quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Lista de habilidades para elaboração de planejamentos

  

CONCEITUAIS, PROCEDIMENTAIS E ATITUDINAIS

IDENTIFICAR -
Tornar igual.

Fazer-se reconhecer.
(Não é um comportamento observável, por isso deve-se evitar o uso desse termo no planejamento e nas avaliações)

CLASSIFICAR -
Distribuir em classes e nos respectivos grupos de acordo com um sistema ou método.

Determinar em que classe, ordem, família, gênero ou espécie pertence.

Arrumar.

DESCREVER -
Representar alguém ou algo por escrito ou mesmo oralmente no seu todo ou em detalhes.

Contar detalhes.

Fornecer uma descrição objetiva, sistemática e abrangente da estrutura de uma língua.

COMPARAR -
Relacionar coisas animadas ou inanimadas, concretas ou abstratas, para procurar as relações de semelhança ou de disparidade que entre elas existam.

Equiparar.

CONHECER -
Perceber e incorporar a memória (algo); ficar sabendo; adquirir informação; tomar ou ter consciência. (Não é um comportamento observável, por isso deve-se evitar o uso desse termo no planejamento e nas avaliações).

EXPLICAR -
Tornar claro, inteligível; fazer entender; expor, explanar; ensinar; esclarecer; solucionar.

RELACIONAR -
Fazer relação de; discriminar causas e efeitos, antecedentes e conseqüentes, etc.

Expor por meio de escrita ou oralmente.

Estabelecer relação ou analogia entre coisas diferentes.

SITUAR -
Colocar (se) em determinado lugar.

Estabelecer (se) de forma permanente; assentar, construir; determinar lugar certo a; localizar; assinalar; tomar uma posição.

LEMBRAR -
Trazer a memória; guardar ou ter na lembrança; fazer vir ao espírito pó associação de idéias; advertir; prevenir; recomendar; memorar.

ANALISAR -
Fazer analise de; separar (um todo) em seus elementos ou partes componentes; investigar; examinar minuciosamente; criticar; comentar; avaliar.

GENERALIZAR
Tornar(se) geral; tornar(se) comum a muitas pessoas ou em muitos locais;

Tornar mais amplo; dar maior extensão a

Afirmar, de forma ou não, que (algo) e verdadeiro em grande parte de situações, ou para a maioria das pessoas

COMENTAR
Tornar inteligível ou interpretar por meio de comentário escrito ou falado

Conversar sobre; discutir a cerca de; fazer uma apreciação crítica.

INTERPRETAR
Determinar o significado preciso de

Adivinhar a significação de (algo) por indução; dar certo sentido a; entender; julgar.

ESBOÇAR
Desenhar os contornos de; delinear; tracejar; criar um projeto; planejar; exibir; mostrar de maneira sutil.

TIRAR CONCLUSÕES
Processo ou efeito de levar a termo; finalizar, finalização; resultado final

Parte (de obra literária, argumentação, de aula, etc) a qual apresenta o essencial daquilo que foi anteriormente exposto ou do que se crê provado ou explicitado.

Ensinamento que se extrai de um texto ou fato; entendimento; dedução; opinião.

INDICAR -
Fazer com que, por meio de gestos, sinais, símbolos, algo ou alguém seja visto.

Designar; assinalar; mostrar; dar sugestão a cerca de; informar sobre; orientar; recomendar com precisão.

ENUMERAR
Contar um a um; designar; indicar por números; relacionar com método; especificar; expor de modo esmiuçado; recapitular; resumir; diferenciar por traços especiais; especificar; particularizar.

RESUMIR -
Condensar em poucas palavras; fazer sinopse de; sintetizar; concentrar.

REUNIR –
Reunir, compor conjuntos a partir de elementos, recompor.

MANEJAR -
Manobrar; ter autoridade sobre; dirigir; controlar; manipular; conduzir; gerenciar; ter conhecimento de; praticar com facilidade.

CONFECCIONAR

Criar, elaborar, fazer
UTILIZAR -
Empregar; aplicar; tornar útil; aproveitar.

CONSTRUIR -
Criar algo juntando materiais variados em determinada forma seguindo determinado projeto.

Fazer um trabalho de criação mental; elaborar.

APLICAR –


CONCEITUAR       
Sobrepor; por em pratica; empregar (doutrina, teoria); adequar; adaptar (uma coisa a outra); ministrar.
Desenvolver conceitos de modo lógico e operacional.

COLETAR -

Recolher e juntar para análise.

REPRESENTAR -
Figurar como símbolo; aparecer numa outra forma; encenar; substituir, estar no lugar de; expor verbalmente ou por escrito.

OBSERVAR -
Considerar (se) com atenção; estudar;
Olhar com minúcia buscando chegar a um julgamento, a uma conclusão.
Atentar para ou fazer atentar para

EXPERIMENTAR
Ensaiar; ter conhecimento de; avaliar; por em pratica; por aprova; tornar-se experiente.

TESTAR -
Transmitir; dar testemunho; submeter a teste; por aprova; experimentar; sondar.

ELABORAR -
Preparar com atenção; organizar com grande cuidado; realizar a custa de esforço ou trabalho; aplicar com afinco

SERIAR - SIMULAR -
Ordenar segundo critérios, seriar cronologicamente, seguir seqüências.
Fazer parecer real (o que por si não é); representar; imitar; dissimular; reproduzir da forma mais exata possível.

DEMONSTRAR -
Tornar evidente através de provas; comprovar; expressar; expor; mostrar a titulo de ilustração; fazer ver.

PROVAR  

JULGAR

ARGUMENTAR


DEDUZIR

INDUZIR

RECONSTRUIR -
Justificar, esclarecer, defender idéias, ideais, opiniões.

Avaliar, criticar, apreciar, discutir etc.

Expressar idéias, ideais e opiniões com base na análise de fatos, conhecimentos adquiridos.

Compreender relações, justificar, demonstrar.

Propor hipóteses, comprovar pela experiência, observar, experimentar.

Tornar a construir; formar novamente; reorganizar; reformar; recompor; reconstituir.

PLANEJAR -
Organizar plano ou roteiro de; programar; ter a intenção de.

COMPOR –


LOCALIZAR
Dar forma; alinhar; reproduzir um texto em caracteres tipográficos; juntar letras ou palavras, escrevendo; harmonizar (se).

Localizar no tempo e no espaço fenômenos, fatos, situações.


ATITUDE -
Posiação assumida; postura; maneira de agir em relação a pessoa, objeto, situação etc; orientação ou norma de proceder; tomar uma decisão enérgica para mudar uma situação insatisfatória que já perdura há algum tempo.

RESPEITAR -
Ter em consideração; demonstrar acatamento ou obediência a; cumprir; observar; não perturbar.

TOLERAR -
Suportar com indulgência; permitir tacitamente aturar.

APRECIAR -
Avaliar; julgar; por sob exame; considerar; ponderar; dar valor a; admirar.

PONDERAR -
Examinar com atenção e minúcia; ter atenção sobre; pensar muito sobre; refletir; meditar; mencionar algo em defesa de.

ACEITAR -
Consentir em receber; estar de acordo com; conformar(se) com; sujeitar(se) a; aderir a; reconhecer; admitir.

PRATICAR -
Fazer; Realizar; por em pratica; exercitar(se); executar rotineiramente; estudar; treinar;  ensinar por meio de conversas.

REAGIR -
Exercer reação contra; lutar; resistir; protestar.

SER CONSCIENTE-
Saber dividir; separar com maestria; ter grande habilidade, técnica

ESTAR -
Ter ou apresentar certa condição;
Marcar presença; comparecer; ficar; permanecer; combinar ou não com outros elementos de um contexto; fazer parte; pertencer; sentir disposição ou inclinação.

SENSIBILIZAR -
Tornar-se sensível a; tornar receptivo a emoções; ligar por ato solidário; impressionar vivamente; tornar-se emocionalmente consciente e compreensivo.

PREOCUPAR-SE -
Dar ou ter cuidados; tornar-se apreensivo; prender ou ter presa a atenção; fazer questão de; dar importância a.

ASSUMIR -
Tomar para si; alcançar; entrar no papel de; revelar; declarar.

COOPERAR -
Atuar juntamente com outros para um mesmo fim.
Contribuir com trabalho, esforços, auxílio.

AGIR -
Tomar providências; atuar; fazer; exercer atividade; comportar(se); conduzir(se).


PERCEBER -
Adquirir conhecimento de por meio dos sentidos; ver; enxergar com bastante nitidez; ouvir com clareza; captar algo com a inteligência; formar idéia a respeito de; conhecer por intuição ou perspicácia psicológica.

SENTIR -
Ter a sensação de; perceber por meio de qualquer órgão dos sentidos; ter ou tomar consciência de uma impressão intima; ser sensível a; deixar(se) impressionar por; pressentir.

INCLINAR-SE -
Desviar-se da linha reta, vertical ou horizontalmente; curvar-se; direcionar-se para baixo; declinar; dar-se por vencido; prosternar-se por respeito ou medo; tornar-se propenso a; ter tendência ou disposição a.



HABILIDADES E COMPETÊNCIAS SEGUNDO PERRENOUD

Os saberes fundamentais para a autonomia das pessoas
para Perrenoud se dividem em oito grandes categorias:
§  saber identificar, avaliar e valorizar suas possibilidades, seus direitos, seus limites e suas necessidades;
§  saber formar e conduzir projetos e desenvolver estratégias, individualmente ou em grupo; saber analisar situações, relações e campos de força de forma sistêmica;
§  saber cooperar, agir em sinergia, participar de uma atividade coletiva e partilhar liderança; saber construir e estimular organizações e sistemas de ação coletiva do tipo democrático; saber gerenciar e superar conflitos;
§  saber conviver com regras, servir-se delas e elaborá-las;
§  saber construir normas negociadas de convivência que superem as diferenças culturais.

Para desenvolver competências e habilidades é preciso, antes de tudo, trabalhar por resolução de problemas e por projetos, propor tarefas complexas e desafios que incitem os alunos a mobilizar seus conhecimentos e, em certa medida, completá-los. Isso pressupõe uma pedagogia ativa, cooperativa, aberta para a cidade ou para o bairro, seja na zona urbana ou rural. Os professores devem parar de pensar que dar o curso é o cerne da profissão. Ensinar, hoje, deveria ser conceber, encaixar e regular situações de aprendizagem, seguindo os princípios pedagógicos ativos construtivistas. Para os adeptos dessa visão interativa da aprendizagem, trabalhar no desenvolvimento de competências não é uma ruptura. O obstáculo está mais em cima: como levar os professores, habituados a cumprir rotinas, a repensar sua profissão? Eles não desenvolverão competências se não se perceberem como organizadores de situações didáticas e de atividades que tenham sentido para os alunos, envolvendo-os e, ao mesmo tempo, gerando aprendizagens fundamentais.”



(Extraída da Revista Nova Escola - out/2000 -  Philippe Perrenoud, doutor em Sociologia e Antropologia, professor da Universidade de Genebra e especialista em práticas pedagógicas e instituições de ensino. Autor do livro Dez Novas Competências para Ensinar)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Projeto Viajando nas letras

               https://www.letras.mus.br/turma-da-monica/fotos.html#268434   Projeto Viajando nas letras Objetivo Geral: Popularizar o livro...