segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Conteúdos programáticos de História e Geografia no Ensino Fundamental I

Resultado de imagem para históriaResultado de imagem para  geografia
OBJETIVOS GERAIS

 Construir o raciocínio histórico-geográfico desenvolvendo a consciência crítica do educando;
 Compreender o tempo histórico e o espaço geográfico como objetos de investigação da ciência;
 Instrumentalizar o educando para a compreensão do espaço geográfico como produção social e histórica;
 Compreender a inter-relação entre sociedade, natureza e trabalho na produção do referencial humano;
 Construir a noção de tempo histórico;
 Identificar as transformações das sociedades e o homem como agente/objeto dessas transformações;
 Reconhecer a importância da memória histórica como referencial de identidade sócio-cultural;
 Compreender, através da construção de conceitos, o mundo em que vive.

EIXO TEMÁTICO: CONSCIÊNCIA COLETIVA E CIDADANIA

BLOCOS TEMÁTICOS

ESPAÇO/TEMPO NATUREZA/SOCIEDADE TRABALHO/CULTURA

 A representação gráfica e suas linguagens.
 O ser humano no espaço e no tempo.
 O homem e a construção dos diversos ambientes.
 Estudo de indivíduos ou grupos sociais que, por sua atuação, promoveram ou promovem mudanças histórico-geográficas.
 Construção de linhas de tempo a partir de diferentes referenciais.
 Transição gradativa do espaço vivido imediato para o espaço concebido.
 Transição gradativa da escala temporal concreta para a escala.
 A população na perspectiva da mobilidade, das condições de vida, da especialidade e territorialização das culturas.
 A relação cidade/campo.
 Organização do território e as novas territorialidades do espaço geográfico.
 Formação familiar – tipos de famílias e grupos nos tempos históricos.
Vida cotidiana da população brasileira: espaços doméstico e público; religiosidade; festas regionais, educação e alimentação.
 Relação entre proteção e as identidades e diferenças étnicas, culturais, religiosas, nacionais e sociais, demarcando os lugares e as regiões, no contexto histórico em que estão inseridas.
 O espaço histórico/geográfico e as relações sócio-ambientais, culturais, políticas e econômicas.
 Reconhecimento e valorização das atividades de trabalho como forma de interação humana e de transformação do ambiente
 Fontes históricas: constituição, recuperação, identificação e preservação de materiais diversos.
 As questões relativas à propriedade coletiva e individual temporal abstrata preservação do ambiente, qualidade de vida e saúde


COMPETÊNCIAS GERAIS A SEREM DESENVOLVIDAS NO ENSINO FUNDAMENTAL

AUTONOMIA E ORDENAÇÃO DOS CONTEÚDOS A PARTIR DOS ASPECTOS HISTÓRICO/ GEOGRÁFICOS

 As definições relacionadas às ciências histórico/geográficas, assim como os temas relacionados, deverão estar diluídas nas quatro séries;
 Sugere-se como recursos metodológicos a leitura, interpretação e confecção de gráficos e tabelas, como formas de representação da realidade;
 Em relação a geoastronomia, não há preocupação em definir todos os elementos do Universo, mas perceber o planeta Terra como um todo e também como espaço geográfico;
 Ao refletir sobre o conceito de sociedade é necessário ir além das formas de organização dos grupos e entre estes, mas também o reflexo dos mesmos nas formas de estratificação e de relações de poder;
 Ênfase na compreensão dos conceitos básicos de cultura e sociedade, que tornam possível a consciência do aluno de sua identidade social, viabilizando a construção de uma consciência de si mesmo para além da simples apreensão de seu papel social, mas a construção da noção de diferença e a percepção do outro no tempo e no espaço;
 Os objetivos propostos em cada série devem proporcionar um certo sentido cronológico e um enfoque mais voltado para o social, a partir das concepções de mundo, história e sociedade, bem como com a realidade em que a escola está inserida.

DISTRIBUIÇÃO DOS CONTEÚDOS – HISTÓRIA/GEOGRAFIA 1º ANO

Aspectos históricos:

Quem sou eu?
o Sou assim
o A minha história

Aspectos geográficos:

Brincar, observar e conhecer.

 Observando o que nos rodeia.
 Diferentes relações
 Conhecendo o que está ao nosso redor

A moradia:

 Diferentes tipos de moradia
 Por dentro da casa

Aspectos históricos:

Vivendo em família:

 Diferentes famílias
 Quem é quem na família
 Regras de convivência na família

Aspectos geográficos:

A escola

 A importância da escola
 O espaço da escola
 A sala de aula

No caminho da escola:

 O caminho da escola
 Os elementos da natureza e os elementos construídos pelo ser humano.
 Registrando os caminhos

Aspectos históricos:

Convivendo na escola:

 A escola
 Quem é quem na escola
 Regras e combinados para conviver na
escola.

Entre amigos:

 A importância de se relacionar
 Regras de convivência

Aspectos geográficos:

O caminho nas ruas

 Trânsito e sinalização
 Segurança no trânsito
 Meios de transporte

Meios de comunicação:

 Como e porque se comunicar
 Os meios de comunicação

DISTRIBUIÇÃO DOS CONTEÚDOS – HISTÓRIA/GEOGRAFIA 2º ANO

ASPECTOS HISTÓRICOS:

Muito Prazer

 Você e seu nome
 Você tem história

Amigos aqui e ali

 Estar junto
 Compartilhando as decisões

É bom ter família

 Você não vive só
 Família sempre

Que fome

 De dar agua na boca
 Alimentando-se ao longo do tempo

ASPECTOS GEOGRÁFICOS:

A moradia

 Os diferentes tipos de moradia
 A construção da moradia

ASPECTOS HISTÓRICOS:

Um lugar para morar

 Quem mora aqui?
 Era uma vez uma casa

Lugares de Aprender

 Conviver e aprender
 Escolas de outros tempos

ASPECTOS GEOGRÁFICOS:

A moradia onde vivemos

 A moradia por dentro
 A localização da moradia

A sala de aula

 Objetos e organização de sala de aula
 Representação de sala de aula

A escola

 As diferentes escolas
 As dependências da escola

Trabalho e conservação da escola

 Os profissionais da escola
 Problema do lixo na escola

ASPECTOS HISTÓRICOS:

É hora de diversão

 Hora de brincar
 Brinquedo tem história

É bom ser criança

 O direito das crianças
 O trabalho infantil

ASPECTOS GEOGRÁFICOS:

As ruas

 As ruas são diferentes umas das outras
 Localizando e identificando ruas

Lugares e caminhos

 Da casa à escola
 O trânsito

Bairro, trabalho e convivência

 Trabalho nas ruas do bairro
 Convivência e vizinhança

DISTRIBUIÇÃO DOS CONTEÚDOS – HISTÓRIA E GEOGRAFIA 3º ANO

HISTÓRIA

O lugar onde eu moro

 Moradias de ontem e hoje
 Dois modelos históricos de construção
 Ruas e bairros
 Gente que faz!
 Um pedaço da cidade
 Rede de ideia

Vivendo nas cidades

 Profissões antigas e aulas
 Rede de ideias
 Convivência
 Cartas e reclamação

Como as cidades se desenvolvem?

 A formação das cidades brasileiras
 O desenvolvimento das cidades brasileiras
 Gente que faz!
 Fortes e fortalezas: patrimônio histórico
 A primeira vila e a primeira capital do Brasil
 Rede de ideias

HISTÓRIA

Ligando os lugares

Meios de transporte por terra: presente e passado
Meios de transporte pelas águas e pelos ares
Gente que faz!
Patrimônio imaterial
O transporte aéreo
Rede de ideias
Convivência
Segurança no trânsito

O universo da comunicação

A comunicação imprensa
Outros meios de comunicação
Gente que faz!
Linha do tempo
Rede de ideia

O cotidiano do trabalho

Trabalho no engenho de açúcar
O trabalho nas fábricas
As fábricas de brincadeiras
Gente que faz!
Memória oral
Rede de ideias
Convivência
Voluntariado

HISTÓRIA

Os indígenas

 Quem são sos indígenas
 O dia a dia em uma aldeia indígena gente que faz!
 Diversidade cultural
 Rede de ideias

Trabalho e lazer

 É hora hora de se divertir
 Como o teatro acontece
 O circo é um espetáculo muito antigo
 Gente que faz!
 Memórias de artista: Mauricio de Sousa e os quadrinhos
 É hora de aprender e de sonhar
 O escritor: inventor de historias
 Rede de ideias
 Convivência
 Teatro de bonecos


GEOGRAFIA

O BAIRRO O LUGAR PARA VIVER

 O dia a dia no bairro
 Localização dos bairros
 Bairros no campo e na cidade
 As cidades e seus bairros
 Rede de ideias
 Convivência
 Festa no bairro

REPRESENTANDO PAISAGENS

 Representação da paisagem
 Diferentes pontos de vista
 Fotografias, plantas e maquetes.
 O bairro visto de cima
 A maquete
 Gente que faz!
 A maquete dos arredores da escola
 Rede de ideias

ENCONTRAR LUGARES

 Localizando lugares
 Encontrando caminhos e ruas
 Orientação pelos pontos cardeais
 Orientação pelo Sol
 Encontrando as direções
 Gente que faz!
 Encontrando as direções
 Rede de ideias

GEOGRAFIA

TRANSFORMAÇÕES DAS PAISAGENS

 A paisagem e seus elementos
 A paisagem é transformada
 O passado e o presente na paisagem
 Gente que faz!
 Histórias de vida e mudanças na paisagem
 Rede de ideias

OS ESPAÇOS DO BAIRRO

 Espaços públicos e privados
 Espaço de lazer
 Gente que faz!
 É hora de lazer!
 Rede de ideias
 Convivência
 Parque e praças no bairro

O AMBIENTE EM PERIGO

 Problemas ambientais
 A poluição
 Tipos de poluição
 Poluição do ar
 Poluição das águas
 Poluição sonora e visual
 Rede de ideias

GEOGRAFIA

SERVIÇOS PÚBLICOS

 A água e a energia
 Outros serviços públicos
 Quem paga pelos serviços públicos
 Rede de ideias
 Convivência
 Os serviços públicos do lugar onde moro

O BAIRRO NO MUNICÍPIO

 Os limites do município
 Município: campo e cidade
 A administração do município
 Gente que faz!
 Quem administra o meu município?

4º ANO

A história das navegações:

 Noções de localização através do estudo dos pontos Cardeais e Colaterais;
 A contagem dos séculos;
 O entendimento sobre Continente, Países, Regiões, Estados e Municípios;
 A grande aventura das Navegações;
 Os habitantes da América.

Os portugueses chegam ao novo mundo:

 A intencionalidade da chegada de Cabral ao Brasil;
 O clima, a dimensão e a beleza das terras “descobertas” pelos portugueses;
 O período pré-colonial do Brasil;
 Os acidentes geográficos da nova terra conhecida pelos portugueses;
 O modo de vida dos indígenas.

Henrique chega ao Espírito Santo a bordo da nau Glória:

 A viagem, a chegada de Vasco Fernandes Coutinho e a recepção dos índios;
 A primeira vila e os primeiros tempos da colonização;
 As dificuldades encontradas pelo primeiro donatário da capitania do Espírito Santo.

Mudanças no Brasil e no Espírito Santo:

 O trabalho dos Jesuítas – destaque para Frei Pedro Palácios e José de Anchieta;
 Como se desenvolveu o engenho de açúcar e a importância para o desenvolvimento econômico da Colônia.

Invasões estrangeiras no Brasil e no ES:

 Os indígenas;
 O português;
 A vida dos negros escravos;
 A formação do nosso povo.

A terra privilegiada do Espírito Santo:

 As diferentes formas de relevo do Estado;
 A fauna e a flora;
 A preservação ambiental;
 As riquezas hídricas do Estado.

O bisneto de Henrique descobre relatos da história do Espírito Santo:

 A importância do ouro como elemento de riqueza e relações comerciais para o europeu;
 Consequências da descoberta do ouro para as terras capixabas (barreira verde, isolamento e militarização da Capitania do Espírito Santo);
 As mudanças sociais e econômicas do Brasil a partir do ciclo da mineração;
 A conjuração mineira.

Por decreto de um príncipe português, o Espírito Santo começa a melhorar de vida:

 A vinda da corte portuguesa para o Brasil;
 A importância dos primeiros imigrantes;
 A ocupação das terras capixabas;
 A importância do rio Doce como via de acesso ao interior da Capitania.
 A formação dos primeiros grupos políticos.

O café no Espírito Santo:

 A produção do café e a riqueza gerada
 As regiões produtoras de café no Brasil.
 A vinda dos imigrantes para os cafezais.
 O desenvolvimento social e econômico do Estado a partir do café.

Um novo personagem fecha a história do século XIX, dando início ao século XX:

 A resistência à escravidão: a formação dos Quilombos;
 A história de Queimados;
 Os primeiros governantes do Espírito Santo - republicanos e suas obras;

A volta da liberdade na política brasileira e capixaba:

 Os primeiros governantes e suas obras nos anos: 40, 50, 60, 70, 80;
 A erradicação dos cafezais e os grandes projetos industriais;
 O crescimento urbano e a urbanização;
 Conscientização ecológica;

Os anos finais do século XX e a entrada no século XXI:

 O Espírito Santo no século XXI: riquezas minerais, petróleo e gás natural;
 A variedade agrícola do Estado;
 Valorização do nosso Estado, sua história e seu povo;
 Valorização dos museus capixabas.

DISTRIBUIÇÃO DOS CONTEÚDOS – HISTÓRIA/GEOGRAFIA
5º ANO

Conceito de História / Geografia

Aspectos históricos:

 O que é História?
 Fontes Históricas – os historiadores
 A árvore que virou riqueza
 A riqueza do açúcar
 As missões jesuíticas
 Entradas e bandeiras
 A corrida do ouro
 Tropeiros abastecem as Minas

Aspectos geográficos:

 O que é Geografia?
 O Sistema Solar e o planeta Terra
 Terra: continentes e oceanos
 O Brasil e a América
 Aspectos do território brasileiro

Aspectos históricos:

 O império luso-brasileiro
 O Primeiro reinado
 Da Regência ao Segundo Reinado
 A cultura do café

Aspectos geográficos:

 Os climas do Brasil
 A vegetação brasileira
 O relevo
 Os rios do Brasil
 As divisões regionais do Brasil
 Aspectos das grandes divisões do IBGE

Aspectos históricos:

 O fim da Monarquia
 O Brasil republicano
 A Primeira República (1889-1930)
 A Era Vargas
 Dos anos dourados aos anos de chumbo
 O retorno da democracia

Aspectos geográficos:

 Quantos somos?
 Distribuição da população no território
 A origem do povo brasileiro
 De um lugar para outro
 As desigualdades sociais
 Qualidade de vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Projeto Viajando nas letras

               https://www.letras.mus.br/turma-da-monica/fotos.html#268434   Projeto Viajando nas letras Objetivo Geral: Popularizar o livro...