
CONFECCIONAR
|
Criar,
elaborar, fazer
|
UTILIZAR -
|
Empregar;
aplicar; tornar útil; aproveitar.
|
CONSTRUIR -
|
Criar
algo juntando materiais variados em determinada forma seguindo determinado
projeto.
|
|
Fazer
um trabalho de criação mental; elaborar.
|
APLICAR –
CONCEITUAR
|
Sobrepor;
por em pratica; empregar (doutrina, teoria); adequar; adaptar (uma coisa a
outra); ministrar.
Desenvolver
conceitos de modo lógico e operacional.
|
COLETAR -
|
Recolher
e juntar para análise.
|
REPRESENTAR -
|
Figurar
como símbolo; aparecer numa outra forma; encenar; substituir, estar no lugar
de; expor verbalmente ou por escrito.
|
OBSERVAR -
|
Considerar
(se) com atenção; estudar;
Olhar
com minúcia buscando chegar a um julgamento, a uma conclusão.
Atentar
para ou fazer atentar para
|
EXPERIMENTAR
|
Ensaiar;
ter conhecimento de; avaliar; por em pratica; por aprova; tornar-se
experiente.
|
TESTAR -
|
Transmitir;
dar testemunho; submeter a teste; por aprova; experimentar; sondar.
|
ELABORAR -
|
Preparar
com atenção; organizar com grande cuidado; realizar a custa de esforço ou trabalho;
aplicar com afinco
|
SERIAR -
SIMULAR -
|
Ordenar
segundo critérios, seriar cronologicamente, seguir seqüências.
Fazer
parecer real (o que por si não é); representar; imitar; dissimular;
reproduzir da forma mais exata possível.
|
DEMONSTRAR -
|
Tornar
evidente através de provas; comprovar; expressar; expor; mostrar a titulo de
ilustração; fazer ver.
|
PROVAR
JULGAR
ARGUMENTAR
DEDUZIR
INDUZIR
RECONSTRUIR -
|
Justificar,
esclarecer, defender idéias, ideais, opiniões.
Avaliar,
criticar, apreciar, discutir etc.
Expressar
idéias, ideais e opiniões com base na análise de fatos, conhecimentos
adquiridos.
Compreender
relações, justificar, demonstrar.
Propor
hipóteses, comprovar pela experiência, observar, experimentar.
Tornar
a construir; formar novamente; reorganizar; reformar; recompor; reconstituir.
|
PLANEJAR -
|
Organizar
plano ou roteiro de; programar; ter a intenção de.
|
COMPOR –
LOCALIZAR
|
Dar
forma; alinhar; reproduzir um texto em caracteres tipográficos; juntar letras
ou palavras, escrevendo; harmonizar (se).
Localizar
no tempo e no espaço fenômenos, fatos, situações.
|
ATITUDE -
|
Posiação assumida; postura; maneira de agir em
relação a pessoa, objeto, situação etc; orientação ou norma de proceder;
tomar uma decisão enérgica para mudar uma situação insatisfatória que já
perdura há algum tempo.
|
RESPEITAR -
|
Ter
em consideração; demonstrar acatamento ou obediência a; cumprir; observar;
não perturbar.
|
TOLERAR -
|
Suportar
com indulgência; permitir tacitamente aturar.
|
APRECIAR -
|
Avaliar;
julgar; por sob exame; considerar; ponderar; dar valor a; admirar.
|
PONDERAR -
|
Examinar
com atenção e minúcia; ter atenção sobre; pensar muito sobre; refletir;
meditar; mencionar algo em defesa de.
|
ACEITAR -
|
Consentir
em receber; estar de acordo com; conformar(se) com; sujeitar(se) a; aderir a;
reconhecer; admitir.
|
PRATICAR -
|
Fazer;
Realizar; por em pratica; exercitar(se); executar rotineiramente; estudar;
treinar; ensinar por meio de
conversas.
|
REAGIR -
|
Exercer
reação contra; lutar; resistir; protestar.
|
SER
CONSCIENTE-
|
Saber
dividir; separar com maestria; ter grande habilidade, técnica
|
ESTAR -
|
Ter
ou apresentar certa condição;
Marcar
presença; comparecer; ficar; permanecer; combinar ou não com outros elementos
de um contexto; fazer parte; pertencer; sentir disposição ou inclinação.
|
SENSIBILIZAR
-
|
Tornar-se
sensível a; tornar receptivo a emoções; ligar por ato solidário; impressionar
vivamente; tornar-se emocionalmente consciente e compreensivo.
|
PREOCUPAR-SE
-
|
Dar
ou ter cuidados; tornar-se apreensivo; prender ou ter presa a atenção; fazer
questão de; dar importância a.
|
ASSUMIR -
|
Tomar
para si; alcançar; entrar no papel de; revelar; declarar.
|
COOPERAR -
|
Atuar
juntamente com outros para um mesmo fim.
Contribuir
com trabalho, esforços, auxílio.
|
AGIR -
|
Tomar
providências; atuar; fazer; exercer atividade; comportar(se); conduzir(se).
|
PERCEBER -
|
Adquirir
conhecimento de por meio dos sentidos; ver; enxergar com bastante nitidez;
ouvir com clareza; captar algo com a inteligência; formar idéia a respeito
de; conhecer por intuição ou perspicácia psicológica.
|
SENTIR -
|
Ter
a sensação de; perceber por meio de qualquer órgão dos sentidos; ter ou tomar
consciência de uma impressão intima; ser sensível a; deixar(se) impressionar
por; pressentir.
|
INCLINAR-SE -
|
Desviar-se
da linha reta, vertical ou horizontalmente; curvar-se; direcionar-se para
baixo; declinar; dar-se por vencido; prosternar-se por respeito ou medo;
tornar-se propenso a; ter tendência ou disposição a.
|
HABILIDADES
E COMPETÊNCIAS SEGUNDO PERRENOUD
Os saberes fundamentais
para a autonomia das pessoas
para Perrenoud
se dividem em oito grandes categorias:
§ saber identificar,
avaliar e valorizar suas possibilidades, seus direitos, seus limites e suas
necessidades;
§ saber formar e
conduzir projetos e desenvolver estratégias, individualmente ou em grupo; saber
analisar situações, relações e campos de força de forma sistêmica;
§ saber cooperar,
agir em sinergia, participar de uma atividade coletiva e partilhar liderança;
saber construir e estimular organizações e sistemas de ação coletiva do tipo
democrático; saber gerenciar e superar conflitos;
§ saber conviver
com regras, servir-se delas e elaborá-las;
§ saber construir
normas negociadas de convivência que superem as diferenças culturais.
“Para
desenvolver competências e habilidades é preciso, antes de tudo, trabalhar por resolução de problemas e por
projetos, propor tarefas complexas e desafios que incitem os alunos a
mobilizar seus conhecimentos e, em certa medida, completá-los. Isso pressupõe uma pedagogia ativa, cooperativa, aberta para
a cidade ou para o bairro, seja na zona urbana ou rural. Os professores
devem parar de pensar que dar o curso é o cerne da profissão. Ensinar, hoje,
deveria ser conceber, encaixar e regular situações de aprendizagem, seguindo os princípios pedagógicos ativos
construtivistas. Para os adeptos dessa visão interativa da aprendizagem,
trabalhar no desenvolvimento de competências não é uma ruptura. O obstáculo
está mais em cima: como levar os
professores, habituados a cumprir rotinas, a repensar sua profissão? Eles não
desenvolverão competências se não se perceberem como organizadores de situações
didáticas e de atividades que tenham sentido para os alunos, envolvendo-os e,
ao mesmo tempo, gerando aprendizagens fundamentais.”
(Extraída da Revista Nova
Escola - out/2000 - Philippe Perrenoud,
doutor em Sociologia e Antropologia, professor da Universidade de Genebra e
especialista em práticas pedagógicas e instituições de ensino. Autor do livro
Dez Novas Competências para Ensinar)
Nenhum comentário:
Postar um comentário