Um bom texto tem:
· informações precisas;
· construção interessante de frases;
· escolhas apropriadas das palavras ;
· passagens claras;
· adjetivos e advérbios bem colocados;
· Estruturar as orações de forma coerente (paralela) quanto ao tempo dos verbos
e número;
· sequência correta de tempos verbais;
· gramática correta;
· pontuação e ortografia corretas.
Leia o lead¹ de um artigo.
Agora pergunte, esta frase te incentiva a ler a
próxima frase e o restante do texto?
Encontrando o enfoque
Todo texto aborda alguma coisa. Os melhores textos possuem um enfoque e um
ponto. Tente essas perguntas:
Quais são as novidades, as notícias? Qual é o assunto do texto? Qual informação
me surpreendeu? O que me surpreenderá como leitor e espectador? O que meu
leitor necessita saber?
Linguagem ativa
Todos falam que você deve escrever utilizando a "voz ativa". Alguém
já te ensinou a fazer isso? Aqui vai uma sugestão: tente analisar um texto e
sublinhe todos os "são", "é", "eram" e
"foi". Só valem as formas do verbo "ser" que estiverem
seguidas por um outro verbo no particípio, como "foi feito" ou
"é realizado". Agora encontre um meio para reescrever a frase com um
verbo mais forte. Dica: o verbo mais forte é o próprio verbo que está depois do
verbo ser.
Edite seu próprio texto
É quase impossível editar seu próprio texto. Mas ao menos tente. Imprima uma
cópia de seu artigo e inicie a leitura do final. Isto deveria te ajudar a
examinar o texto com uma visão mais fresca. Encontrou qualquer erro ou frases
esquisitas?
Destacando as áreas mais problemáticas
Analise um artigo e circule todos os períodos, utilizando um marcador de texto.
Agora observe o padrão dos períodos - buscando pelas áreas em que você encontra
as sentenças mais extensas. Veja se este recurso te ajuda a identificar frases
que possam ser muito longas. Tipicamente, nas frases mais longas você encontra
os erros gramaticais, preposições desnecessárias e outros empecilhos para o bom
texto. Veja se o texto possui um bom equilíbrio entre as frases longas e
curtas.
Mostre-me os detalhes
Mostre, não descreva apenas. (Porém, você deverá apresentar adequadamente os
detalhes para ter sucesso nesta tarefa).
Encontrando a frase que descreve a ideia principal do texto
Sublinhe a frase que descreve a ideia principal do texto, coloque em negrito ou
entre parênteses e retorne a esta frase para se certificar de que a história
que você está escrevendo sustenta aquela ideia.
Atenção com as citações
Atenção com as aspas e citações. Certifique-se de que toda citação incluída
vale a pena ser utilizada. Senão utilize paráfrases (cite as ideias sem ser
literalmente).
Omita palavras desnecessárias
Atenção com as palavras de que você não necessita. Observe construções como
"com o objetivo de" e semelhantes adicionam palavras sem ideias novas
ou conteúdo.
Quanto vale o texto?
Você pagaria 50 centavos (0,90 euro ou o preço de seu jornal) amanhã por ESTE
texto que está escrevendo?
Seus lábios estão se movendo?
Leia seu texto em voz alta. Você escutará frases estranhas e saberá se uma
frase é muito longa ou difícil para ser lida.
Buscar e eliminar
Buscar e destruir. Isso significa que após o primeiro rascunho, faça uma busca
no texto pelas palavras "fracas" (lá, isso, etc.) ou verbos
"fracos" ou advérbios (procure os sufixos "mente") ou
outras frases ou palavras que você tende a utilizar como uma
"muleta", e altere-os para algo mais forte.
Vendo o lado positivo
Converter fatos negativos em positivos? Descubra uma maneira de dizer o que é,
em vez do que não é? Dizendo o que é geralmente é mais curto, claro e mais
direto. (É óbvio que algumas vezes você quer quebrar essa regra). Procure as
palavras "não" e "não foi" (ou "não é") e veja se
faz sentido reescrevê-las.
Exemplos:
"O filme não estava encantando e a maior parte das pessoas não ficou até o
final".
Mude para: "O filme estava tedioso e as pessoas foram embora cedo".
Adjetivo: a criança com a faca de cozinha na mão.
Aplique adjetivos com a mesma parcimônia com que você daria uma faca a uma
criança. Os adjetivos geralmente implicam em julgamentos de valores subjetivos
que sua história pode ou não passar (e que os leitores irão interpretar de sua
própria maneira).
Sobre quem é a história?
Nunca suponha que a visão oficial é o forte da história. Quando eu dou aulas
sobre escrita, um dos pontos que eu exijo que os repórteres considerem é de
quem é a história.
Um exemplo: o prefeito John Higgins irá se desculpar à mulher que ele expulsou
de uma reunião pública para amenizar seu longo e caro processo contra ele,
afirmou o escritório de advocacia da cidade.
Contada de outro ponto de vista: após dois anos de luta contra a prefeitura,
Rita Moore está para conseguir o que queria, um pedido de desculpas formal do
ex-prefeito John Higgins.
Leia bons escritores.
Resuma sua história em uma palavra
Associe um tema de uma só palavra à sua história - por exemplo, ambição, monopólio,
confiança, fome, - para manter você concentrado no tema.
Inclua no texto os detalhes que mostram que o repórter não prestou atenção
somente no que foi dito mas também em como e onde foi dito.
A grande procura de um jargão
Leia um artigo e assinale todos os jargões, as palavras usadas por autoridades,
policiais e jornalistas de esportes que podem não ter sentido algum para os
leitores comuns. Olhe essas palavras e veja se consegue uma maneira de
traduzi-las para o leitor.
Escreva em "tempo real"
Escreva enquanto você apura a notícia. Não espere até ter todas as informações
reunidas para começar uma história. Não insista em escrever o lead primeiro.
Algumas vezes o processo de escrita trará o melhor lead. Escreva sem anotações.
A história deve estar em seu coração e na sua cabeça. Só olhe as anotações para
checar os fatos.
Antes de escrever
Organize as anotações e informações, desenvolva um sistema bom para você. Você
pode utilizar canetas de cores diferentes, estrelas, o que for. Escreva partes
da história ou pontos importantes antes de começar a escrever para não esquecer
elementos que você quer incluir.
Dê uma volta
A menos que você esteja quase na hora de entregar o texto, dê uma volta se
estiver encalhado. Se isso não for possível, levante e ande um pouco enquanto
trabalha, relaxe e deixe sua mente viajar com a história.
Para saber:
Definições de lead¹:
- O lead é, em jornalismo, a primeira parte de uma notícia, geralmente posta em destaque relativo, que fornece ao leitor a informação básica sobre o tema e pretende prender-lhe o interesse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário