quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Sugestões de atividades para desenvolver a psicomotricidade e a coordenação motora.


*Modelar massinha (criar  bichinhos , bonequinhos);

*Escrever  em lugares ásperos e lisos;

*Desenhar  e escrever em diferentes tamanhos de papel;

*Pesquisar e recortar figuras pequenas e grandes;

*Desenvolver atividades de pinça (colar  grão / linha / barbante / lã  em cima  das letras do nome, brincar com massinha,  utilizando só os dedos);

*Realizar transvasamentos  ( colocar  água  de um copo para  uma caneca, fazer  isso utilizando  um conta-gotas, um funil, uma peneira);

*Fazer movimentos  com as mãos no ar, no chão, na água;

Rasgar diferentes tipos de papéis;

Rasgar seguindo a linha ( reta, curva, quebrada, ondulada);

Recortar usando tesoura;

Trançar fios ou tiras de papel;

Montar quebra-cabeça;

Preencher e compor figuras com papel picado, botões, palitos, macarrão, arroz, cereais (movimento de pinça pegar  um a um e colar);

Manusear sucatas. Construir brinquedos com caixinhas, rolinho de papel higiênico, palito, papel, cola, fita crepe;

Pintura com tinta utilizando várias técnicas como: pintar com o dedo, com pincel, com algodão, com cotonete, soprar a tinta bem aguada e sempre mudar  o tamanho do papel.

Desenhar  e escrever em lugares grandes como no chão, no papel metro ou cartolina, fazendo movimentos grandes,  explorando bem o espaço.

Desenhar e escrever em  lugares pequenos e com movimentos pequenos ir diminuindo  o papel gradativamente para que se organize  em espaços pequenos  e diminua a letra, pode até,  às vezes, colocar  linha  para que escreva, por exemplo,  o nome  das pessoas da família.

Pesquisar  em revistas e jornais  letras do seu nome. Ora pedir  que  recorte  só letras grandes  ora só pequenas.

Escrever  o nome  de seus familiares com giz de lousa em lixa, no chão, no papel.

Explorar  as diferentes  texturas  de suas  roupas.

Brincar  com as letras  móveis de montar  o alfabeto,  ou  os  nomes, ou palavrinhas.
 
JOGOS

Quebra –cabeça;
Jogo da memória;
Jogo de palitos;
Jogo do Cai-não-cai;
Jogos de encaixe ( peças  grandes, médias e pequenas);
Cruzadinha da turma da Mônica.
  Reconhece apenas algumas letras do alfabeto.


Jogos para:

·         Reconhecimento de letras
·         Relacionar som e grafia
·         Letras móveis
·         Leitura apoiada principalmente na memória e na ilustração.

·         Escuta de leitura feita pelos familiares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Projeto Viajando nas letras

               https://www.letras.mus.br/turma-da-monica/fotos.html#268434   Projeto Viajando nas letras Objetivo Geral: Popularizar o livro...