Educação Redentora
|
Educação Reprodutora
|
Educação Transformadora
|
A sociedade é composta de seres
humanos que vivem de forma harmoniosa, com desvios de grupos e indivíduos que
ficam à margem deste “todo”; Importa manter a sociedade, integrando a ela as
novas gerações e os que encontram-se à margem por qualquer motivo; a educação
é, portanto, a instância social que formará a personalidade dos indivíduos,
para desenvolvimento de suas habilidades e veiculação de valores éticos
necessários a convivência social;
|
A educação faz parte da sociedade e a
reproduz. Não redime a sociedade de suas mazelas, mas a reproduz no seu sentido vigente,
perpetuando-a, se possível;
Instância sempre a serviço do modelo dominante de sociedade;
Tendência pessimista, pois não vê saída
para a sociedade senão submeter-se a seus condicionantes;
Torna-se necessário, na sociedade
capitalista, reproduzir mão-de-obra
quantitativamente (prole, reprodução biológica) e qualitativamente (cultura,
formação profissional);
|
Educação como mediadora de um projeto
social.
Instância social na luta pela democratização da sociedade, na
perspectiva de sua transformação efetiva
e concreta, atingindo aspectos políticos, sociais e econômicos;
Nem redime nem reproduz a sociedade,
mas serve de “meio”para realizar um projeto de sociedade que pode Ser
transformador ou conservador;
Se o projeto for autoritário, a educação medeia o autoritarismo, se
for democrático, medeia a realização da democracia etc.
|
Educação é uma instância exterior à
sociedade, com a finalidade de adaptação do indivíduo a mesma. Poderes absolutos sobre a sociedade:
otimismo ingênuo.
|
Educação é uma instância dentro da
sociedade e também exclusivamente a seu serviço.
A escola é o principal aparelho
ideológico do estado.
|
Educação dentro da sociedade, com seus
determinantes e condicionantes, mas trabalhando pela sua democratização.
|
Educação autônoma, que deve manter a
conformação do corpo social.
|
A força do trabalho é assegurada e sua
reprodução pela sujeição ideológica;
|
A educação poderá estar a serviço de
um projeto de libertação das maiorias dentro da sociedade;
|
A eduacação deve reforçar os laços
sociais, promover a coesão social e garantir a integração de todos os
indivíduos no corpo social;
|
A educação qualifica para o trabalho,operário/engenheiro
porém, no Brasil, mais introjeta valores. e regras
|
Dentro da sociedade capitalista, não
será simples aos professores e educadores realizar esse projeto,
|
Ao invés de receber interferências da
sociedade, ela é que interfere nos destinos do “todo social”
|
Apenas reproduz o modelo de sociedade
ao qual serve, modelo vigente; a ideologia “recheia” as massas com o papel
que deve desempenhar na sociedade de classes: explorado, agente da
exploração, agente de repressão ou profissionais da ideologia;
|
Educação como instância dialética, que
serve a um projeto, a um ideal de sociedade;
A educação deve garantir aos
trabalhadores um ensino de melhor qualidade possível, segundo Saviani.
|
Teoria não-crítica da educação,
segundo Demerval Saviani, por não levar em conta a contextualização crítica da educação dentro da sociedade da qual ela
faz parte;
|
Teoria crítico-reprodutivista da
educação, segundo Saviani, pois aborda a educação a partir de seus
determinantes e reproduz seus próprios condicionantes;
|
Teoria crítica, visto que não cede ao ilusório otimismo da educação redentora e com possibilidades
de ações estratégicas dentro de determinantes sociais;
|
Representante: Comênio, “Didática
Magna”(1657)- “pela educação das
crianças e jovens, a educação será redimida”
|
Althusser: “ideologia e aparelhos
ideológicos do Estado” – parafraseando Marx: “
|
“retomar a luta contra a seletividade, a discriminação e o
rebaixamento do ensino das camadas populares” Saviani.
|
Este blog foi criado para divulgar informações sobre Literatura, artes, cultura, estilos e diversão.
sexta-feira, 25 de março de 2016
Tipos Educacionais Universais
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postagem em destaque
Projeto Viajando nas letras
https://www.letras.mus.br/turma-da-monica/fotos.html#268434 Projeto Viajando nas letras Objetivo Geral: Popularizar o livro...
-
Você já ouviu alguém dizendo "o pipa"? A palavra "pipa" é substantivo feminino ou masculino? Os dicio...
-
O livro “Brincar na pré-escola”, traz as observações da autora sobre a brincadeira infantil, tendo como campo de pesquisa uma escola d...
-
Objetivo Geral: Desenvolver e trabalhar o equilíbrio, expressão corporal. Coordenação motora estimulando o movimento, orientação...
-
A Anedota ou piada é um gênero textual humorístico, ou seja, tem o intuito de levar ao riso. Trata-se de um texto narrativo simples ...
-
Dizem que os burros são tolos. Mas não devemos acreditar totalmente nisso. Essa história nos mostra que nem sempre é assim. Um lavra...
-
A acentuação gráfica é feita através de sinais diacríticos que, sobrepostos às vogais, indicam a pronúncia correta das palavras no q...
-
Era uma vez uma estrela que tinha medo do escuro. — Imagine! — dizia a mãe, uma estrela grande e brilhante. — Imagine! — exclama...
-
A ATA é um tipo de texto muito utilizado em assembleias, reuniões, encontros, conferências, dentre outros. As atas são produzidas c...
-
Dizem que os burros são tolos. Mas não devemos acreditar totalmente nisso. Essa história nos mostra que nem sempre é assim. Um lavra...
Nenhum comentário:
Postar um comentário