quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Jogos midiáticos



JOGO: CONHECENDO O CELULAR

MATERIAL: reprodução de um celular, em tamanho maior.

OBJETIVO: utilizar os números e as letras que contém no celular, fazendo perguntas e utilizando situações do dia-a-dia.

POTENCIALIDADE COGNITIVA : habilidades matemáticas, classificação, seqüência, quantidade, ordenação.



JOGO: ALFABETO DO TECLADO


MATERIAL : Reprodução de um teclado do computador, somente as teclas das letras, em papel cartaz ou cartolina, com a demarcação bem evidente das teclas acionadas com a mão direita daquelas acionadas com a mão esquerda. Fichas com as letras presentes no teclado de computadores.

OBJETIVO :

Seguindo a ordem alfabética, colocar as fichas das letras no teclado.

Examinar:

Começando pela letra A, seguindo a ordem alfabética e no lado esquerdo do teclado, em quais letras há uma "quebra" e é necessário mudar o lado do teclado?

Organize as fichas, considerando a ordem alfabética e a mão com que são digitadas.

Com que mão se digita mais vogais?

Com que mão se digita mais consoantes?

Com que mão se digita mais letras?

POTENCIALIDADE COGNITIVA :

* Exercitar a organização das letras presente nos teclados de computadores e relacioná-la com a ordem alfabética, organização convencional das letras.
* Colocar em circulação outro classificação das letras: digitáveis com a mão direita x digitáveis com a mão esquerda, e relacioná-la com a classificação: consoantes x vogais, e com a ordem alfabética.

DINÂMICA : Pode ser trabalhado individualmente ou também em pequenos grupos para que os alunos possam trocar ideias e estabelecer novos critérios e regras para a atividade.

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