►Travessê de damas
Cavalheiros tomam as damas e andam de mãos dadas até o centro do salão, encontrando-se com a fila da frente.
►Anarriê
Os pares, ainda de mãos dadas, voltam em marcha-a-ré até o ponto em que estavam e se separam, ficando cavalheiros em frente às damas.
►Travessê de cavalheiros
As damas ficam paradas e os cavalheiros atravessam o salão, parando em frente à dama do outro par, cujo cavalheiro faz também o mesmo.
►Travessê de damas
Com balanceio ao centro. Os cavalheiros ficam parados e as damas seguem até o centro do salão. Ao se encontrarem com as damas dos pares da frente, dão-se os braços, fazem duas meias-voltas, indo depois para seus lugares.
►Travessê geral
As duas filas atravessam o salão ao mesmo tempo, cruzando-se no centro pela direita. Ao chegarem aos lugares voltam a ficar de frente para o par.
►Balancê com o par do vis a vis
Seguem somente os cavalheiros e ao se encontrarem com as damas, vão entrelaçando o braço direito no braço direito da dama. Dão duas voltinhas e retornam a seus lugares, ficando de frente para o par.
►Balancê com seus pares
Cavalheiro de frente para sua dama. Ambos fazem o balanceio, sem sair do lugar.
►Otreofá
Outra vez.
►Grande chène
A dama dá a mão ao cavalheiro e este a mão esquerda à direita de outra dama e passam a trocar de mãos até que voltam a encontrar seus pares.
►Granmuliné
Os pares ficam à vontade, fazendo brincadeiras e algazarras.
►Sangé
Os cavalheiros rodam as damas pela sua esquerda, passando-as para trás e a cada sinal do marcador, largam as mãos das mesmas e vão pegar as da sua frente até chegarem aos pares certos.
►Preparar o caranchê
Todos param de marchar. As damas de frente para os cavalheiros, que pegam na mão direita dela, usando também a mão direita.
►Grande chène creché ou garranché
A dama dá a mão ao cavalheiro e este a mão esquerda à direita de outra dama e passam a trocar de mãos e de dama até que voltam a encontrar seus pares.
►Beija-flor
Os pares seguem até o meio da sala, as damas estendem a mão direita para o cavalheiro beijar.
►Cortesia
Os cavalheiros dão um passo para trás sem largar a mão da dama, ficando semi-ajoelhados. As damas dão duas voltinhas pela esquerda, os cavalheiros levantam-se e aguardam o próximo passo.
►Anarriê
De costas, todos voltam aos seus lugares.
►Engenho novo
As duas filas se aproximam no meio do salão e separadas em grupos de dois pares, executam vários passos: as damas dão as mãos, segurando-se na altura do antebraço. Os cavalheiros seguram os punhos das respectivas damas. Os casais pares rodam para a direita e os ímpares para a esquerda.
►Cruz de malta
Os casais ímpares continuam rodando e os números pares vão-se infiltrando na roda, segurando-se nos punhos e formando rodas maiores. Os cavalheiros seguram nas mãos dos cavalheiros e as damas seguram nas mãos das damas, formando outro braço da cruz. Continuam rodando ao ritmo da música.
►Passeio
Os pares desfazem as rodas e as damas dão seu braço esquerdo para o par. Saem passeando, dois a dois, um par atrás do outro, até o centro da sala.
►Damas à direita
Cavalheiros à esquerda. Os pares fazem uma curva larga e quando voltam a se encontrar, dão-se os braços, fazendo um balanceio no meio do salão.
►Passeio dos namorados
O par guia sai com sua dama pela direita, o par seguinte sai pela esquerda e os demais vão imitando. Quando se encontram novamente, formam uma única fila, depois uma roda no meio da sala.
►Caminho da roça
Damas na frente, cavalheiros atrás, percorrem todo o salão, voltando aos seus lugares.
►Aí vem chuva
Todos fazem meia volta, marchando em sentido contrário.
►É mentira
Nova meia volta. Continuam marchando em roda.
►Cestinha de flores
As damas levantam os braços, passando-os por cima dos ombros com a palma das mãos para cima. Os cavalheiros que estão atrás seguram as mãos da dama e continuam a marchar.
►A ponte caiu
Os cavalheiros sem largar as mãos das damas, fazem meia-volta e seguem a marcha na frente das damas.
►Ponte nova
Todos fazem meia volta pela direita e sem largar as mãos das damas, continuam a marchar.
►Caminho da roça outra vez
As damas seguem na frente e os cavalheiros atrás, formando a roda.
►Damas ao centro
Damas formam uma roda e cavalheiros outra, por fora. Rodam todos no mesmo sentido, para a esquerda.
►Arco-íris
Damas passam a rodar para a direita, ficando as duas filas rodando em sentido contrário.
►Damas em roda
Os cavalheiros entram para dentro da roda sem largarem as mãos. Damas fazem a roda por fora e todos começam a rodar pela esquerda, procurando seus pares.
►Caminho da roça
Repete-se o passo já conhecido.
►Olha o túnel
O par guia dá as mãos, levanta-as à altura dos ombros. O par próximo ao guia passa por baixo, e coloca-se ao lado, na mesma posição. Todos os demais pares fazem o mesmo.
►Caracol
Os pares fazem fila indiana e a dama do par guia começa a marcha em direção ao centro do salão. Quando o caracol estiver bem unido, todos esperam a ordem do marcador.
Referências Bibliográficas
COELHO, Teixeira. A cultura e seu contrário: cultura, arte e política pós- 2001. São Paulo: Iluminuras, Itaú Cultural, 2008.
______. (Org.). A cultura pela cidade. São Paulo: Iluminuras, Itaú Cultural, 2008.
DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
FURTADO, Celso. Criatividade e dependência na civilização industrial. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.
Acho super legal mas não consigo aprender. Superecebeu legal.
ResponderExcluirObrigada pelo comentário e saiba que você será capaz sim é só tentar mas algumas vezes. Se eu fui capaz você é também.
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