OBJETIVOS GERAIS
Construir o raciocínio histórico-geográfico desenvolvendo a consciência crítica do educando;
Compreender o tempo histórico e o espaço geográfico como objetos de investigação da ciência;
Instrumentalizar o educando para a compreensão do espaço geográfico como produção social e histórica;
Compreender a inter-relação entre sociedade, natureza e trabalho na produção do referencial humano;
Construir a noção de tempo histórico;
Identificar as transformações das sociedades e o homem como agente/objeto dessas transformações;
Reconhecer a importância da memória histórica como referencial de identidade sócio-cultural;
Compreender, através da construção de conceitos, o mundo em que vive.
EIXO TEMÁTICO: CONSCIÊNCIA COLETIVA E CIDADANIA
BLOCOS TEMÁTICOS
ESPAÇO/TEMPO NATUREZA/SOCIEDADE TRABALHO/CULTURA
A representação gráfica e suas linguagens.
O ser humano no espaço e no tempo.
O homem e a construção dos diversos ambientes.
Estudo de indivíduos ou grupos sociais que, por sua atuação, promoveram ou promovem mudanças histórico-geográficas.
Construção de linhas de tempo a partir de diferentes referenciais.
Transição gradativa do espaço vivido imediato para o espaço concebido.
Transição gradativa da escala temporal concreta para a escala.
A população na perspectiva da mobilidade, das condições de vida, da especialidade e territorialização das culturas.
A relação cidade/campo.
Organização do território e as novas territorialidades do espaço geográfico.
Formação familiar – tipos de famílias e grupos nos tempos históricos.
Vida cotidiana da população brasileira: espaços doméstico e público; religiosidade; festas regionais, educação e alimentação.
Relação entre proteção e as identidades e diferenças étnicas, culturais, religiosas, nacionais e sociais, demarcando os lugares e as regiões, no contexto histórico em que estão inseridas.
O espaço histórico/geográfico e as relações sócio-ambientais, culturais, políticas e econômicas.
Reconhecimento e valorização das atividades de trabalho como forma de interação humana e de transformação do ambiente
Fontes históricas: constituição, recuperação, identificação e preservação de materiais diversos.
As questões relativas à propriedade coletiva e individual temporal abstrata preservação do ambiente, qualidade de vida e saúde
COMPETÊNCIAS GERAIS A SEREM DESENVOLVIDAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
AUTONOMIA E ORDENAÇÃO DOS CONTEÚDOS A PARTIR DOS ASPECTOS HISTÓRICO/ GEOGRÁFICOS
As definições relacionadas às ciências histórico/geográficas, assim como os temas relacionados, deverão estar diluídas nas quatro séries;
Sugere-se como recursos metodológicos a leitura, interpretação e confecção de gráficos e tabelas, como formas de representação da realidade;
Em relação a geoastronomia, não há preocupação em definir todos os elementos do Universo, mas perceber o planeta Terra como um todo e também como espaço geográfico;
Ao refletir sobre o conceito de sociedade é necessário ir além das formas de organização dos grupos e entre estes, mas também o reflexo dos mesmos nas formas de estratificação e de relações de poder;
Ênfase na compreensão dos conceitos básicos de cultura e sociedade, que tornam possível a consciência do aluno de sua identidade social, viabilizando a construção de uma consciência de si mesmo para além da simples apreensão de seu papel social, mas a construção da noção de diferença e a percepção do outro no tempo e no espaço;
Os objetivos propostos em cada série devem proporcionar um certo sentido cronológico e um enfoque mais voltado para o social, a partir das concepções de mundo, história e sociedade, bem como com a realidade em que a escola está inserida.
DISTRIBUIÇÃO DOS CONTEÚDOS – HISTÓRIA/GEOGRAFIA 1º ANO
Aspectos históricos:
Quem sou eu?
o Sou assim
o A minha história
Aspectos geográficos:
Brincar, observar e conhecer.
Observando o que nos rodeia.
Diferentes relações
Conhecendo o que está ao nosso redor
A moradia:
Diferentes tipos de moradia
Por dentro da casa
Aspectos históricos:
Vivendo em família:
Diferentes famílias
Quem é quem na família
Regras de convivência na família
Aspectos geográficos:
A escola
A importância da escola
O espaço da escola
A sala de aula
No caminho da escola:
O caminho da escola
Os elementos da natureza e os elementos construídos pelo ser humano.
Registrando os caminhos
Aspectos históricos:
Convivendo na escola:
A escola
Quem é quem na escola
Regras e combinados para conviver na
escola.
Entre amigos:
A importância de se relacionar
Regras de convivência
Aspectos geográficos:
O caminho nas ruas
Trânsito e sinalização
Segurança no trânsito
Meios de transporte
Meios de comunicação:
Como e porque se comunicar
Os meios de comunicação
DISTRIBUIÇÃO DOS CONTEÚDOS – HISTÓRIA/GEOGRAFIA 2º ANO
ASPECTOS HISTÓRICOS:
Muito Prazer
Você e seu nome
Você tem história
Amigos aqui e ali
Estar junto
Compartilhando as decisões
É bom ter família
Você não vive só
Família sempre
Que fome
De dar agua na boca
Alimentando-se ao longo do tempo
ASPECTOS GEOGRÁFICOS:
A moradia
Os diferentes tipos de moradia
A construção da moradia
ASPECTOS HISTÓRICOS:
Um lugar para morar
Quem mora aqui?
Era uma vez uma casa
Lugares de Aprender
Conviver e aprender
Escolas de outros tempos
ASPECTOS GEOGRÁFICOS:
A moradia onde vivemos
A moradia por dentro
A localização da moradia
A sala de aula
Objetos e organização de sala de aula
Representação de sala de aula
A escola
As diferentes escolas
As dependências da escola
Trabalho e conservação da escola
Os profissionais da escola
Problema do lixo na escola
ASPECTOS HISTÓRICOS:
É hora de diversão
Hora de brincar
Brinquedo tem história
É bom ser criança
O direito das crianças
O trabalho infantil
ASPECTOS GEOGRÁFICOS:
As ruas
As ruas são diferentes umas das outras
Localizando e identificando ruas
Lugares e caminhos
Da casa à escola
O trânsito
Bairro, trabalho e convivência
Trabalho nas ruas do bairro
Convivência e vizinhança
DISTRIBUIÇÃO DOS CONTEÚDOS – HISTÓRIA E GEOGRAFIA 3º ANO
HISTÓRIA
O lugar onde eu moro
Moradias de ontem e hoje
Dois modelos históricos de construção
Ruas e bairros
Gente que faz!
Um pedaço da cidade
Rede de ideia
Vivendo nas cidades
Profissões antigas e aulas
Rede de ideias
Convivência
Cartas e reclamação
Como as cidades se desenvolvem?
A formação das cidades brasileiras
O desenvolvimento das cidades brasileiras
Gente que faz!
Fortes e fortalezas: patrimônio histórico
A primeira vila e a primeira capital do Brasil
Rede de ideias
HISTÓRIA
Ligando os lugares
Meios de transporte por terra: presente e passado
Meios de transporte pelas águas e pelos ares
Gente que faz!
Patrimônio imaterial
O transporte aéreo
Rede de ideias
Convivência
Segurança no trânsito
O universo da comunicação
A comunicação imprensa
Outros meios de comunicação
Gente que faz!
Linha do tempo
Rede de ideia
O cotidiano do trabalho
Trabalho no engenho de açúcar
O trabalho nas fábricas
As fábricas de brincadeiras
Gente que faz!
Memória oral
Rede de ideias
Convivência
Voluntariado
HISTÓRIA
Os indígenas
Quem são sos indígenas
O dia a dia em uma aldeia indígena gente que faz!
Diversidade cultural
Rede de ideias
Trabalho e lazer
É hora hora de se divertir
Como o teatro acontece
O circo é um espetáculo muito antigo
Gente que faz!
Memórias de artista: Mauricio de Sousa e os quadrinhos
É hora de aprender e de sonhar
O escritor: inventor de historias
Rede de ideias
Convivência
Teatro de bonecos
GEOGRAFIA
O BAIRRO O LUGAR PARA VIVER
O dia a dia no bairro
Localização dos bairros
Bairros no campo e na cidade
As cidades e seus bairros
Rede de ideias
Convivência
Festa no bairro
REPRESENTANDO PAISAGENS
Representação da paisagem
Diferentes pontos de vista
Fotografias, plantas e maquetes.
O bairro visto de cima
A maquete
Gente que faz!
A maquete dos arredores da escola
Rede de ideias
ENCONTRAR LUGARES
Localizando lugares
Encontrando caminhos e ruas
Orientação pelos pontos cardeais
Orientação pelo Sol
Encontrando as direções
Gente que faz!
Encontrando as direções
Rede de ideias
GEOGRAFIA
TRANSFORMAÇÕES DAS PAISAGENS
A paisagem e seus elementos
A paisagem é transformada
O passado e o presente na paisagem
Gente que faz!
Histórias de vida e mudanças na paisagem
Rede de ideias
OS ESPAÇOS DO BAIRRO
Espaços públicos e privados
Espaço de lazer
Gente que faz!
É hora de lazer!
Rede de ideias
Convivência
Parque e praças no bairro
O AMBIENTE EM PERIGO
Problemas ambientais
A poluição
Tipos de poluição
Poluição do ar
Poluição das águas
Poluição sonora e visual
Rede de ideias
GEOGRAFIA
SERVIÇOS PÚBLICOS
A água e a energia
Outros serviços públicos
Quem paga pelos serviços públicos
Rede de ideias
Convivência
Os serviços públicos do lugar onde moro
O BAIRRO NO MUNICÍPIO
Os limites do município
Município: campo e cidade
A administração do município
Gente que faz!
Quem administra o meu município?
4º ANO
A história das navegações:
Noções de localização através do estudo dos pontos Cardeais e Colaterais;
A contagem dos séculos;
O entendimento sobre Continente, Países, Regiões, Estados e Municípios;
A grande aventura das Navegações;
Os habitantes da América.
Os portugueses chegam ao novo mundo:
A intencionalidade da chegada de Cabral ao Brasil;
O clima, a dimensão e a beleza das terras “descobertas” pelos portugueses;
O período pré-colonial do Brasil;
Os acidentes geográficos da nova terra conhecida pelos portugueses;
O modo de vida dos indígenas.
Henrique chega ao Espírito Santo a bordo da nau Glória:
A viagem, a chegada de Vasco Fernandes Coutinho e a recepção dos índios;
A primeira vila e os primeiros tempos da colonização;
As dificuldades encontradas pelo primeiro donatário da capitania do Espírito Santo.
Mudanças no Brasil e no Espírito Santo:
O trabalho dos Jesuítas – destaque para Frei Pedro Palácios e José de Anchieta;
Como se desenvolveu o engenho de açúcar e a importância para o desenvolvimento econômico da Colônia.
Invasões estrangeiras no Brasil e no ES:
Os indígenas;
O português;
A vida dos negros escravos;
A formação do nosso povo.
A terra privilegiada do Espírito Santo:
As diferentes formas de relevo do Estado;
A fauna e a flora;
A preservação ambiental;
As riquezas hídricas do Estado.
O bisneto de Henrique descobre relatos da história do Espírito Santo:
A importância do ouro como elemento de riqueza e relações comerciais para o europeu;
Consequências da descoberta do ouro para as terras capixabas (barreira verde, isolamento e militarização da Capitania do Espírito Santo);
As mudanças sociais e econômicas do Brasil a partir do ciclo da mineração;
A conjuração mineira.
Por decreto de um príncipe português, o Espírito Santo começa a melhorar de vida:
A vinda da corte portuguesa para o Brasil;
A importância dos primeiros imigrantes;
A ocupação das terras capixabas;
A importância do rio Doce como via de acesso ao interior da Capitania.
A formação dos primeiros grupos políticos.
O café no Espírito Santo:
A produção do café e a riqueza gerada
As regiões produtoras de café no Brasil.
A vinda dos imigrantes para os cafezais.
O desenvolvimento social e econômico do Estado a partir do café.
Um novo personagem fecha a história do século XIX, dando início ao século XX:
A resistência à escravidão: a formação dos Quilombos;
A história de Queimados;
Os primeiros governantes do Espírito Santo - republicanos e suas obras;
A volta da liberdade na política brasileira e capixaba:
Os primeiros governantes e suas obras nos anos: 40, 50, 60, 70, 80;
A erradicação dos cafezais e os grandes projetos industriais;
O crescimento urbano e a urbanização;
Conscientização ecológica;
Os anos finais do século XX e a entrada no século XXI:
O Espírito Santo no século XXI: riquezas minerais, petróleo e gás natural;
A variedade agrícola do Estado;
Valorização do nosso Estado, sua história e seu povo;
Valorização dos museus capixabas.
DISTRIBUIÇÃO DOS CONTEÚDOS – HISTÓRIA/GEOGRAFIA
5º ANO
Conceito de História / Geografia
Aspectos históricos:
O que é História?
Fontes Históricas – os historiadores
A árvore que virou riqueza
A riqueza do açúcar
As missões jesuíticas
Entradas e bandeiras
A corrida do ouro
Tropeiros abastecem as Minas
Aspectos geográficos:
O que é Geografia?
O Sistema Solar e o planeta Terra
Terra: continentes e oceanos
O Brasil e a América
Aspectos do território brasileiro
Aspectos históricos:
O império luso-brasileiro
O Primeiro reinado
Da Regência ao Segundo Reinado
A cultura do café
Aspectos geográficos:
Os climas do Brasil
A vegetação brasileira
O relevo
Os rios do Brasil
As divisões regionais do Brasil
Aspectos das grandes divisões do IBGE
Aspectos históricos:
O fim da Monarquia
O Brasil republicano
A Primeira República (1889-1930)
A Era Vargas
Dos anos dourados aos anos de chumbo
O retorno da democracia
Aspectos geográficos:
Quantos somos?
Distribuição da população no território
A origem do povo brasileiro
De um lugar para outro
As desigualdades sociais
Qualidade de vida
Nenhum comentário:
Postar um comentário