Por motivos alheios a minha vontade a postagem de quarta - feira será impreterivelmente postada hoje, quinta - feira.
Desde já agradeço a compreenssão.
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Sacolinha de fatos:
Material:
cartões com os fatos em nível dos alunos e sacola.
Como jogar:4
a 6 jogadores ou turma dividida em equipes. Cada criança sorteia um cartão e fala o
resultado. Se ela acertar, guarda o cartão consigo. Se errar, coloca o cartão
novamente na sacola. Será vencedor o aluno que ficar com maior número de
cartões.
Jogo das fichas:
Material:
fichas com continhas.
Como jogar:A
classe será dividida em 2 grupos. Um aluno apresentará uma ficha com o fato e
outro aluno falará o resultado. Quem errar terá que pagar prenda, cantar, fazer
imitação, recitar. Um aluno de cada grupo irá marcando no quadro de acertos.
Será vencedor o grupo que conseguir maior número de acertos.
Pescaria das continhas:
Material:1
caixote com areia ou serragem, cartões em formato de peixes com os fatos da
adição.
Cada
criança, na sua vez, retira o peixinho, fala o fato e a resposta. Se acertar,
guarda o peixinho para si. No final, quem tiver mais peixes, vence.
Feirinha dos fatos
Material:24
cartões com formato de frutas com os fatos da adição.
24
cartões com os resultados também com formato de frutas.
Como jogar: 4 jogadores.
Cada criança recebe 6 cartões com os fatos. Os demais cartões com os resultados
dos fatos ficando sobre a mesa com a face para baixo. Na sua vez de jogar, a
criança vira um cartão e vê se é o resultado de algum fato que está com ela. Se
acertar, ela fica com o cartão. Se errar, devolve, colocando-o de volta ao
cesto da mesa.
Sacolinha de fatos:
Material:
cartões com os fatos em nível dos alunos e sacola.
Como jogar: 4 a 6 jogadores ou turma
dividida em equipes.
Cada criança sorteia um cartão e fala o resultado. Se ela
acertar, guarda o cartão consigo. Se errar, coloca o cartão novamente na
sacola. Será vencedor o aluno que ficar com maior número de cartões.
Jogo das fichas:
Material:
fichas com continhas.
Como jogar: A
classe será dividida em 2 grupos. Um aluno apresentará uma ficha com o fato e
outro aluno falará o resultado. Quem errar terá que pagar prenda, cantar, fazer
imitação, recitar. Um aluno de cada grupo irá marcando no quadro de
acertos. Será vencedor o grupo que conseguir maior número de acertos.
Jogo de Bingo:
Material:
cartela, lápis, 100 fichinhas numeradas de 100 a 199 e grãos de feijão.
Modo de jogar:
Escolha 9 números de 100 a
199 e escreva-os na cartela. Ao sortear o número o professor trabalhará da
seguinte forma: É o sucessor de 101. É o antecessor de 151. É formado por
1 centena, 3 dezenas e 7 unidades. É o resultado de 100 + 50. Enfim, criar
diferentes desafios para que os alunos resolvam...
Cruzadinha numérica:
Jogo
para ser realizado em dupla para que os alunos troquem idéias sobre a forma
correta de escrever por extenso cada número pedido. Chamar diferentes alunos
para completarem a cruzadinha na lousa.
Distribuir para os alunos fichas amarelas representando as dezenas e vermelhas
representando as unidades. Pedir aos alunos que, utilizando as fichas,
representem os números indicados pelo professor. Por exemplo: 173 – ficha
amarela, 7 azuis e 3 vermelhas.
“Corrida dos Sapos”.
“Corrida dos Sapos”.
Pescaria das continhas:
Material:1
caixote com areia ou serragem, cartões em formato de peixes com os fatos da
adição.
Cada
criança, na sua vez, retira o peixinho, fala o fato e a resposta. Se acertar,
guarda o peixinho para si. No final, quem tiver mais peixes, vence.
Jogo das fichas:
Material:
fichas com continhas.
Como
jogar: A classe será dividida em 2 grupos. Um aluno apresentará uma ficha com o
fato e outro aluno falará o resultado. Quem errar terá que pagar prenda,
cantar, fazer imitação, recitar. Um aluno de cada grupo irá marcando no
quadro de acertos. Será vencedor o grupo que conseguir maior número de acertos.
Jogando
Boliche:
Material:
10 garrafas plásticas do mesmo tamanho e 2 bolas.
Coloquem
as garrafas em forma de triângulo, contem cinco passos a partir do triângulo e
tracem uma linha no chão. Coloquem-se atrás da linha e joguem a bola em direção
às garrafas, na tentativa de derrubá-las. Cada um deve jogar as duas bolas, uma
de cada vez, e depois contar a quantidade de garrafas que derrubou, que
corresponde ao número de pontos do jogador.
Jogo das dúzias.
Material:
3 cartelas do jogo para cada grupo, saco plástico com fichas de cores variadas,
saco com numerais de 1 a
3.
Desenvolvimento:
Sala dividida em grupos de três alunos. Cada grupo escolhe uma cor diferente
dos demais e escreve o nome dela na sua cartela. Primeiramente o professor
retira do saco uma ficha colorida e mostra a cor sorteada. Em seguida, sorteia
o numeral e fala em voz alta. O grupo que estiver com a cor sorteada deverá
colorir a quantidade de ovinhos ao numeral lido.A brincadeira segue da mesma
forma até que um grupo se manifeste gritando – Dúzia colorida ! Os grupos
deverão estar atentos à quantidades de ovos a ser colorida (12 unidades), caso
contrário perderão o jogo. Vencerá o grupo que conseguir primeiro 1 dúzia de
ovinhos nas cartelas.
Referência
Bibliográfica
Batituci,
Graça e González, Conceição. A maneira Lúdica de Ensinar 1a
série. Editora Fapi. 2000.
Pereira,
Rosimere de Souza. No mundo da alfabetização. Editora Fapi. 2001.
Pereira,
Rosimere de Souza. No mundo da alfabetização – 7 anos. Editora Fapi.
2003.
Pinto,
Gerusa Rodrigues e Lima, Regina Célia Villaça. O dia-a-dia do professor – 1a
e 2a séries. Editora Fapi. 2003
Radespiel,
Maria. Alfabetização sem segredo - Coleção Dó-Ré-Mi. Editora IEMAR.
Radespiel,
Maria. Alfabetização sem segredo - Coleção Trem da alegria. Editora IEMAR.
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