Objetivos
- Conhecer
diversas Histórias infantis;
- Utilizar
a técnica de dramatizar e fazer recontos;
- Oportunizar
a criatividade, imaginação, humor,ilusionismo;
- Desenvolver
habilidades sociais;
- Desenvolver
o hábito de ouvir com atenção;
- Enriquecer
e ampliar o vocabulário;
- Intervir,
posicionar, julgar e modificar subvenções sociais;
- Desenvolver
o pensamento lógico e a rapidez de raciocínio;
- Criar
atitudes desejáveis;
- Permitir
a livre expressão.
Formulação dos Problemas
- Quais
são as leituras que vocês preferem: gibis, livros de histórias, histórias
em quadrinhos, poemas, etc.?
- Vocês
sabem algum história?
- Vocês leem jornais ou revistas? Quais?
Tempo da Atividade
36 horas (módulos de 3 horas)
Material
Para as oficinas: usar material
reciclado como retalhos de tecido, papéis coloridos, pratos de papelão,
saquinhos de embalagens, fitas, brocal, embalagens diversas, durex colorido,
tinta guache, cola colorida, lápis de cor, giz de cera, canetinhas hidrocor,
lã, etc.
Para as apresentações das histórias: vídeo, aparelho de
som, livros de literatura, C.D.,teatro, (apresentações feitas por turmas mais velhas,
da própria escola).
Para a apresentação da teia de histórias: tapete, almofadões,
aparelho de som com música suave, incenso, baú ou caixa grande de papelão
enfeitada com brilho, estrelas, lua.
Para a avaliação: Papel, lápis, lápis
de cor, giz de cera.
Planejamento
Apresentação:
1º Módulo:
Procurar conhecer quais as histórias
infantis que mais interessam à turma.
Planejar oito histórias e a maneira de
serem apresentadas:
* Branca de Neve e os Sete Anões – vídeo
* Dona Baratinha – Contada
* João e Maria – Leitura
* Os Três Porquinhos -C D
Cinderela – vídeo
*
A Bela e a Fera – teatro
* O Príncipe Sapo – contada
* O Príncipe Sapo – contada
* Chapeuzinho Vermelho – teatro
(Cada história será apresentada em um dia,
e o procedimento será o mesmo, em todas as apresentações)
Apresentar a história; fazer o reconto
conjunto, interpretando a história; traçar o perfil dos personagens principais;
copiar o nome da história no caderno ilustrando-a.
2 º ao 9º Módulo: apresentação e
interpretação das histórias.
10º e 11º Módulos:
Preparar material de artes para a
dramatização das histórias. Serão duas oficinas de fantoches, máscaras,
acessórios e objetos que caracterizam as histórias apresentadas. Exemplo: maçã
da Branca de Neve, máscara do Lobo Mau, chapéu de Bruxa, varinha mágica da
Fada, espelho mágico da Madrasta, Sapatinho da Cinderela, Caixinha com moeda de
Dona Baratinha, Coroa do Príncipe Sapo, Fantoches dos Três Porquinhos, capa do
Chapeuzinho Vermelho, rosa encantada da Fera, saquinho com as pedrinhas de
Joãozinho, coroa de Princesa.
Temas Transversais
Ética:
Diálogo, respeito mútuo, responsabilidade,
cooperação, organização, solidariedade. Trabalho coletivo,compartilhar
descobertas.
Pluralidade Cultural: Educação – Diferentes
formas de transmissão de conhecimento: práticas educativas e educadores nas
diferentes culturas; Cidadania: Direitos e deveres individuais e coletivos.
Literatura e tradição: línguas, dialetos, variantes e variação linguística.
Execução
Desenvolvimento:
Das oficinas: Usar material
reciclado para confeccionar as fantasias e adereços. Os moldes já serão
entregues devidamente riscados e cortados. Os alunos se dividirão em grupos de
trabalho e orientados por professora e estagiárias, executarão as atividades
estipuladas.(Algumas peças já se encontrava à disposição da turma, adquiridas
anteriormente, pela escola).
Das apresentações das histórias: Propiciar aos alunos
um ambiente aconchegante e confortável para conhecer as histórias, observando o
planejamento das atividades.
Da teia de histórias: Desafiar os alunos a
fazerem o reconto de todas as histórias ao mesmo tempo, numa mistura aleatória
de personagens. Fazendo uso do tapete, almofadas, música e incenso, preparar um
ambiente propício e agradável. Colocar no baú as fantasias e acessórios
confeccionados e numerados, afixando na tampa do mesmo, uma lista apenas com o
número de peças nele contidas.(Ao colocar as peças , exibi-las novamente às
crianças relembrando a quem pertencem, de que história foi retirada, seu uso na
história, etc).
Quando todas as crianças estiverem
acomodadas no tapete, a professora iniciará a história:
Era uma vez, num bosque rodeado de lindas
montanhas, onde dezenas de pássaros cantavam nos galhos floridos das árvores e
agitavam suas asinhas num vôo apressado na busca de frutinhas para alimentar
seus filhotes a piar nos ninhos. Naquela tarde ensolarada e perfumada de
primavera, debaixo de um ipê amarelo, bem ao lado de um límpido lago,
encontrei........
Aí a professora toca uma das crianças e ela
dirá um número, retirando do baú a peça correspondente, continuando a história
com o que lhe remete na lembrança, o objeto vindo do baú. A criança dará asas a
sua imaginação para colocar o objeto ou o personagem sorteado na história,
continuará contando um pedacinho, depois tocará outra criança e esta deverá dar
seqüência com outro objeto. A história prossegue até todos os objetos e
personagens forem usados ou até quando as crianças permanecerem interessadas.
Avaliação:
Ao final de cada módulo, professor e alunos
farão suas observações e avaliações, oralmente. Terminando por desenharem o que
sentiram com as atividades, o que mais gostaram, ou como gostaria
Bibliografia: BARRIE, J. M..Peter Pan e
outras histórias. Rio de Janeiro, Gamma.
Histórias da Carochinha. São Paulo,
Ática,1987,p.23-9
Nenhum comentário:
Postar um comentário