Ensinar exige rigorosidade
metódica
Ensinar exige pesquisa
Ensinar exige respeito aos saberes
dos educandos
Ensinar exige criticidade
Ensinar exige estética e ética
Ensinar exige a corporeificação
das palavras pelo exemplo
Ensinar exige risco, aceitação do
novo e rejeição a qualquer forma de discriminação
Ensinar exige reflexão crítica
sobre a prática
Ensinar exige o reconhecimento e a
assunção da identidade cultural
Ensinar não é transferir
conhecimento
Ensinar exige consciência do
inacabamento
Ensinar exige o reconhecimento de
ser condicionado
Ensinar exige respeito à autonomia
do ser do educando
Ensinar exige bom senso
Ensinar exige humildade,
tolerância e luta em defesa dos direitos dos educadores
Ensinar exige apreensão da
realidade
Ensinar exige alegria e esperança
Ensinar exige a convicção de que a
mudança é possível
Ensinar exige curiosidade
Ensinar é uma especificidade
humana
Ensinar exige segurança,
competência profissional e generosidade
Ensinar exige comprometimento
Ensinar exige compreender que a
educação é uma forma de intervenção no mundo
Ensinar exige liberdade e
autoridade
Ensinar exige tomada consciente de
decisões
Ensinar exige saber escutar
Ensinar exige reconhecer que a
educação é ideológica
Ensinar exige disponibilidade para
o diálogo
Ensinar exige querer bem aos
educandos
Paulo Freire
Nenhum comentário:
Postar um comentário