Identidade
e autonomia.
*Pontualidade
e assiduidade ás aulas;
*Brinca
com os amigos;
*Compartilha
os brinquedos;
*Colabora
com a higiene do ambiente escolar;
*Presta
ajuda em pequenas tarefas;
*Organização
dos materiais e dos brinquedos;
*Respeita
o lugar dos amigos;
*Gosta
de trabalhar em grupo;
*Convive
em grupo com harmonia,respeitando e descobrindo valores no outro;
*Tem
interesse nos trabalhos propostos pelo professor;
*Participa
de atividades recreativas e sociais;
*Apresenta
hábitos de higiene;
*Enfrenta
dificuldades sem desanimar;
*Comenta
sobre suas dificuldades;
*Apresenta
timidez;
*Apresenta
agressividade com os amigos;
*Apresenta
espírito de liderança;
*Respeita
as regras pré estabelecidas;
*Solicita
a presença do professor nas atividades;
*Coopera
com os colegas nas atividades;
*É
criativo nos trabalhos;
* É
dado a manifestações de afeto;
*Aceita oposições sem reagir;
*Acredita
em si mesmo;
*Concentra-se
nas atividades;
*Apresenta
independência com relação ao tomar decisões:alimentar-se,despir-se e ao
vestir-se;
*Chora
com frequência;
*Adoece
com frequência;
*Tem
apetite;
*Descansa
tranquilo durante a sesta;
*Controla
os esfíncteres;
*Apresenta
cacoetes;
*reconhece
situações novas(em relação a pessoas,ambientes);
*Costuma
ser claro no agir e no falar;
*Desenvolve
hábitos de cortesia;
*Os
pais procuram conversar com os professores sobre desenvolvimento e
aprendizagem;
Linguagem oral e escrita.
*Pronuncia
as palavras de acordo com a faixa etária:monossílaba,dissílaba,trissílaba e
polissílaba;
*Se
expressa com clareza;
*Manifesta
sua vontade;
*Reconhece
as pessoas que o cercam nomeando-as;
*Participa
com prazer de vária situações de comunicação oral,para interagir,expressar
desejos e sentimentosLutilização de
fantoches/máscaras/fantasias e outros);
*Entende
pergunta e resposta;
*Ouve
e observa com atenção;
*Entende
facilmente as explicações;
*Tem
clareza de expressão;
*Sabe
dar recado;
*Contextualiza
situaçõe e fatos;
*Formula
perguntas;
*Apresenta
curiosidade nos diversos conteúdos apresentados(questiona/pesquisa/relata);
*Concentra-se
nos debate e atividades;
*Assimila
as atividades desnvolvidas;
*Descobre
situações novas;
Matemática.
*Apresenta
noção espacial(em cima,em baixo,perto ,longe,dentro,fora,empilhamento
,encaixe);
*Reconhece
forma e cor;
*Apresenta
noçõe de abrir,fechar;
*Resolve
pequenos problemas oralmente;
*Relaciona
objeto por sua semelhança e diferença;
Movimento.
*Apresenta
apreço durante a estimulação de massagem (sorri,chora ,se contrai);
*Apresenta
enrijecimento ou facilidade nos movimentos estimulados;
*Demonstra
relativos controle muscular em movimento que envolva todo o corpo;
*Tem
ritmo (dança,bate palma,acompanha a canção);
*Apresenta
coordenação:arrastar,engatinhar,apoiar,andar pular,correr,subir....;
*Realiza
atividades motoras com obstáculos;
*Apresenta
coodenaçãomotora:ampla/fina;
*Possui
noção de espaço;
*Desenha
e pinta com facilidade;
*Utiliza
–se do limite pré estabelecido nas diversas atividades
apresentadas:escrever,desenhar,pintar,correr,pular,outros;
*Tem
noção de lateralidade;
*Possui
equilíbrio nas situações propostas pelo professor;
*Picota/recorta
papel:com as mãos,dedos,tesoura:(de acordo com a idade);
*Amarra
o cadarço do tênis corretamente;
*Consegue
vestir e despir suas roupas;
*Os
movimentos realizados pela criança estão de acordo com a idade;
Natureza e sociedade.
*Aponta
para pelo menos três partes do seu corpo quando nomeadas;
*Aprecia
as diversas atividades apresentadas de acordo com os conteúdos;
-plantas,animais,-identificando-os ,relatando histórias,questionando;
*Apresenta
simpatia pelos integrantes da escola,identificando suas tarefas/nomes;
Artes visuais – música.
*Observa
e identifica imagens diversas;
*Responde
a estímulos ritmicos;
*Participa
de situaçõe sque envolvam músicas,danças;
*Tem
interesse por materiais sonoros e produção musical;
*Tem
apreço por determinada cor/figura/música/personagem;
*Usa
livremente a imaginação para desnvolver sua capacidade criativa:expressa suas
vontades/desejos através de criações musicais/desenhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário