segunda-feira, 4 de abril de 2016

Aspectos técnicos para avaliar um educando.


 HÁBITOS E ATITUDES:

  • Aceita o ambiente em que está vivendo.
  • Relaciona-se bem com a professora e colegas.
  • Cuida de sua higiene pessoal
  • Guarda e mantém arrumado seu material escolar.
  • Senta-se corretamente.
  • Utiliza utensílios para merenda.
  • Cumpre imediatamente as ordens dadas.
  • Relaxa durante períodos de repouso
  • Faz sempre os trabalhos e tarefas.
  • Espera sua vez para falar.
  • Espera sua vez numa brincadeira que envolva mais crianças.
  • Desenvolve hábitos de cortesia.
  • Tem atitudes de respeito com os coleguinhas e professora.
  • Demonstra capricho nos trabalhos.
  • Participa ativamente de jogos, diálogos, brincadeira.
  • Presta atenção às explicações.
  • Sabe trabalhar em grupo.
  • Tem noção de pertences alheios.
  • Entrega os trabalhos no tempo previsto.
  • Chega na hora – é pontual.
  • Demonstra iniciativa para encontrar maneiras de escolher atividades.
  • Completa uma atividade antes de começar outra.
  • É cuidadosa com os materiais de trabalho.
  • Coloca seus materiais em seu lugar quando terminou de usá-los.
  • Ajusta-se com facilidade às mudanças de rotina.
  • Participa da limpeza e arrumação da sala e ajuda a mantê-la organizada.
  • Tenta novas atividades com entusiasmo.
  • Compreende e executa ordens e outras indicações.
  • Interessa-se pelas atividades desenvolvidas.
  • Guarda objetos de uso em lugares certos.
  • Cumpre as tarefas e normas com esforço e perseverança.
  • Cumpre ordens.
  • Gosta de lanchar
  • Mantém uma atitude cívica.
  • Tem bons hábitos alimentares.
  • Pede permissão para usar os objetos dos outros.
  • Distrai-se facilmente.
  • Participa das atividades recreativas.
  • Brinca ao lado de uma criança, cada uma realizando atividade diferente.
  • Toma parte em uma brincadeira com outra criança, por pelo menos 2 a 5 minutos.
  • Dá um livro para que um adulto o leia ou para que o ambos o compartilhem.
  • Puxa uma pessoa para mostrar-lhe alguma ação ou objeto.
  • Quando colocado em sua cadeira par a hora de lanchar, espera ser atendido.
  • Brinca com duas ou três crianças da sua idade.
  • Cumprimenta pessoas conhecidas sem ser lembrado.
  • Pede auxílio quando está tendo dificuldades ( por exemplo para ir ao banheiro ou para conseguir algo para beber.
  • Faz uma tarefa sozinho.
  • Pede desculpas sem ser lembrado.
  • Brinca com quatro a cinco crianças , em uma atividade de cooperação sem supervisão constante.
  • Explica aos outros as regras do jogo ou da atividade.
  • Alimenta-se sozinho. (berçário e maternal I)
  • Como som colher , de modo independente.
  • Alimenta-se sozinho por toda a refeição.
  • Avisa que quer ir ao banheiro, mesmo sendo tarde demais.
  • Avisa que quer ir ao banheiro, durante o dia, a tempo.
  • Escova os dentes imitando um adulto.
  • Veste-se sozinho, apenas precisando de ajuda quando a roupa tem golas cerradas ou com botões e fechos.
  • Veste-se de desveste-se sozinho na maioria das vezes.
  • Participa da hora da escovação.
  • Limpa o que derramou, indo buscar um pano por conta própria.
  • Usa talher apropriado para alimentar-se.
  • Cumpre as tarefas e normas com esforço e perseverança.
  • Guarda objetos de uso pessoal em lugares certos.

ESQUEMA CORPORAL

  • Situa o corpo humano devidamente no espaço.
  • Tem percepção da figura humana como um todo.
  • Percebe as partes e o todo.
  • Distribui corretamente os membros e partes do corpo.
  • Ao desenhar, observa detalhes, cabelos, olhos, sombrancelhas, etc...
  • Situa a figura humana devidamente no espaço.
  • Possui esquema corporal bem definido.
  • Usa o corpo como um todo e suas partes em atividades que demonstram agilidade e destreza.
  • Identifica e localiza as partes do próprio corpo para formação da imagem corporal.
  • Tem dificuldade de localizar as partes do corpo no desenho.
  • Reconhece as partes do corpo.
                     
 EXPRESSÃO ORAL

  • Formula frases corretas.
  • È desinibido para falar.
  • Tem boa dicção.
  • Ouve com tenção as histórias contadas pelos colegas e professores.
  • Participa de dramatizações.
  • É capaz de reproduzir histórias, poesias, quadrinhas.
  • Se expressa com clareza.
  • Entende perguntas e responde-as.
  • Pronuncia corretamente palavras.
  • Compreende ordens dadas.
  • Formula frases.
  • Revela sinais de timidez.
  • Fala com naturalidade.
  • Expressa idéias próprias através do desenho, da pintura, etc.
  • Possui senso crítico e sabe argumentar sobre determinados assuntos.
  • Gosta de falar em grupo.
  • Tem clareza de expressão.
  • Sabe dar recados.
  • Gosta de histórias e novidades.
  • Combina substantivos ou adjetivos em frases de duas ou mais palavras.
  • Combina substantivos e verbos em frases de duas palavras: (papai vai)
  • Combina verbo ou substantivo como “lá” ou “aqui” em uma frase de duas palavras (cadeira aqui)
  • Combina duas palavras para expressar posse (carro papai)
  • Emprega não na fala.
  • Responde à pergunta “o que está fazendo?” para atividades habituais.
  • Responde a perguntas do tipo: “onde”?
  • Responde a perguntas simples envolvendo “como”?
  • Ao falar, refere-se a si próprio pelo nome.
  • Emprega formas regulares no plural (livro-livros)
  • Em,prega algumas formas de verbos irregulares de verbos no passado de forma sistemática (foi,era,fez)
  • Faz perguntas do tipo: O que é isto?
  • Tem controle no volume de voz.
  • Emprega “é” e  “está” em frases simples como: Isto é uma bola”.
  • Diz “eu”, “mim”, “meu” ao invés do próprio nome.
  • Usa os verbos ser, estar, e ter no presente, cometendo poucos erros.
  • Imita papéis de adulto.
  • Expressa suas idéias (na sala, em público).
  • Repete rimas, canções ou dança para os outros.
  • Dramatiza trechos de histórias, desempenhando um papel ou lidando com fantoches.
  • Relata experiências imediatas.
  • Diz como são usados objetos comuns
  • Utiliza adequadamente feminino e masculino na fala.
  • Usa formas imperativas de verbos ao pedir favores.
  •  
  • Expressa diminutivo e aumentativo quando fala.
  • Diz seu nome completo quando solicitado.
  • Diz cinco palavras diferentes (pode usar a mesma palavra para me referir a diferentes objetos.)
  • Pede “mais”.
  • Diz acabou (cabo).
  • Obedece a três ordens diferentes, que não são acompanhadas de gestos indicativos.
  • Consegue “dar” ou “mostrar” quando solicitado.
  • Aponta objetos conhecidos quando nomeados.
  • Aponta para gravuras de um livro quando nomeadas.
  • Aponta para pelo menos 3 partes do seu corpo quando nomeados
  • Diz seu nome ou apelido quando solicitado.
  • Responde à pergunta “o que é isto?” como o nome do objeto.
  • Combina palavras e gestos para indicar seus objetos.
  • Nomeia brinquedos.
  • Produz sons de animais ou usa os sons para nomear animais (cachorro é “au-au”).
  • Pede alimentos conhecidos pelo nome, quando mostrados (leite bolacha ou biscoito, pão).
  • Nomeia tr\~es partes do corpo em uma boneca ou outra pessoa.
  • Responde a perguntas do tipo “sim/não” com resposta afirmativa ou negativa.
  • Possui senso crítico e sabe argumentar sobre determinados assuntos.

COORDENAÇÃO VISUO-MOTORA E MOTORA GLOBAL.

  • Modela com a ponta dos dedos.
  • Consegue rasgar,picar, amassar, dobrar e colar papéis livremente.
  • Modela com criatividade.
  • Segue traçados de labirintos com firmeza.
  • É capaz de colar papéis.
  • Utiliza lápis corretamente.
  • Pinta dentro de limites e uniformemente.
  • Recorta corretamente com a tesoura.
  • Recorta com a tesoura sobre linhas retas, curvas e quadrados.
  • Rasga papéis livremente e em linhas.
  • Nas brincadeiras e jogos educativos participa ativamente.
  • Realiza exercícios físicos com destreza. Equilíbrio e coordenação.realiza os exercícios que favorecem o desenvolvimentos psicomotor e físico.
  • Corre e salta com naturalidade.
  • Tem boa postura.
  • Usa as mãos com habilidades próprias da sua idade.
  • Sobe escadas engatinhando.
  • Rola uma bola imitando um adulto.
  • sobe em uma cadeira de adulto, vira-se e senta-se.
  • Coloca quatro aros em uma pequena estaca.
  • Constrói uma torre  com blocos.
  • Faz traços no papel com lápis ou giz de cera.
  • Sobe escadas sem ajuda.
  • Imita um movimento circular.
  • Vira trincos ou maçaneta de porta.salta no mesmo local com ambos os pés.
  • Anda de costas.
  • Atira uma bola a um adulto que se encontra parado  à uma pequena distância.
  • Vira páginas de um livro, uma por vez.
  • Desembrulha um pequeno objeto.
  • Dobra um papel ao meio, imitando um adulto.
  • Desmancha e reconstrói um brinquedo de encaixe por pressão.
  • Desenrosca brinquedos que se encaixem por sistema de rosca.
  • Chuta uma bola grande que está imóvel.
  • Faz bolas de argila, barro ou massinha.
  • Segura o lápis entre o polegar e o indicador, apoiando-se sobre o dedo médio.
  • Dá cambalhotas para frente com ajuda.
  • Dá marteladas de forma a encaixar pinos em seus respectivos orifícios.
  • Faz quebra cabeças de três peças (ou um tabuleiro de encaixe de figuras)
  • Corta algo em pedaço com tesoura.
  • Anda na ponta dos pés.
  • Corre dez passos, coordenando e alternando o movimento dos braços e pés.
  • Pedala um triciclo .
  • Balança em um balanço, quando este é colocado em movimento.
  • Sobe um escorregador e escorrega.
  • Dá cambalhotas para frente.
  • Sobe escadas alternando os pés.
  • Marcha.
  • Apara bola com ambas as mãos.
  • Fica em um só pé, sem apoio, por pelo menos quatro segundos.
  • Muda de direção ao correr.
  • Anda sobre uma viga, corda ou tábua sem perder o equilíbrio.
  • Pula para frente numa seqüência de vezes sem cair.
  • Recorta em torno de linhas curvas.
  • Une dois a três pedaços de massa de modelar.
  • Já consegue coordenar bem os músculos, em grandes movimentos: corre, pula e dança com desembaraço.
  • Pedala um triciclo fazendo curvas.
  • Satã em um pé só em pelo menos 5 vezes consecutivas.
  • Recorta um círculo pequeno.
  • Desenha figuras simples, facilmente identificáveis como: casa, homem, árvore.
  • Recorta e cola formas simples.

DISCRIMINAÇÃO E PERCEPÇÃO VISUAL E AUDITIVA.

  • Diferencia quantidades – mais do que, menos que.
  • Compara tamanhos- maior, menos, igual.
  • Distingue objetos quanto a posições – em,baixo, em cima, atrás, na frente.
  • Traça e distingue linhas horizontais, verticais e inclinadas.
  • Distingue as figuras geométricas : quadrado, círculo, triângulo e retângulo.
  • Completa figuras.
  • Reconhece seu nome escrito.
  • Distingue as cores primárias e secundárias.
  • Percebe detalhes.
  • Nota semelhanças e diferenças entre objetos.
  • Identifica ruídos.
  • Imita sons.
  • Reconhece o som de palavras semelhantes, objetos e elementos da natureza.
  • Percebe rimas em canções e palavras.
  • Compreende, interpreta cenas, gravuras e histórias.
  • Responde bem a estímulos rítmicos.
  • Presta atenção durante cinco minutos a uma história lida.
  • Imita um adulto em uma tarefa simples (por exemplo: sacudir roupas, estender os lençois da cama, segurar talheres.
  • Copia um círculo.
  • Emparelha objetos com a mesma textura.
  • Aponta para pequeno e o grande quando requisitado.
  • Coloca objetos dentro, em cima, embaixo de um recipiente dada uma ordem.
  • Nomeia objetos que fazem barulho.
  • Nomeia ações em figuras.
  • Emparelha uma forma geométrica com a figura da mesma.
  • Empilha cinco ou mais argolas em uma vara na ordem correta.
  • Nomeia objetos como sendo grandes ou pequenos.
  • Diz se um objeto é pesado ou leve.
  • Une duas partes de uma figura para formar um todo.
  • Repete brincadeiras (rimas ou canções) que envolvam movimentos coordenados (ou gestos).
  • Aponta para objetos cumpridos ou curtos.
  • Agrupa objetos em categorias.
  • Emparelha uma seqüência padrão (tamanho, cor) de blocos .
  • Indica sae os objetos são iguais ou diferentes.
  • Desenha um quadrado imitando um adulto.
  • Nomeia três cores se requisitado.
  • Nomeia três formas geométricas.
  • Diz a cor de objetos nomeados.
  • Recorda-se de quatro objetos que haviam sido vistos em uma figura.

ORGANIZAÇÃO LÓGICA E RACIOCÍNIO

  • Distingue os numerais.
  • Relaciona quantidades e números.
  • Entende, observa, ordena, descobre, completa, executa, interpreta e identifica tantos em fatos como nos elementos quantitativos.
  • Ordena fatos em sequencia lógica.
  • Agrupa quantidades.
  • Conta objetos com compreensão.
  • Apanha um determinado número de objetos ao ser requisitado (1 a 5).

RELAÇÃO ESPAÇO TEMPORAL.


  • situa-se dentro do espaço em que vive.
  • Percebe causas e efeitos.
  • Situa seus desenhos corretamente dentro do espaço da folha.

MEMÓRIA AUDITIVA E VISUAL.

  • Reproduz de memória o que viu.
  • Reproduz de memória o que ouviu.
  • Memoriza canções e poesias.
  • Reproduz histórias ouvidas.
  • Identifica detalhes do que viu.
  • Reproduz palavras ditas em série.
  • Reproduz avisos e recados.
  • Lembra com exatidão, de imediato e espontaneamente, os fatos (memória) e/ ou histórias apresentadas.
  • Lembra fatos e/ou histórias com relativa facilidade e exatidão.
  • Lembra os fatos e histórias desde que se lhe dê ajuda que  facilite a lembrança.
  • Memoriza de forma imprecisa, com dificuldade, embora manifeste interesse.
  • Desde o início manifesta pouca atenção, daí a dificuldade em memorizar.
  • Presta atenção a histórias por mais de 5 minutos.
  • Segue regras de um jogo que envolva raciocínio  verbal.
  • Recorda-se de quatro objetos que haviam sido vistos em uma figura.
  • Relata cinco principais fatos de uma história contada três vezes.
  • Canta cinco estrofes de uma canção.

INTERESSES E TENDÊNCIAS

  • Tem preferência por brincadeiras ao ar livre (parque, caixa de areia, etc.)
  • Prefere atividades calmas.
  • Interessa-se por trabalhos manuais (desenhos, sucata, etc.)
  • Tem facilidade para o teatro e dramatizações.
  • Gosta de ouvir histórias.
  • Tem interesse pelas atividades que envolvam música.
  • Gosta de jogos bem ativos (ou calmos, ou moderados).
  • Demonstra interesse pelas atividades de escrita.
  • Prefere brincar no ambiente da sala de aula do que fora dela.
  • Sente-se à vontade para fazer uso do microfone.
  • É criativo nos trabalhos.
  • Tem curiosidade científica.
  • Canta e dança ao ouvir música

SOCIO EMOCIONAL.

  • Ainda não controla bem sua agressividade e precisa de ajuda e da orientação do educador nos momentos de atrito.
  • Adapta-se facilmente às situações novas.
  • Demonstra comportamento que chama atenção.
  • Vem com gosto à escola e retira-se satisfeita.
  • Procura brincar com os amigos.
  • Compartilha os brinquedos.
  • Respeita o lugar dos outros.
  • É dado a manifestações de afeto.
  • Demonstra espírito de liderança
  • Cria conflitos nas atividades em grupo.
  • Companheirismo, participação e colaboração no grupo.
  • Costuma ser calmo no agir e no falar.
  • Já consegue controlar-se em momentos de atrito tentando conversar e resolver o problema sem agressão.
  • Aceita a ausência dos pais, continuando suas atividades, embora possa reclamar momentaneamente.
  • Compartilha um objeto ou alimento com outra criança, quando solicitado.
  • Cumprimenta colegas ou adultos quando lembrado.
  • Diz por favor ou obrigado quando lembrado.
  • Demonstra entender sentimentos, expressando amor, tristeza, raiva, alegria.
  • Espera a sua vez.
  • Obedece as ordens na maioria das vezes.
  • Brinca perto de outras crianças, conversando com elas, enquanto trabalha em um projeto próprio.
  • Quando em público, apresenta um comportamento socialmente aceitável.
  • Conforta seus colegas quando estes estão tristes.
  • Escolhe seus próprios amigos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Projeto Viajando nas letras

               https://www.letras.mus.br/turma-da-monica/fotos.html#268434   Projeto Viajando nas letras Objetivo Geral: Popularizar o livro...