Língua Portuguesa - 1° ANO
• Categorização gráfica das letras.
• Nome das letras.
•Traçado das letras de forma maiúsculas.
• A ordem alfabética.
•Identificação das vogais e das consoantes.
• Análise do sistema ortográfico:
• Reflexões sobre as letras:
• R no início das palavras.
• R no final das palavras.
• R entre consoante e vogal.
• RR.
• S em final de sílaba.
• P e B.
• Z final.
• S com som de Z.
• R inicial de palavra.
• RR.
• R com som brando.
• R entre consoante e vogal.
• C inicial.
• QU.
• T e D.
• Dígrafos: NH, CH e LH.
• H.
• L.
• R e L entre uma consoante e uma vogal.
• L, R, X, C, K, W, Y.
• SS
• Ç
• J e G.
• GUE e GUI.
• L entre uma consoante e uma vogal.
• Sistema de nasalação: MP, MB e N.
• Sistema de nasalação: M, N e til.
• Identificação do uso do til.
• Identificação do uso do acento circunflexo nas letras A, E, O.
• Identificação do uso do acento agudo na letra A.
•Escrita de palavras que fazem parte do repertório da classe e do repertório pessoal.
•Relações de semelhança e de diferença entre nomes.
•Pares mínimos.
• Número de sílabas numa palavra.
• Sílaba inicial e sílaba final.
• Análise do sistema ortográfico:
• Relação grafema-fonema.
• Leitura e escrita do nome completo: nome e sobrenome.
• Valorização da escrita como meio de comunicação.
• Produção de texto coletivo.
• Produção de texto narrativo.
Língua Portuguesa - 2° ANO
• O alfabeto.
• Letras maiúsculas e letras minúsculas.
• Formas de escrever.
• Rimas entre palavras.
• Dígrafos LH, NH e CH
• Vogais e consoantes.
• Marcas visuais do diálogo.
• Sinais de pontuação.
• Os sons e os usos das letras S, Z , R, RR nas palavras.
• A letra X.
• Sinais gráficos: til,acento agudo e acento circunflexo.
• A letra H.
• Nome comum e nome próprio.
• Letras minúsculas e letras maiúsculas: alguns usos.
• Letra cursiva.
• A letra M antes de P e B.
• Leitura e interpretação de poema, trava-língua, cantiga, história em quadrinhos.
Língua Portuguesa - 3° ANO
• Aperfeiçoamento da fala: altura de voz, entoação, leitura em grupo (jogral).
• Revisão das letras do alfabeto.
• Leitura de trava-línguas.
• Ortografia: S, SS, C ou Ç.
• Ortografia: X ou CH.
• Ortografia: S e SS.
• Ortografia: Z; X ou Z; X ou S.
• Ortografia: J ou G.
• Ordem alfabética.
• Ortografia: J ou G; L ou U; Z ou X; usos do S; S ou Z.
• Palavras e expressões de polidez.
• Sinais de pontuação: interrogação, exclamação.
• Rimas.
• Maiúsculas e minúsculas.
• Revisão: ordem alfabética, maiúsculas e minúsculas, nomes próprios e nomes comuns.
• Leitura e interpretação de texto narrativo, informativo, e cartas.
• Leitura e interpretação de parlendas e poemas.
• Ortografia: família de palavras com CH; J ou G;S; Z.
• Ortografia: usos do S; M ou N.
• Ortografia: M ou N; famílias de palavras com H, SS,S, RR, X.
• Transformação de textos – modificação de gênero
• Estrutura e função da carta pessoal e do bilhete.
Língua Portuguesa - 4° ANO
• Revisão dos sinais gráficos (acento agudo, acento circunflexo e til).
• Ortografia: R ou RR.
• Leitura de trava-línguas.
• Ortografia: usos do X.
• Audição, leitura e interpretação de poemas.
• Onomatopeias
• Revisão de divisão silábica.
• Conceituação de tonicidade silábica (sílaba tônica e sílaba átona).
• Revisão de estrutura do parágrafo.
• Leitura e interpretação de poemas, texto informativo, biografias.
• Transformação de poema em narrativa.
• Revisão dos elementos da narrativa ficcional (personagens, espaço, tempo, enredo).
• Aperfeiçoamento da fala: altura da voz e dicção.
• Criação de onomatopeias.
• Reconhecimento da tonicidade das sílabas.
• Ortografia: X ou S; X ou CH; S ou Z.
• Gênero de substantivos e adjetivos.
• Concordância nominal (gênero).
• Ortografia: famílias de palavras com CH, S, C, AL, OL, H.
• Ortografia: famílias de palavras com X, Ç, CH, J.
• Sinal de pontuação: usos e funções das reticências.
• Ortografia: famílias de palavras com Ç, X, J, Z.
• Leitura e interpretação de texto jornalístico.
• Ortografia: famílias de palavras com CH, Ç, X, SS, G.
• Sinais de pontuação: usos e funções dos dois-pontos, vírgula e aspas.
• Uso de aumentativo e diminutivo.
• Ortografia: S, X ou Z; G ou J.
• Classes de palavras: substantivos, adjetivos e artigos.
• Posição de artigos e adjetivos em relação aos substantivos.
• Estudo dos verbos: formas conjugadas; verbos de ação e verbos de estado.
• Ortografia: AUTO ou ALTO; sufixo - AL; família de palavras com H; prefixo -DES.
• Ortografia: M ou N; C ou Ç; S ou C; família de palavras com Z, CH, J, SS.
• Leitura e interpretação de parlenda, texto informativo, texto instrucional e poema.
• Estudo dos verbos: formas conjugadas e tempos verbais.
• Características do texto descritivo (concomitância dos fatos, verbos de estado, adjetivação).
• Estudo dos tempos verbais – exploração das formas conjugadas.
• Ortografia: Z; Ç ou SS.
• Folclore nacional.
Língua Portuguesa - 5° ANO
• O dicionário: o alfabeto, a ordem alfabética, o verbete, os sentidos dos termos, as abreviaturas.
• Processos de formação de palavras: derivação e composição (noções gerais).
• Substantivo, adjetivo e verbo.
• Sinônimos e antônimos.
• Derivação de palavras (prefixação e sufixação).
• Ortografia: uso de X, SC, SS, Z, RR, Ç, S.
• Palavras da mesma família etimológica.
• Regras básicas de acentuação gráfica.
• Recursos expressivos do poema.
• Polissemia.
• Acentuação gráfica de palavras.
• Pontuação.
• Leitura e compreensão de letra de música.
• Exercícios de ortografia.
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