1- QUANTO
À LINGUAGEM ORAL
a) Habilidades do aluno como falante:
- expõe suas idéias e conhecimentos?
- formula perguntas e respostas com clareza?
- explica e defende seus pontos-de-vista?
- expõe suas dúvidas?
- leva em conta a finalidade de sua fala e o seu interlocutor?
- gosta de ler textos em voz alta para os outros?
b) Habilidades gerais do aluno como ouvinte:
- sabe sua hora de falar e ouvir?
- ouve a fala alheia?
- tem concentração em quem fala?
- percebe e explicita a finalidade da fala alheia?
- gosta de ouvir textos lidos ou contados por outros?
c)
Habilidades gerais do aluno como leitor de textos diversos:
- usa estratégias de antecipação através do portador/ suporte de texto,
do título, do autor, do gênero, da ilustração?
- socializa sua leitura por iniciativa própria?
- socializa sua leitura por solicitação de outros?
- percebe a intenção do autor?
- lê em voz alta com fluência (depois de ter compreendido o texto)?
- socializa quais tipos de texto gosta de ler?
d) Habilidades gerais do aluno como produtor
de textos diversos:
- relaciona a produção com a situação: finalidades do autor, gênero
e interlocutor?
- faz da produção um processo
de trabalho no qual estão presentes várias etapas e suas versões do texto?
- atende a modalidade textual solicitada, elaborando diversos tipos
de textos de acordo com sua função social?
- desenvolve o tema proposto, mantendo a coerência textual e usando recursos
coesivos?
- segmenta o texto de acordo com sua especificidade?
- tem domínio relativo da ortografia, da acentuação e da pontuação?
- fundamenta suas opiniões e respostas?
2- QUANTO À
CAPACIDADE DE LEITURA:
O aluno
sabe:
- localizar informação no texto?
- diferenciar textos através da identificação das características
próprias de cada gênero textual?
3- QUANTO À PRODUÇÃO DE TEXTOS:
O aluno
sabe:
- elaborar ou parafrasear uma fábula?
- distinguir narrador de personagem?
- caracterizar as personagens e o ambiente?
- empregar esquemas temporais básicos?
- usar os elementos coesivos ( sentido e pontuação)?
- empregar mecanismos básicos de concordância nominal e verbal?
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