JOGO: CONHECENDO
O CELULAR
MATERIAL: reprodução de um celular, em tamanho maior.
OBJETIVO: utilizar os números e as letras que contém no celular, fazendo perguntas e utilizando situações do dia-a-dia.
POTENCIALIDADE COGNITIVA : habilidades matemáticas, classificação, seqüência, quantidade, ordenação.
JOGO:
ALFABETO DO TECLADO
MATERIAL : Reprodução de um teclado do computador, somente as teclas das letras, em papel cartaz ou cartolina, com a demarcação bem evidente das teclas acionadas com a mão direita daquelas acionadas com a mão esquerda. Fichas com as letras presentes no teclado de computadores.
OBJETIVO :
Seguindo a ordem alfabética, colocar as fichas das letras no teclado.
Examinar:
Começando pela letra A, seguindo a ordem alfabética e no lado esquerdo do teclado, em quais letras há uma "quebra" e é necessário mudar o lado do teclado?
Organize as fichas, considerando a ordem alfabética e a mão com que são digitadas.
Com que mão se digita mais vogais?
Com que mão se digita mais consoantes?
Com que mão se digita mais letras?
POTENCIALIDADE COGNITIVA :
* Exercitar a organização das letras presente nos teclados de computadores e relacioná-la com a ordem alfabética, organização convencional das letras.
* Colocar em circulação outro classificação das letras: digitáveis com a mão direita x digitáveis com a mão esquerda, e relacioná-la com a classificação: consoantes x vogais, e com a ordem alfabética.
DINÂMICA : Pode ser trabalhado individualmente ou também em pequenos grupos para que os alunos possam trocar ideias e estabelecer novos critérios e regras para a atividade.
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