''A ação criadora dá forma, torna inteligível, compreensível o mundo das emoções’’.
Fayga Ostrower
O educador lida com a arte de educar. O instrumento de sua arte é
a pedagogia. Ciência da educação, do ensinar.
É no seu ensinar que se dá seu aprendizado de artista.
Toda pedagogia sedimenta-se num método. Maneira de ordenar, organizar com
disciplina, a ação pedagógica segundo certos pressupostos teóricos.
Toda pedagogia está sempre engajada a uma concepção de sociedade, política.
É nesse sentido que nesta concepção de educação este educador faz arte, ciência
e política. Faz política quando alicerça seu fazer pedagógico a favor ou contra
uma classe social determinada. Faz ciência quando apoiado no método de investigação
científica estrutura sua ação pedagógica. Faz arte porque cotidianamente
enfrenta-se com o processo de criação na sua prática educativa, onde no
dia-a-dia lida com o imaginário e o inusitado. A ação criadora envolve o
estruturar, dar forma significativa ao conhecimento. Toda ação criadora
consiste em transpor certas possibilidades latentes para o campo do possível,
do real.
Assim como o próprio viver, o criar é "um processo existencial. Não lida
apenas com pensamentos, nem somente com emoções, mas se origina nas profundezas
de nosso ser, onde a emoção permeia os pensamentos ao mesmo tempo que a
inteligência estrutura, organiza as emoções. A ação criadora dá forma, torna
inteligível, compreensível o mundo das emoções" (Fayga Ostrower, Criatividade
e processos de criação). É nessa busca de significado que o educador
estrutura, organiza a consciência de seu viver pedagógico. O ato criador é o
processo de dar forma, dar vida aos nossos desejos. Para isto, é necessário
estar concentrado - com o corpo e a alma presentes - para desenvolver o esforço
na educação do desejo que traz o germe da paixão.
Paixão que precisa ser educada...
No exercício disciplinado de sua arte (mediado por seus instrumentos
metodológicos), é que a paixão de educador é educada.
Educador ensina a pensar, e enquanto ensina, sistematiza e apropria-se do seu
pensar. Pensar é o eixo da aprendizagem.
Para pensar e aprender tem-se que perguntar. E para perguntar é necessário
existir espaço de liberdade e abertura para o prazer e sofrimento inerentes a
todo processo de construção do conhecimento.
A pergunta é um dos sintomas do saber. Toda pergunta revela o nível da hipótese
em que se encontra o pensamento e a construção do novo conhecimento. Revela
também a intensidade da chama do desejo, da curiosidade de vida.
Ansiedades, confusões e insegurança são constitutivas do processo de pensar e
aprender. Assim como também o imaginar, o fantasiar e o sonhar. Não existe
pensamento criador sem estes ingredientes.
Educador ensina a pensar. Mas somente pensar não basta. Educador ensina a
pensar e agir, segundo o que se pensa, enquanto se faz.
Nesta concepção de educação o educador é um leitor, escritor, pesquisador, que
faz ciência da educação.
Educadora
Texto publicado no Cadernos Pedagógicos,Observação, Registro, Reflexão.
Série Fundamentos.
Fonte: http://www.ppd.net.br/a-aventura-de-ensinar-criar-e-educar/
Nenhum comentário:
Postar um comentário