1º ANO
• Ampliar o conhecimento sobre os números, ou seja, ter noção de maiores quantidades.
• Contar oral e mentalmente objetos.
• Aplicar conhecimentos ou estratégias (essas estratégias devem surgir das crianças, com mínima orientação do professor) pessoais para resolver problemas que envolvam as quatro operações.
• Ler mapas e plantas baixas simples.
• Identificar e representar semelhanças e diferenças entre formas geométricas.
• Montar e desmontar embalagens tridimensionais.
• Usar o calendário.
• Comparar, identificar e estimar grandezas como: comprimento, temperatura, massa e capacidade e iniciar o uso de instrumentos de medidas.
• Usar tabelas simples.
2º ANO
• Realizar contagem oral.
• Saber regras de sistemas numéricos.
• Ler e reproduzir escritas numéricas.
• Ampliar o uso de estratégias adquiridas na série anterior na resolução de problemas.
• Saber de memória alguns resultados.
• Usar várias estratégias de cálculo.
• Noção de espaço.
• Noção de tempo utilizando o calendário.
• Ampliar o conhecimento sobre instrumentos de medidas e grandezas.
3º ANO
• Utilizar o sistema numérico em sua forma convencional.
• Articular melhor os números em estratégia de cálculo mental.
• Usar técnicas convencionais de adição e subtração.
• Iniciar a organização de “armar contas”.
• Utilizar a nomenclatura correta para formas e figuras.
• Saber ver as horas.
• Utilizar o sistema métrico.
4º ANO
• Saber organizar os números naturais em ordem crescente e decrescente.
• Realizar cálculos aproximados.
• Conhecer os números com vírgula e em forma de fração.
• Saber a tabuada, e outras contas que envolvem a operação de multiplicação, de cabeça.
• Saber operar números naturais utilizando as suas estratégias e operações convencionais.
• Identificar semelhança e diferença entre figuras geométricas.
• Identificar a diferença entre perímetro e área.
• Com os conhecimentos já adquiridos nos anos anteriores sobre grandezas e instrumentos de medidas, no 4 º ano a criança deverá identificar as unidades de medias.
• Utilizar o sistema monetário brasileiro.
5º ANO
• Entender e colocar em prática as regras do sistema de numeração decimal para leitura, escrita e ordenação de números naturais.
• Identificar as frações em situações problemas.
• Escrever, ler e ordenar números com vírgula e frações.
• Resolver situações problemas mentalmente, utilizando estratégias pessoais e cálculos convencionais.
• Usar porcentagem.
• Identificar dentre as figuras geométricas os poliedros e compreender a relação entre vértice, face e aresta.
• Fazer o uso dos conhecimentos adquiridos no 4º ano sobre área e perímetro para fazer os devidos cálculos.
• Construir gráficos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário