sexta-feira, 11 de março de 2016

Um breve percurso da Filosofia à Psicologia da Aprendizagem


Desde seus primórdios o homem cogita sobre como e através de que meios somo capazes de apreender e transformar o mundo à nossa volta. As primeiras explicações para este e outros fenômenos, durante milênios, eram de cunho mítico-religioso. No entanto, a partir da Antiguidade Clássica, quando a civilização grega conquistou “uma excelente posição econômica, social, cultural e militar”, os primeiros filósofos instauraram as bases do pensamento sistemático que, futuramente, deu origem às mais variadas ciências, dentre elas, a Psicologia.
Considerada a “mãe de todas as ciências”, a Filosofia foi a primeira forma de reflexão racional sobre o mundo, o homem e sua existência. Desenvolvendo-se ao longo dos séculos, entre a introspecção e o empirismo, a investigação da mente humana só veio a se tornar ciência após o advento positivista, no fim do século XVIII.
O marco inicial da Psicologia Científica foi a fundação do primeiro laboratório de Psicologia Experimental, idealizado pelo fisiologista alemão Wilhelm Wundt. A partir daí surgiram diversas outras formas de compreensão da psique humana (e animal), dentre elas o estruturalismo de Wundt e Titchener, que tinha como foco a estrutura da mente; o funcionalismo de William James, que se ocupava das funções mentais; o associacionismo de Thorndike, primeira escola a se preocupar com a aprendizagem; o behaviorismo de Watson (e posteriormente, Skinner), cuja preocupação central era o comportamento; a psicologia da Gestalt de Koffka, Kohler e Wertheimer, que tinha como foco a percepção; a psicanálise de Sigmund Freud, que via no inconsciente a explicações para os fenômenos mentais; e as psicologias cognitiva, humanista, de Viktor Frankl e Carl Rogers, e (socio)construtivista ou interacionista representadas por Jean Piaget e Leon Vygotsky.
Todas essas escolas, gradativamente, foram elucidando e esclarecendo as formas de pensar, sentir e aprender do ser humano. Portanto, principalmente estas últimas, trazem um rico arcabouço teórico e prático que, até hoje, nos auxilia a compreender e atuar mais efetivamente sobre os processos de aprendizagem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Projeto Viajando nas letras

               https://www.letras.mus.br/turma-da-monica/fotos.html#268434   Projeto Viajando nas letras Objetivo Geral: Popularizar o livro...