quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Etapas para elaboração de um texto jornalístico


Um bom texto tem:


· informações precisas; 
· construção interessante de frases; 
· escolhas apropriadas das palavras ;
· passagens claras; 
· adjetivos e advérbios bem colocados; 
· Estruturar as orações de forma coerente (paralela) quanto ao tempo dos verbos e     número; 
· sequência correta de tempos verbais; 
· gramática correta; 
· pontuação e ortografia corretas. 




Leia o lead¹ de um artigo. 

Agora pergunte, esta frase te incentiva a ler a próxima frase e o restante do texto? 


Encontrando o enfoque 


Todo texto aborda alguma coisa. Os melhores textos possuem um enfoque e um ponto. Tente essas perguntas: 


Quais são as novidades, as notícias? Qual é o assunto do texto? Qual informação me surpreendeu? O que me surpreenderá como leitor e espectador? O que meu leitor necessita saber? 


Linguagem ativa 


Todos falam que você deve escrever utilizando a "voz ativa". Alguém já te ensinou a fazer isso? Aqui vai uma sugestão: tente analisar um texto e sublinhe todos os "são", "é", "eram" e "foi". Só valem as formas do verbo "ser" que estiverem seguidas por um outro verbo no particípio, como "foi feito" ou "é realizado". Agora encontre um meio para reescrever a frase com um verbo mais forte. Dica: o verbo mais forte é o próprio verbo que está depois do verbo ser. 


Edite seu próprio texto 


É quase impossível editar seu próprio texto. Mas ao menos tente. Imprima uma cópia de seu artigo e inicie a leitura do final. Isto deveria te ajudar a examinar o texto com uma visão mais fresca. Encontrou qualquer erro ou frases esquisitas? 


Destacando as áreas mais problemáticas 


Analise um artigo e circule todos os períodos, utilizando um marcador de texto. Agora observe o padrão dos períodos - buscando pelas áreas em que você encontra as sentenças mais extensas. Veja se este recurso te ajuda a identificar frases que possam ser muito longas. Tipicamente, nas frases mais longas você encontra os erros gramaticais, preposições desnecessárias e outros empecilhos para o bom texto. Veja se o texto possui um bom equilíbrio entre as frases longas e curtas. 


Mostre-me os detalhes
 

Mostre, não descreva apenas. (Porém, você deverá apresentar adequadamente os detalhes para ter sucesso nesta tarefa). 


Encontrando a frase que descreve a ideia principal do texto 


Sublinhe a frase que descreve a ideia principal do texto, coloque em negrito ou entre parênteses e retorne a esta frase para se certificar de que a história que você está escrevendo sustenta aquela ideia. 


Atenção com as citações 


Atenção com as aspas e citações. Certifique-se de que toda citação incluída vale a pena ser utilizada. Senão utilize paráfrases (cite as ideias sem ser literalmente).


Omita palavras desnecessárias 


Atenção com as palavras de que você não necessita. Observe construções como "com o objetivo de" e semelhantes adicionam palavras sem ideias novas ou conteúdo. 


Quanto vale o texto? 


Você pagaria 50 centavos (0,90 euro ou o preço de seu jornal) amanhã por ESTE texto que está escrevendo? 


Seus lábios estão se movendo? 


Leia seu texto em voz alta. Você escutará frases estranhas e saberá se uma frase é muito longa ou difícil para ser lida. 


Buscar e eliminar 


Buscar e destruir. Isso significa que após o primeiro rascunho, faça uma busca no texto pelas palavras "fracas" (lá, isso, etc.) ou verbos "fracos" ou advérbios (procure os sufixos "mente") ou outras frases ou palavras que você tende a utilizar como uma "muleta", e altere-os para algo mais forte. 


Vendo o lado positivo 


Converter fatos negativos em positivos? Descubra uma maneira de dizer o que é, em vez do que não é? Dizendo o que é geralmente é mais curto, claro e mais direto. (É óbvio que algumas vezes você quer quebrar essa regra). Procure as palavras "não" e "não foi" (ou "não é") e veja se faz sentido reescrevê-las. 


Exemplos: 

"O filme não estava encantando e a maior parte das pessoas não ficou até o final". 


Mude para: "O filme estava tedioso e as pessoas foram embora cedo".
 

Adjetivo: a criança com a faca de cozinha na mão. 


Aplique adjetivos com a mesma parcimônia com que você daria uma faca a uma criança. Os adjetivos geralmente implicam em julgamentos de valores subjetivos que sua história pode ou não passar (e que os leitores irão interpretar de sua própria maneira). 


Sobre quem é a história? 


Nunca suponha que a visão oficial é o forte da história. Quando eu dou aulas sobre escrita, um dos pontos que eu exijo que os repórteres considerem é de quem é a história.


Um exemplo: o prefeito John Higgins irá se desculpar à mulher que ele expulsou de uma reunião pública para amenizar seu longo e caro processo contra ele, afirmou o escritório de advocacia da cidade. 


Contada de outro ponto de vista: após dois anos de luta contra a prefeitura, Rita Moore está para conseguir o que queria, um pedido de desculpas formal do ex-prefeito John Higgins. 


Leia bons escritores. 


Resuma sua história em uma palavra 


Associe um tema de uma só palavra à sua história - por exemplo, ambição, monopólio, confiança, fome, - para manter você concentrado no tema. 


Inclua no texto os detalhes que mostram que o repórter não prestou atenção somente no que foi dito mas também em como e onde foi dito. 


A grande procura de um jargão 


Leia um artigo e assinale todos os jargões, as palavras usadas por autoridades, policiais e jornalistas de esportes que podem não ter sentido algum para os leitores comuns. Olhe essas palavras e veja se consegue uma maneira de traduzi-las para o leitor. 


Escreva em "tempo real" 


Escreva enquanto você apura a notícia. Não espere até ter todas as informações reunidas para começar uma história. Não insista em escrever o lead primeiro. Algumas vezes o processo de escrita trará o melhor lead. Escreva sem anotações. A história deve estar em seu coração e na sua cabeça. Só olhe as anotações para checar os fatos. 


Antes de escrever 


Organize as anotações e informações, desenvolva um sistema bom para você. Você pode utilizar canetas de cores diferentes, estrelas, o que for. Escreva partes da história ou pontos importantes antes de começar a escrever para não esquecer elementos que você quer incluir. 


Dê uma volta 


A menos que você esteja quase na hora de entregar o texto, dê uma volta se estiver encalhado. Se isso não for possível, levante e ande um pouco enquanto trabalha, relaxe e deixe sua mente viajar com a história.


Para saber:

Definições de lead¹:
  1. O lead é, em jornalismo, a primeira parte de uma notícia, geralmente posta em destaque relativo, que fornece ao leitor a informação básica sobre o tema e pretende prender-lhe o interesse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Projeto Viajando nas letras

               https://www.letras.mus.br/turma-da-monica/fotos.html#268434   Projeto Viajando nas letras Objetivo Geral: Popularizar o livro...