A realização
de jogos e brincadeiras na primeira infância envolve naturalmente o movimento,
que vai dominar como componente, pois através dele a criança se coloca no meio,
inteirando-se com os objetos, com as pessoas, explorando seu próprio corpo, o espaço
físico. Uma das funções da brincadeira é permitir ã criança o exercício do movimento.
Para o bebê,
por exemplo, são os chamados jogos funcionais ou de exercício que vão permitir
a realização de movimentos crescentemente complexos de mãos, braços, pernas, corpo
e cabeça. Por meio do exercício de movimentos mais simples ele vai-se
capacitando a realizar movimentos mais complexos, como sentar, engatinhar,
depois andar e assim por diante.
Por outro
lado, â medida que o bebê vai adquirindo domínio de seus movimentos, ele se
toma capaz de imitar o outro. A imitação nos primeiros anos de vida é condição
básica para o desenvolvimento da função simbólica. A criança começa por imitar
as outras pessoas na presença delas, procurando repetir gestos e expressões.
Imita também animais, objetos animados e, às vezes, até mesmo inanimados. Aos
poucos a criança começa a imitar o modelo na ausência deste, ou seja, ela imita
a ação que viu, sem que quem a emitiu esteja presente. É por este processo que
a criança constrói a imagem mental, intimamente ligada â representação.
Representar é a possibilidade de evocar algo, percebido no mundo exterior, em
sua ausência. A imitação é utilizada extensivamente pela criança em seus anos
pré-escolares, sendo elemento constituinte importante no jogo de faz-de-conta.
O movimento
tem, assim, relevância destacada na infância, pois ele serve para a criança se
relacionar com o outro, explorar o espaço - situando-se nele -, bem como os
objetos e o próprio corpo.
Todo gesto,
todo movimento, tem uma amplitude, envolva ele o todo ou partes do corpo.
Os espaços
nos quais a criança se move devem ser organizados de forma a permitir o exercício
do gesto em sua plenitude, mesmo que seja na realização de um desenho.
Quanto menor
a criança, mais tempo ela se dedica â realização de movimentos.
O ritmo
imprime cadência ao movimento, organizando-0. Esta função de organização do ritmo
se evidencia em inúmeras brincadeiras infantis. As possibilidades de
movimentação e sua execução são grandemente determinadas pela cultura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário