sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Projeto de ensino: Como a escola pode resgatar valores




Responsável: Itacy Danielle da Silva Huergo


Duração: 1 mês.


Justificativa: A criança brasileira infelizmente não tem recebido uma atenção especial como consta no estatuto da criança e do adolescente. A realidade é que nossas crianças estão recebendo todo tipo de informação que não condizem com a sua inocência.
A mídia televisiva coloca na frente das crianças uma programação cheia de sensualidade e violência, ensinando os maus costumes. A escola ao contrário, busca resgatar os valores cívicos, morais, espirituais e os princípios básicos de cidadania.
Certamente, cremos que o que hoje estamos semeando na vida de nossas crianças colheremos delas amanhã.


Objetivos:Que a escola possa resgatar na criança certos valores como:


  • COLABORAÇÃO                 
  • CONVIVÊNCIA                  
  • ATENÇÃO                           
  • HONESTIDADE                  
  • RESPEITO                         
  • NUTRIÇÃO                         
  • RESPONSABILIDADE 
  • GENEROSIDADE              

CONTEÚDOS CONCEITUAIS


  • Pensar sobre o que significa colaborar com as pessoas.

  • Perceber hábitos importantes da vida cotidiana, que vão ajudá-lo a ser uma pessoa agradável com os outros.

  • Convidar a criança a pensar sobre a importância de estar sempre atento.

  • Fazer com que a criança assuma responsabilidades, sem ter medo, fazendo-a pensar sobre o que significa ser honesto.

  • Fazer com que a criança preste atenção nas regras de convivência, fazendo-a pensar sobre o respeito que você tem pelos outros e por si mesmo.

  • Mostrar à criança a importância de se ter bons hábitos alimentares, convidando-a pensar sobre o que significa alimentar-se bem.

  • Que a criança perceba que em uma série de situações da vida real, é importante se tornar uma pessoa responsável, para que as pessoas possam ter confiança nela.

  • Que a criança aprenda o que significa compartilhar as coisas, de forma prazerosa, e saiba sinceramente o que significa ser generoso.


CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS:


·    Durante a leitura do livro com as crianças, fazer pausas para comentar e discutir os tópicos levantados no texto.

·    Questionar, perguntar como se sentem, provocar a empatia.

·   Dramatizar situações com a criança, pedir que as crianças contem experiências que já tiveram com o tema escolhido.

·    Pesquisar com pais, amigos, o que sentiram em certas situações.

·   Pedir que as crianças representem sentimentos e situações através de textos, e desenhos.

·    Levar a criança a refletir, ajudando-a a pensar.

·    Proporcionar jogos, colocando em prática situações propícias a reflexões.


CONTEÚDOS ATITUDINAIS:


  • Que a criança colabore em casa ou na escola, por si mesmas, adquirindo responsabilidade.

  • Que a criança se sinta incentivada a aceitar o desafio de ampliar cada vez mais sua capacidade de ser responsável, fazendo mais e melhor aquilo a que se dedica, assumindo seus papéis de filhos, estudantes colegas, amigos, vizinho.

  • Que a criança saiba valorizar a alimentação percebendo a importância de uma alimentação balanceada para uma vida saudável.

  • Que a criança comece a perceber que as normas devem ser respeitadas por causa de sua finalidade, isto é, por aquilo que as motiva. 

  • Que a criança perceba a importância do auto-respeito e a necessidade da exigência de respeito para consigo mesmo.

  • Que a criança perceba que mentir pode ter importância maior ou menor, dependendo da situação, do motivo, da conseqüência.

  • Que as crianças percebam que as boas-maneiras são muito importantes para garantir um convívio agradável e respeitoso para todos.

  • Que a criança trabalhe e brinque junto com os colegas, percebendo que a colaboração beneficia a todos que convivem num mesmo ambiente.

  • Que a criança possa perceber que prestando atenção no que os adultos dizem, elas aprendem regras básicas, e também atitudes necessárias para garantir sua própria segurança.

  • Que possa ser um agente transmissor e multiplicador de valores, tanto com a família. Quanto com os amigos.


ÁREA DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO.


  • Correspondência

  • Seqüência de figuras

  • Ideia de quantidade

  • Classificação

  • Dominó ( fotocopiar as figuras dos livros)

  • Bingo de palavras ou figuras.

  • Estatísticas ( resultados da pesquisa)


ÁREA DO CONHECIMENTO LÍNGUA PORTUGUESA:  


ORAL:


  • Utilização adequada da linguagem oral.

  • Recontar estórias.

  • Relatar experiências vividas.

  • Crachá.

  • Explicação dos temas, questionamentos.

  • Conversas.

  • Criação de estórias.

  • Dramatizações.

  • Pesquisas.


ESCRITA:


  • Elaboração de textos espontâneos.

  • Aproximação da escrita.

  • Crachás.

  • Atividades no caderno: ditados, caça – palavras, diagramas, ligar palavras, desenhos.

ÁREA DAS ARTES VISUAIS:


Trabalhar as regras na prática em atividades sociais como:


· Modelagem.

· Recorte e colagem.

Jogos.

· Brincadeiras.

· Rotina diária.

· Cartazes.

ÁREA DO MOVIMENTO:


  • Jogos.

  • Danças.

  • Brincadeiras

Tudo que se possa aplicar as regras observadas, proporcionando colocar em prática os temas do projeto.



ÁREA MUSICAL:


  • Músicas que possam se adequar aos temas. 

 

ÁREA DE NATUREZA:


  • Mudança de hábitos.

  • Vídeos instrutivos.

  • Pesquisas.

  • Montagens de painéis. (desenhos, ou os resultados da própria pesquisa).


ÁREA DE SOCIEDADE:


  • Construção de regras.

  • Fatos do dia-a-dia( jornais, rádio, tv)


ÁREA DE IDENTIDADE E AUTONOMIA:


  • Expressar desejos, desagrados, necessidades, preferências, vontades.

  • Respeito e valorização de seu grupo de amigos, família e de outros grupos.

  • Valorização do diálogo como forma de lidar com os conflitos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Projeto Viajando nas letras

               https://www.letras.mus.br/turma-da-monica/fotos.html#268434   Projeto Viajando nas letras Objetivo Geral: Popularizar o livro...