Os termos acessórios da oração são o vocativo, o aposto, o adjunto adverbial e o adjunto adnominal, os quais que não são essenciais, no entanto, auxiliam no acréscimo de informação.
Em outras palavras, são termos que possuem uma função secundária na construção sintática das orações, embora sejam indispensáveis nalguns casos.
Todos eles têm como função exprimir circunstâncias, caracterizar os seres e determinar os substantivos. Vejamos abaixo cada um deles:
Aposto
Termo acessório que tem como função explicar, resumir, especificar sobre algo que já foi dito anteriormente. Geralmente, ele é separado por vírgulas, parênteses ou travessões.
Segundo a intenção do discurso o aposto é classificado em: explicativo, distributivo, enumerativo, comparativo e resumidor.
Exemplo: Doutora Ana, a melhor nutricionista da cidade, foi galardoada essa semana. (aposto explicativo)
Vocativo
Termo utilizado para evocar, chamar ou interpelar o falante, sendo portanto, um termo independente, posto que não possui relação sintática com outro termo da oração. Geralmente o vocativo é separado por vírgulas.
Exemplo: Querido, venha pela Avenida Rebouças pois o trânsito diminuiu.
Adjunto Adverbial
Termos que complementam os verbos, advérbios ou adjetivos indicando uma circunstância. De acordo com a finalidade que exprimem eles são classificados em: modo, tempo, intensidade, negação, afirmação, dúvida, finalidade, matéria, lugar, meio, concessão, argumento, companhia, causa, assunto, instrumento, fenômeno da natureza, paladar, sentimento, preço, oposição, acréscimo, condição.
Exemplo: Os doces estavam muito saborosos. (adjunto adverbial de intensidade)
Adjunto Adnominal
Termos que acompanham o substantivo tendo como função caracterizar, modificar, determinar ou qualificar o nome. Os adjuntos adnominais podem ser: pronomes, numerais, artigos, adjetivos e locuções adjetivas.
Exemplo: Os seus amigos foram divertidos comigo.
Fonte: https://www.todamateria.com.br/termos-acessorios-da-oracao/
Nenhum comentário:
Postar um comentário