segunda-feira, 16 de maio de 2016

ASPECTOS A SEREM OBSERVADOS NA REALIZAÇÃO AVALIATIVA


1-  QUANTO À LINGUAGEM ORAL

a) Habilidades do aluno como falante:

  • expõe suas idéias e conhecimentos?
  • formula perguntas e respostas com clareza?
  • explica e defende seus pontos-de-vista?
  • expõe suas dúvidas?
  • leva em conta a finalidade de sua fala e o seu interlocutor?
  • gosta de ler textos em voz alta para os outros?

b) Habilidades gerais do aluno como ouvinte:

  • sabe sua hora de falar e ouvir?
  • ouve a fala alheia?
  • tem concentração em quem fala?
  • percebe e explicita a finalidade da fala alheia?
  • gosta de ouvir textos lidos ou contados por outros?

c)  Habilidades gerais do aluno como leitor de textos diversos:

  • usa estratégias de antecipação através do portador/ suporte de texto, do título, do autor, do gênero, da ilustração?
  • socializa sua leitura por iniciativa própria?
  • socializa sua leitura por solicitação de outros?
  • percebe a intenção do autor?
  • lê em voz alta com fluência (depois de ter compreendido o texto)?
  • socializa quais tipos de texto gosta de ler?

d) Habilidades gerais do aluno como produtor de textos diversos:

  • relaciona a produção com a situação: finalidades do autor, gênero e interlocutor?
  •  faz da produção um processo de trabalho no qual estão presentes várias etapas e suas versões do texto?
  • atende a modalidade textual solicitada, elaborando diversos tipos de textos de acordo com sua função social?
  • desenvolve o tema proposto, mantendo a  coerência textual e usando recursos coesivos?
  • segmenta o texto de acordo com sua especificidade?
  • tem domínio relativo da ortografia, da acentuação e da pontuação?
  • fundamenta suas opiniões e respostas?

2- QUANTO À  CAPACIDADE DE LEITURA:

      O aluno sabe:
  • localizar informação no texto?
  • diferenciar textos através da identificação das características próprias de cada gênero textual?

3- QUANTO À PRODUÇÃO DE TEXTOS:

     O aluno sabe:

  • elaborar ou parafrasear uma fábula?
  • distinguir narrador de personagem?
  • caracterizar as personagens e o ambiente?
  • empregar esquemas temporais básicos?
  • usar os elementos coesivos ( sentido e pontuação)?
  • empregar mecanismos básicos de concordância nominal e verbal?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Projeto Viajando nas letras

               https://www.letras.mus.br/turma-da-monica/fotos.html#268434   Projeto Viajando nas letras Objetivo Geral: Popularizar o livro...