Não existe um modelo único para projetos de pesquisa,
devido a diversidade de tipos de pesquisas e interesses. Porém é possível e
necessário que se estabeleçam alguns pontos que servem de roteiro para a
pesquisa, considerando que este deve ser flexível e adaptado a especificidade
da pesquisa, as suas finalidades. O modelo aqui apresentado, foi elaborado
pensando na pesquisa em educação.
Modelo de projeto de pesquisa
ðCapa ou Falsa Folha de Rosto
(obrigatório);
ðFolha de Rosto (obrigatório);
ðSumário (obrigatório);
1 - Introdução
(obrigatório): na introdução devem constar os
seguintes elementos abaixo:
Ø Tema e Delimitação do Tema (obrigatório)
Ø Objetivos (obrigatório)
Ø
Justificativa (obrigatório)
Ø Problema (obrigatório)
2 -Referencial Teórico (obrigatório)
3- Metodologia (obrigatório)
4- Cronograma
5- Orçamento (se achar necessário)
6 - Referências Bibliográficas (obrigatório)
7- Apêndices
8- Anexos
9- Glossário (se achar necessário)
ESTRUTURA DO
PROJETO DE PESQUISA:
·
Capa (Modelo em anexo)
·
Folha de rosto (Modelo em anexo)
·
Sumário (Modelo em anexo)
SUMÁRIO
1
INTRODUÇÃO......................................................................................................................3
2
REFERENCIAL
TEÓRICO................................................................................................4
3
METODOLOGIA..................................................................................................................8
4
CRONOGRAMA...................................................................................................................9
5
ORÇAMENTO....................................................................................................................10
6
REFERÊNCIA
BIBLIOGRÁFICA...................................................................................11
7
APÊNDICES
.......................................................................................................................12
8
ANEXOS
.............................................................................................................................14
1- Introdução:
a introdução pode ser elaborada em forma de texto ou por tópicos. Em ambos os
modelos deve constar o tema; a delimitação do tema; os objetivos: geral e
específicos; a justificativa da pesquisa; problema de pesquisa.
A) Tema e
delimitação do tema: o assunto que se deseja desenvolver e a delimitação
conceitual, geográfica e espacial da realidade que se quer pesquisar ou
conhecer.
B) Objetivos
(o que se pretende com a pesquisa)
Geral: explicitado
de modo global
Específicos: desdobramento
do objetivo geral em outros menores, que poderão constituir capítulos no
desenvolvimento da pesquisa.
A definição dos Objetivos determina o que o
pesquisador quer atingir com a realização do trabalho de pesquisa. Objetivo
é sinônimo de meta, fim. Alguns autores separam os Objetivos em Objetivos Gerais
e Objetivos Específicos, mas não há regra a ser cumprida quanto a isto e
outros autores consideram desnecessário dividir os Objetivos em categorias. Um
macete para se definir os Objetivos é colocá-los começando com o verbo
no infinitivo: esclarecer tal coisa; definir tal assunto; procurar
aquilo; permitir aquilo outro, demonstrar alguma coisa, etc. (Pedagogia
em Foco – Internet)
C) Justificativa: Segundo
Gil (2002, p. 162):
Trata-se de uma apresentação inicial do projeto, que
pode incluir:
·
fatores que
determinaram a escolha do tema, sua relação com a experiência profissional ou
acadêmica do autor, assim como sua vinculação à área temática e a uma das
linhas de pesquisa do curso de pós-graduação;
·
argumentos
relativos importância da pesquisa, do ponto de vista teórico, metodológico ou
empírico;
·
referência a sua
possível contribuição para o conhecimento de alguma questão teórica ou prática
ou ainda não solucionada.
D) Problema
de Pesquisa: (O se pretende analisar): colocar precisamente o que se quer
saber da realidade pesquisada. Pode ser elaborado em forma de pergunta.
O problema é a mola propulsora de todo o trabalho
de pesquisa. Depois de definido o tema, levanta-se uma questão para ser
respondida através de uma hipótese, que será confirmada ou negada
através do trabalho de pesquisa. O Problema é criado pelo próprio
autor e relacionado ao tema escolhido. O autor, no caso, criará um questionamento
para definir a abrangência de sua pesquisa. Não há regras para se criar
um Problema, mas alguns autores sugerem que ele seja expresso em forma
de pergunta. Particularmente, prefiro que o Problema seja descrito como
uma afirmação. Exemplo: Tema: A educação da mulher: a perpetuação da injustiça.
Problema: A mulher é tratada com submissão pela sociedade.
2-
Referencial Teórico: é o levantamento de soluções já dadas ao problema
pesquisado, onde deve ser elaborado um texto sobre as principais conclusões a
que os autores chegaram sobre o tema. Gil conceitua a revisão da literatura do
seguinte modo:
Esta é a parte dedicada a contextualização teórica
do problema e a seu relacionamento com o que tem sido investigado a seu
respeito. Deve esclarecer, portanto, os pressupostos teóricos que dão
fundamentação a pesquisa e as contribuições proporcionadas por investigadores
anteriores. Essa revisão não pode ser constituída apenas por referências ou
sínteses dos estudos feitos, mas por discussão crítica do “estado atual da
questão”. Quando esta parte se mostrar muito extensa, pode ser apresentada como
um capítulo independente, logo após a introdução (2002, p. 162).
3-
Metodologia: neste item devem ser explicitadas as técnicas de coleta de
dados ou instrumentos de pesquisa (Com o quê?), sujeitos (Com quem?)
e tipos de pesquisa (Como fazer?), formas de análise dos dados (com
que critérios analisar?) A metodologia deve explicitar como vai ser
desenvolvido o trabalho:
A Metodologia é a explicação minuciosa,
detalhada, rigorosa e exata de toda ação desenvolvida no método
(caminho) do trabalho de pesquisa. É a explicação do tipo de pesquisa,
do instrumental utilizado (questionário, entrevista etc.), do tempo previsto,
da equipe de pesquisadores e da divisão do trabalho, das formas de tabulação e
tratamento dos dados, enfim, de tudo aquilo que se utilizou no trabalho de
pesquisa. (Pedagogia em Foco, Internet)
4-
Cronograma: tempo previsto para cada etapa de pesquisa, dependem do tipo de
pesquisa e de sua finalidade.
EXEMPLO
|
ATIVIDADES / PERÍODOS
|
Set
|
Out
|
Nov
|
Dez
|
Jan
|
Fev
|
Mar
|
Abri
|
Mai
|
jun
|
jul
|
1
|
Levantamento de literatura
|
X
|
X
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
2
|
Montagem do Projeto
|
|
X
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
3
|
Coleta de dados
|
|
|
X
|
X
|
X
|
X
|
|
|
|
|
|
4
|
Tratamento dos dados
|
|
|
|
|
|
X
|
X
|
X
|
|
|
|
5
|
Elaboração do Relatório Final
|
|
|
|
|
|
|
X
|
X
|
X
|
|
|
6
|
Revisão do texto
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
X
|
|
7
|
Entrega do trabalho
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
X
|
5- Orçamento (se necessário)
6- Referências Bibliográficas: todos os
livros e textos que foram utilizados para a elaboração do Projeto, digitados em
ordem alfabética.
7- Glossário:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
GIL, A. C. Como elaborar projetos de
pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
FACHIN. O. Fundamentos
de Metodologia. São Paulo: Saraiva, 2003.
FURASTÉ, Pedro
A. Normas Técnicas para o Trabalho Científico: explicação das normas da
ABNT. 14 ed. Porto Alegre: s/n, 2005.
LAKATOS, M. Técnicas
de Pesquisa. São Paulo: Atlas, 1990.
LIMA. M. C. Monografia:
engenharia da produção acadêmica. São Paulo: Saraiva, 2004.
Nenhum comentário:
Postar um comentário