Procuração é um tipo de redação técnica. Trata-se de um documento oficial que serve para atribuir poderes a alguém, tais como autorizar outra pessoa a fazer a sua matrícula na universidade ou movimentar sua conta bancária.
Por isso, há vários tipos de procuração, cada qual indica de forma específica quais os poderes são dados do outorgante (quem concede poderes) para o outorgado (quem recebe poderes).
Estrutura
Como um documento oficial, deve obedecer alguns aspectos na sua estrutura e ser lavrado em tabelião e ser reconhecido em cartório:
- Título: Procuração;
- Identificação do outorgante: nome, estado civil, nacionalidade, profissão, números de identidade e CPF, residência;
- Identificação do outorgado: nome, estado civil, nacionalidade, profissão, números de identidade e CPF, residência;
- Indicação e descrição dos poderes: o que o outorgante autoriza que o outorgado faça em seu nome, da forma mais detalhada possível;
- Local e data;
- Assinatura do outorgante.
Exemplo
Eu, (nome do outorgante, estado civil, nacionalidade, profissão), portador do (número de identidade) e do CPF (número de CPF), residente em (endereço completo), nomeio e constituo meu bastante procurador (nome do outorgado, estado civil, nacionalidade, profissão), portador do (número de identidade) e do CPF (número de CPF), residente em (endereço completo), a quem confiro poderes para (descrição detalhada dos poderes).
Fonte: https://www.todamateria.com.br/genero-textual-procuracao/
Nenhum comentário:
Postar um comentário