sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Conteúdo programático de Língua Portuguesa - Ensino Fundamental II


Resultado de imagem para FOTO DE LÍNGUA PORTUGUESA


Português  – I Bimestre 

6º Ano

Reconhecimento das características do gênero textual hq e verbete;
Intencionalidade do gênero: hq e verbete;
Suportes de circulação;
Identificação do público alvo;
Leitura de texto verbal e não- verbal;
Presença de sequências narrativas no texto;
Denotação e conotação;
Intertextualidade;
Onomatopeia;
Função do substantivo no texto;
Conceito e classificação dos substantivos;
Estrutura da palavra e processos de formação: composição e derivação;
Produção textual: troca de ideias e depoimentos sobre hqs, produção e diálogo;
Conceito de adjetivo;
Identificação dos substantivos modificados e dos efeitos de sentido provocados pelo uso dos adjetivos;
Análise do uso dos adjetivos: subjetividade e objetividade;
Identificação dos contextos de uso dos adjetivos;
Locuções adjetivas;
Acentuação gráfica i;
Produção de dicionário de termos regionais.

7º Ano

Reconhecimento das características do gênero textual cartaz publicitário;
Recursos usados na construção do gênero cartaz;
Leitura de imagens;
Suporte e identificação do gênero cartaz;
Compreensão da linguagem conotativa;
Compreensão de recursos de intertextualidade;
Recursos usados na construção do gênero reportagem;
Adequação ao público-alvo;
Suporte de circulação;
Leitura de imagens e adequação de legendas;
Denotação e conotação
Conceito e funcionalidade da preposição e conjunção;
Verbo – estrutura e emprego;
Usos do advérbio;
Uso de pronomes como recurso de coesão textual;
Funções das palavras relacionais: pronome relativo, preposição e conjunção;
Diálogo argumentativo;
Produção de cartazes;
Escrita de reportagem;
Análise morfológica;
Dificuldades ortográficas;
Frase, período e oração;
Sujeito e predicado;
Classificação dos sujeitos;
Sílaba tônica.

8º Ano

Sujeito – classificação;
Forma nominais do verbo;
Verbos abundantes;
Ortografia:letras e palavras / expressões;
Emprego de há/a/à;
Vozes verbais x palavra SE;
Transitividade verbal
Classes gramaticais – Revisão;
Revisão geral;
 Atividades complementares.

 9º Ano

Função sintática dos termos das orações: Revisão;
Transitividade verbal;
Frase x período x oração : formação;
Orações subordinadas : substantivas / adjetivas;
Pronomes relativos: função sintática;
Palavra que: conjunção integrante x explicativa x pronome relativo;
Estrutura das palavras: nominal x verbal;
Prefixos gregos e latinos;
Radicais gregos e latinos;
Revisão geral.


Português  – II Bimestre 


6º Ano

Reconhecimento das características do gênero textual notícia jornalística;
Recursos usados na construção desse gênero;
Suporte de circulação;
Identificação do público-alvo;
Características dos textos jornalístico (veracidade, clareza, isenção, impessoalidade);
Conceito e identificação da linha-finalidade ;
Revisão do conceito de parágrafo;
Estabelecimento de relação entre o texto verbal e as informações não verbais;
Análise da linguagem usada nos textos jornalísticos;
Análise dos elementos próprios: nível de formalidade da linguagem, chamada, linha-fina, lide, citação de outras fontes;
Efeito de sentido de verbos no presente
Artigos
Funções dos artigos definidos e indefinidos;
Numerais;
Preposição;
Localização de informação no texto;
Funções dos numerais no texto;
Diferenciação funcional entre numeral e artigo indefinido;
Efeito de sentido do uso dos numerais no texto;
Reconhecimento das características do gênero textual fôlder;
Leitura de imagens;
Compreensão da linguagem conotativa;
Acentuação gráfica ii;
Compreensão de recursos de intertextualidade;
Diálogo argumentativo sobre propaganda e ética;
Produção de notícias e folders para campanha educativa de utilidade pública.

7º Ano

Reconhecimento das características dos gêneros textuais biografia e autobiografia;
Percepção de elementos característicos composicionais e de estilo desses gêneros;
Recursos usados na construção desses gêneros;
Ordenação dos elementos em estruturas da língua;
Escrita de textos biográficos;
Exposição oral didática;
Compreensão das características do gênero textual poema;
Reconhecimento de elementos composicionais e de estilo desse gênero;
Relação entre forma e conteúdo;
Intencionalidade do gênero;
Suporte de circulação;
Efeito semântico do uso do sujeito indeterminado;
Produção de poemas;
Realização de leitura em sala;
Análise sintática dos elementos que compõem uma oração: sujeito, predicado,termos ligados ao verbo e ao nome;
Figuras de linguagem;
Ditongo;
Concordância verbal;
Tritongo e hiato
Dígrafo;
Predicado verbal;
Encontro consonantal;
Função sintática do pronome oblíquo.

8º Ano         

Predicado-classificação;
Complemento verbal: OD x OI;
Concordância nominal;
Emprego de : eu x mim / tu x ti / com nós x conosco;
Conotação x denotação;
Verbos regulares:formação x flexão;
Emprego do hífen;
Adjuntos: adnominal x adverbial x formação;
Revisão geral.       

9º Ano

Processo de formação das palavras;
Orações subordinadas adverbiais;
Orações reduzidas;
Emprego do infinitivo;
Conceitos complementares sobre o gênero do substantivo;
Concordância verbal;
Regência verbal; termos regentes x regidos;
Revisão geral.

Português  – III Bimestre 

6º Ano

Reconhecimento das características do gênero textual fábula;
Recursos usados na construção desse gênero;
Intencionalidade do gênero;
Suporte de circulação;
Personagens, noção de tempo e espaço;
Vozes no texto;
Discurso direto e indireto;
Verbos de elocução;
Uso de dois-ponto e travessão para indicar a voz dos personagens;
Identificação do ponto de vista do autor por meio da análise dos recursos expressivos;
Rima e efeito de sentido que confere ao texto;
Construção do conceito de coesão textual;
Coesão por elipse e por substituição;
Acentuação gráfica III;
Conceito de pronome;
Reconhecimento das características do gênero conto popular;
Recursos e intencionalidade do gênero conto popular;
Suporte de circulação;
Estrutura do gênero textual;
Comparação de similaridades e diferenças entre versões de uma mesma história;
Caracterização de personagens;
Noção de tempo e espaço;
Uso expressivo de verbos de elocução;
Uso de aspas para indicar a voz dos personagens;
Funcionalidade dos pronomes pessoais, tratamento, demonstrativos e indefinidos;
Reconto de textos narrativos;
Escrita de versão de contos populares e fábulas.

7º ANO

Reconhecimento das características do gênero charge, diferenciando-o do cartum;
Recursos usados na construção do gênero textual charge;
Intencionalidade desse gênero;
Suporte de circulação;
Identificação do público alvo;
Leitura de texto verbal e não verbal;
Identificação de recursos argumentativos;
Classificação dos tipos de predicado;
Transitividade;
Complementos verbais;
Produção de charge,
Fórum;
Recursos usados na construção do gênero de divulgação científica;
Intencionalidade do gênero;
Pesquisas;
Escrita de artigo de divulgação científica;
Regência verbal;
Crase;
Predicado nominal;
Acentuação gráfica;
Concordância do verbo ser;
Adjunto adnominal e adverbial;
Uso dos porquês;
Predicado verbal e nominal
Seminário.

8º Ano        

Regência nominal;
Termos regentes x regidos;
Acentuação gráfica;
Complemento nominal;
Divisão silábica;
Flexão dos adjetivos compostos;
Formação do imperativo;
Verbos irregulares e demais classificações x flexão;
Projeto Pedagógico: Sarau Literário;
Revisão geral.

9º Ano

Concordância verbal: revisão;
Versificação;
Acentuação gráfica;
Nova ortografia;
Figuras de linguagem: classificação;
Palavra que: função morfológica;
Revisão geral.

Português  – IV Bimestre

6º Ano

Reconhecimento das características do gênero textual crônica;
Recursos, suportes e intencionalidades desse gênero crônica;
Comparação entre dois gêneros do tipo narrativo: notícia e crônica;
Tipos de narrador;
Uso dos discursos direto e indireto e seus efeitos de sentido;
Sequência conversacional;
Uso expressivo de verbos de elocução;
Conceito de verbo;
Modos e tempos verbais;
Usos do presente, pretérito e futuro e seus efeitos de sentido;
Efeitos de sentido do uso de verbos no imperativo;
Locuções verbais;
Palavras homônimas homófonas;
Uso dos imperativos afirmativo e negativo;
Efeitos de sentido do uso dos verbos no imperativo afirmativo e no infinitivo impessoal;
Advérbio e locução adverbial;
Função do advérbio nos textos do tipo instrucional;
Posição do advérbio na frase para obtenção de efeito de sentido;
Escrita de crônicas;
Diálogo argumentativo;
Exposição oral didática de conteúdos sobre gêneros textuais estudados durante o ano letivo;
Frase, período e oração;
Sujeito e predicado.


7º ANO

Reconhecimento das carcterísticas do gênero textual artigo de opinião;
Intencionalidade e recursos usados na construção desse gênero;
Suportes de circulação;
Reconhecimento de estratégias de argumentação;
Escrita de artigo de opinião;
Mesa-redonda;
Vicios de linguagem;
Ambiguidade;
Agente da passiva;
Reconhecimento das carcterísticas do gênero textual causo;
Presença de sequencias narrativas no texto;
Semelhanças e difernças entre os gêneros causo e piada;
Ambiguidades no texto da piada;
Registro de causos ou anedotas;
Lenda urbana;
Morfossintaxe;
Aposto e vocativo;
Locução verbal;
Agente da passiva;
Pontuação;
Verbo irregular;
Tempo simples e composto.
Conversação espontânea e debate.

8º ANO

Orações coordenadas;
Conjunções: emprego oracional x intervocabular;
Preposições;
Abreviatura x sigla;
Crase;
Palavra QUE;
Aposto x vocativo;

9º ANO

Plural de substantivos compostos;
Crase;
Colocação pronominal;
Vícios de linguagem;
Revisão geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Projeto Viajando nas letras

               https://www.letras.mus.br/turma-da-monica/fotos.html#268434   Projeto Viajando nas letras Objetivo Geral: Popularizar o livro...