sexta-feira, 10 de março de 2017

O movimento e sua Importância





A realização de jogos e brincadeiras na primeira infância envolve naturalmente o movimento, que vai dominar como componente, pois através dele a criança se coloca no meio, inteirando-se com os objetos, com as pessoas, explorando seu próprio corpo, o espaço físico. Uma das funções da brincadeira é permitir ã criança o exercício do movimento.
Para o bebê, por exemplo, são os chamados jogos funcionais ou de exercício que vão permitir a realização de movimentos crescentemente complexos de mãos, braços, pernas, corpo e cabeça. Por meio do exercício de movimentos mais simples ele vai-se capacitando a realizar movimentos mais complexos, como sentar, engatinhar, depois andar e assim por diante.
Por outro lado, â medida que o bebê vai adquirindo domínio de seus movimentos, ele se toma capaz de imitar o outro. A imitação nos primeiros anos de vida é condição básica para o desenvolvimento da função simbólica. A criança começa por imitar as outras pessoas na presença delas, procurando repetir gestos e expressões. Imita também animais, objetos animados e, às vezes, até mesmo inanimados. Aos poucos a criança começa a imitar o modelo na ausência deste, ou seja, ela imita a ação que viu, sem que quem a emitiu esteja presente. É por este processo que a criança constrói a imagem mental, intimamente ligada â representação. Representar é a possibilidade de evocar algo, percebido no mundo exterior, em sua ausência. A imitação é utilizada extensivamente pela criança em seus anos pré-escolares, sendo elemento constituinte importante no jogo de faz-de-conta.
O movimento tem, assim, relevância destacada na infância, pois ele serve para a criança se relacionar com o outro, explorar o espaço - situando-se nele -, bem como os objetos e o próprio corpo.
Todo gesto, todo movimento, tem uma amplitude, envolva ele o todo ou partes do corpo.
Os espaços nos quais a criança se move devem ser organizados de forma a permitir o exercício do gesto em sua plenitude, mesmo que seja na realização de um desenho.
Quanto menor a criança, mais tempo ela se dedica â realização de movimentos.

O ritmo imprime cadência ao movimento, organizando-0. Esta função de organização do ritmo se evidencia em inúmeras brincadeiras infantis. As possibilidades de movimentação e sua execução são grandemente determinadas pela cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Projeto Viajando nas letras

               https://www.letras.mus.br/turma-da-monica/fotos.html#268434   Projeto Viajando nas letras Objetivo Geral: Popularizar o livro...