- Prática voltada para a compreensão da realidade social e dos direitos e responsabilidades em relação à vida pessoal e coletiva e a afirmação do princípio da participação. Por isso foram incorporados como temas Transversais a questões referentes à Ética, Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde, Orientação Sexual e Trabalho e Consumo.
- Correspondem a questões importantes, urgentes e
presentes sob várias formas na vida cotidiana.
- Devem ser incorporados nas áreas já existentes e no
trabalho educativo da escola.
- Estão nas diversas áreas porque são questões sociais.
Tratam de processos intensamente vividos pela sociedade, pelas
comunidades, pelas famílias, alunos e educadores.
- Já estão, implícita ou explicitamente, no currículo
escolar.
- A complexidade exige sejam explicados nos
diferentes campos do conhecimento.
- Necessidade de esses Temas serem trabalhadas de
forma contínua, sistemática, abrangente e integradas não áreas ou
disciplinas.
- Transversalidade: pretende integrar as áreas
convencionais de forma a estarem presentes em todas elas, relacionadas às
questões da atualidade e que sejam orientadores também do convívio
escolar.
- Os Temas formam um conjunto articulado.
- TRANSVERSALIDADE:
diz respeito, principalmente, a dimensão didática. À possibilidade de se
estabelecer uma relação entre aprender conhecimentos teoricamente
sistematizados e as questões da vida real e de sua transformação.
- promove uma
concepção abrangente dos diferentes objetos de conhecimento, bem como a
percepção da implicação do sujeito de conhecimento;
- Abre espaço
para a inclusão de saberes extraescolares.
- INTERDISCIPLINALIDADE:
refere-se a uma abordagem epistemológica dos objetos de conhecimento.
Questiona a segmentação dos diferentes campos de conhecimento produzida
por uma abordagem que não leva em conta a inter-relação e influencia entre
eles – questiona a visão compartimentada (disciplinar).
Nenhum comentário:
Postar um comentário