segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Conteúdos programáticos de Matemática para o Ensino Fundamental I


Resultado de imagem para IMAGENS SOBRE MATEMÁTICA

1º ANO 

• Ampliar o conhecimento sobre os números, ou seja, ter noção de maiores quantidades. 
• Contar oral e mentalmente objetos. 
• Aplicar conhecimentos ou estratégias (essas estratégias devem surgir das crianças, com mínima orientação do professor) pessoais para resolver problemas que envolvam as quatro operações. 
• Ler mapas e plantas baixas simples. 
• Identificar e representar semelhanças e diferenças entre formas geométricas. 
• Montar e desmontar embalagens tridimensionais. 
• Usar o calendário. 
• Comparar, identificar e estimar grandezas como: comprimento, temperatura, massa e capacidade e iniciar o uso de instrumentos de medidas. 
• Usar tabelas simples. 


2º ANO 

• Realizar contagem oral. 
• Saber regras de sistemas numéricos. 
• Ler e reproduzir escritas numéricas. 
• Ampliar o uso de estratégias adquiridas na série anterior na resolução de problemas. 
• Saber de memória alguns resultados. 
• Usar várias estratégias de cálculo. 
• Noção de espaço. 
• Noção de tempo utilizando o calendário. 
• Ampliar o conhecimento sobre instrumentos de medidas e grandezas. 

3º ANO 

• Utilizar o sistema numérico em sua forma convencional. 
• Articular melhor os números em estratégia de cálculo mental. 
• Usar técnicas convencionais de adição e subtração. 
• Iniciar a organização de “armar contas”. 
• Utilizar a nomenclatura correta para formas e figuras. 
• Saber ver as horas. 
• Utilizar o sistema métrico. 

4º ANO 

• Saber organizar os números naturais em ordem crescente e decrescente. 
• Realizar cálculos aproximados. 
• Conhecer os números com vírgula e em forma de fração. 
• Saber a tabuada, e outras contas que envolvem a operação de multiplicação, de cabeça. 
• Saber operar números naturais utilizando as suas estratégias e operações convencionais. 
• Identificar semelhança e diferença entre figuras geométricas. 
• Identificar a diferença entre perímetro e área. 
• Com os conhecimentos já adquiridos nos anos anteriores sobre grandezas e instrumentos de medidas, no 4 º ano a criança deverá identificar as unidades de medias. 
• Utilizar o sistema monetário brasileiro. 

5º ANO 

• Entender e colocar em prática as regras do sistema de numeração decimal para leitura, escrita e ordenação de números naturais. 
• Identificar as frações em situações problemas. 
• Escrever, ler e ordenar números com vírgula e frações. 
• Resolver situações problemas mentalmente, utilizando estratégias pessoais e cálculos convencionais. 
• Usar porcentagem. 
• Identificar dentre as figuras geométricas os poliedros e compreender a relação entre vértice, face e aresta. 
• Fazer o uso dos conhecimentos adquiridos no 4º ano sobre área e perímetro para fazer os devidos cálculos. 
• Construir gráficos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Projeto Viajando nas letras

               https://www.letras.mus.br/turma-da-monica/fotos.html#268434   Projeto Viajando nas letras Objetivo Geral: Popularizar o livro...