*Modelar
massinha (criar bichinhos , bonequinhos);
*Escrever em lugares ásperos e lisos;
*Desenhar e escrever em diferentes tamanhos de papel;
*Pesquisar e
recortar figuras pequenas e grandes;
*Desenvolver
atividades de pinça (colar grão / linha
/ barbante / lã em cima das letras do nome, brincar com massinha, utilizando só os dedos);
*Realizar
transvasamentos ( colocar água
de um copo para uma caneca,
fazer isso utilizando um conta-gotas, um funil, uma peneira);
*Fazer
movimentos com as mãos no ar, no chão,
na água;
Rasgar
diferentes tipos de papéis;
Rasgar
seguindo a linha ( reta, curva, quebrada, ondulada);
Recortar
usando tesoura;
Trançar fios ou
tiras de papel;
Montar
quebra-cabeça;
Preencher e
compor figuras com papel picado, botões, palitos, macarrão, arroz, cereais
(movimento de pinça pegar um a um e
colar);
Manusear
sucatas. Construir brinquedos com caixinhas, rolinho de papel higiênico,
palito, papel, cola, fita crepe;
Pintura com
tinta utilizando várias técnicas como: pintar com o dedo, com pincel, com
algodão, com cotonete, soprar a tinta bem aguada e sempre mudar o tamanho do papel.
Desenhar e escrever em lugares grandes como no chão,
no papel metro ou cartolina, fazendo movimentos grandes, explorando bem o espaço.
Desenhar e
escrever em lugares pequenos e com
movimentos pequenos ir diminuindo o
papel gradativamente para que se organize
em espaços pequenos e diminua a
letra, pode até, às vezes, colocar linha
para que escreva, por exemplo, o
nome das pessoas da família.
Pesquisar em revistas e jornais letras do seu nome. Ora pedir que
recorte só letras grandes ora só pequenas.
Escrever o nome
de seus familiares com giz de lousa em lixa, no chão, no papel.
Explorar as diferentes
texturas de suas roupas.
Brincar com as letras
móveis de montar o alfabeto, ou os nomes, ou palavrinhas.
JOGOS
Quebra
–cabeça;
Jogo da
memória;
Jogo de
palitos;
Jogo do Cai-não-cai;
Jogos de
encaixe ( peças grandes, médias e
pequenas);
Cruzadinha da
turma da Mônica.
Reconhece
apenas algumas letras do alfabeto.
Jogos para:
·
Reconhecimento de letras
·
Relacionar som e grafia
·
Letras móveis
·
Leitura apoiada principalmente na memória e na
ilustração.
·
Escuta de leitura feita pelos familiares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário