O asterisco (*) é parte integrante dos sinais de pontuação da língua portuguesa. Muitas pessoas têm dúvidas sobre sua função, além de como e quando utilizá-lo. E você, sabe quais são as funções do asterisco? Que tal conhecer uma breve história sobre esse sinal gráfico?
A palavra “asterisco” é proveniente do latim asteriscum, cujo significado é “estrelinha”. Isso mesmo, estrelinha. Muitas pessoas utilizam essa expressão informal para denominar o sinal gráfico sem nem mesmo saber que acertaram em cheio na etimologia da palavra. Além de sua função na língua portuguesa, o asterisco também atua como um caractere curinga na informática, pois pode substituir qualquer caractere nas ferramentas de busca. Seu formato de estrela pode sofrer variações: algumas formas apresentam cinco pontas, enquanto outras, seis pontas.
Mas e as funções do asterisco na língua portuguesa? Feito esse breve histórico sobre o sinal, observe as situações de uso em que ele está inserido:
- É colocado depois e em cima de uma palavra do trecho para se fazer uma citação ou comentário qualquer sobre o termo em uma nota de rodapé:
A palavra tristeza é formada pelo adjetivo triste acrescido do sufixo -eza*.
* O sufixo -eza é um sufixo nominal que é justaposto a um adjetivo, originando um novo substantivo.
- Quando repetido três vezes, indica uma omissão ou lacuna em um texto, principalmente em substituição a um substantivo próprio:
O menor *** foi apreendido e depois encaminhado aos responsáveis.
- Quando colocado antes e no alto da palavra, representa o vocábulo como uma forma hipotética, isto é, cuja existência é provável, mas não comprovada:
Parecer, do latim *parescere.
- Antes de uma frase para indicar que ela é agramatical, ou seja, uma frase que não respeita as regras da gramática.
* Edifício elaborou projeto o engenheiro.
Além das funções do asterisco que agora conhecemos, há ainda outra observação importante a se fazer, que diz respeito a uma dúvida linguística: asterisco ou asterístico, qual forma está correta?
Bom, ao longo do nosso texto empregamos a palavra “asterisco”, mesmo porque a forma “asterístico” não existe, portanto, está incorreta. Ela não existe na modalidade escrita, visto que muitos falantes empregam-na por não conhecer o vocábulo correto. “Asterístico”, nunca mais!
Luana Castro Alves Perez
Fonte: https://portugues.uol.com.br/gramatica/funcoes-asterisco.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário