segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

O que é didática



A palavra didática vem do grego didaktikê – o ensino – que por sua vez deriva de didasko – eu ensino.

Didática = a ciência e a arte de ensinar.

O termo foi utilizado pela primeira vez quando Ratke escreveu os principais aforismos didáticos. Mas foi Comenius que definiu a palavra como “a arte de ensinar” na sua obra Didática Magna.

A conceituação de alguns autores de meados do século XX; didática é:

“(...) a técnica de dirigir e orientar eficazmente os alunos na sua aprendizagem.”

“(...) é o conjunto sistemático de princípios, normas e procedimentos específico que todo professor deve conhecer e saber para orientar com segurança seus alunos na aprendizagem de matérias programadas, tendo em vista seus objetivos educativos.” (Luiz Alves de Mattos, 1960)

“(...) é a técnica de ensinar. É a direção do trabalho do professor em aula (...) É a direção da aprendizagem.” (Amaral Fontoura, 1960)

“(...) pode ser definida como a direção da aprendizagem numa perspectiva multidimensional onde se articulam harmoniosamente as dimensões humana, técnica e político-social. (José do Prado Martins, 1986)

Inicialmente didática girava em torno dos termos “ensino e ensinar”. O professor ensinava e os alunos aprendiam. Essa era uma característica da tendência Pedagógica Liberal desdobrada na escola tradicional, ensino como sinônimo de instrução, isto é, mera repetição de conhecimentos. Era centrado no professor por que era quem detinha o conhecimento – era centrada no ensino.

Didática = doutrina da instrução

A Escola Nova foi um movimento que veio contrapor-se a escola tradicional era centrada no aluno, ou seja, na aprendizagem. A didática deixa de ser aquilo que o professor deve fazer para ensinar bem e passa a ser aquilo que o professor deve fazer para que o aluno consiga aprender melhor.

Didática = direção da aprendizagem

O objetivo não é mais só dar a matéria, mas também formar o aluno. O professor deve procurar despertar o interesse, motivar, selecionar temas e atividades relevantes, ser claro e objetivo.

Referências:

FOUNTOURA, Amaral. A Escola viva: didática geral. Rio de Janeiro: Aurora, 16ª edição, 1970.

MARTINS, José do Prado. Didática geral. São Paulo: Atlas, 1986.

GONÇALVES, Romanda. Didática geral. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1979.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Projeto Viajando nas letras

               https://www.letras.mus.br/turma-da-monica/fotos.html#268434   Projeto Viajando nas letras Objetivo Geral: Popularizar o livro...