Realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012, os Jogos Olímpicos de Londres mobilizaram todo o Reino Unido. Com custo total em obras de infraestrutura orçado em 6,9 bilhões de libras, foram construídos, por exemplo, o Estádio Olímpico, com capacidade para 80 mil espectadores, e o Parque Olímpico, principal local de competições.
A organização impecável, no entanto, foi apenas um dos fatores que chamaram a atenção dos fãs do esporte espalhados por todo o mundo. Em disputa, foram 29 modalidades em 26 esportes, contando com cerca de 10.500 atletas de 191 países.
Entre eles, alguns, em especial, entraram para o “hall dos imortais do esporte”. Foi o caso do nadador Michael Phelps. O americano, em Londres, tornou-se o maior atleta da história dos Jogos Olímpicos, alcançando a marca de 22 pódios, ultrapassando a ginasta soviética Larisa Latynina, detentora de 18.
Além dele, Usain Bolt também gravou seu nome entre as lendas esportivas de todos os tempos. O jamaicano foi o primeiro corredor a defender, ao mesmo tempo, seus títulos olímpicos nos 100m e nos 200m. Bolt ainda subiu ao lugar mais alto do pódio no revezamento 4x100m, repetindo o que havia feito em Pequim. Outro momento que causou emoção e levou o público londrino ao delírio foi o ouro conquistado pelo tenista Andy Murray. Na final, o britânico atropelou Roger Federer na quadra do All England Club e festejou em casa o título do torneio, equivalente a um Grand Slam.
Outros atletas também protagonizaram lances de grande comoção em Londres. Foi o caso do sul-africano Oscar Pistorius, que se tornou o primeiro atleta biamputado a participar dos Jogos Olímpicos ao correr a prova dos 400m rasos e do revezamento 4x400m. Além dele, duas atletas da Arábia Saudita tornaram-se as primeiras mulheres do país a disputar a competição - Brunei e Catar também enviaram atletas do sexo feminino pela primeira vez na história dos Jogos.
O Brasil, por sua vez, foi representado por 259 atletas, sendo 136 homens e 23 mulheres. Foram, ao todo, 17 medalhas, que colocaram o país no 22º lugar no quadro geral. Com a medalha dourada, ficaram Sarah Menezes, do judô (categoria até 48kg), Arthur Zanetti, da ginástica artística (argolas) e a seleção feminina de vôlei, repetindo o feito de quatro anos antes, em Pequim, na China.
Thiago Pereira (natação/4x000m medley), Alison/Emanuel (vôlei de praia), Esquiva Falcão (boxe/-75kg), seleção de futebol masculino e seleção de vôlei masculino ficaram com a prata. Conquistaram o bronze: Felipe Kitadai (judô/-60kg), Mayra Aguiar (judô/-78kg), Rafael Silva (judô/+100 kg), Cesar Cielo (natação/50m livre), Robert Scheidt/Bruno Prada (vela/classe Star), Adriana Araújo (boxe/-60kg), Yamaguchi Falcão (boxe/-81kg), Juliana/Larissa (vôlei de praia) e Yane Marques (pentatlo moderno).
Quadro de Medalhas
Ficha
CidadeLondres, Inglaterra
Países participantes204
Atletas10.500
Abertura27 de Julho de 2012
Modalidades disputadas36
Delegação Brasileira259 (136 homens e 123 mulheres)
Encerramento12 de Agosto de 2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário