Soneto é uma estrutura literária de forma fixa composta por catorze versos, dos quais dois são quartetos (conjunto de quatro versos) e dois tercetos (conjunto de três versos).
Foi provavelmente criado pelo poeta e humanista italiano Francesco Petrarca (1304-1374).
A palavra soneto (do italiano “sonetto”) significa pequeno som ao referir-se à sonoridade produzida pelos versos.
Tipos de Soneto
O soneto petrarquiano ou regular é o mais experimentado. No entanto, Willian Shakespeare (1564-1616) criou o soneto inglês, composto de 3 quartetos (estrofes de quatro versos) e 1 dístico (estrofe de dois versos).
Há também o soneto monostrófico, o qual apresenta uma única estrofe composta pelos catorze versos. E o soneto estrambótico, aquele que conta com versos ou estrofes adicionais.
Estrutura do Soneto
Os sonetos são geralmente produções literárias de conteúdo lírico formados, nessa ordem, por dois quartetos e dois tercetos.
No interior da estrutura do soneto, faz se necessário observar alguns conceitos básicos:
estrofe
verso
métrica
rima
Estrofe e Verso
Importante ressaltar que o verso corresponde a frase ou palavra que compõem cada linha de uma poesia. Enquanto a estrofe é o conjunto de versos de uma das seções do poema.
Assim, de acordo com o número de versos que compõem uma estrofe, elas são classificadas em:
1 verso: Monóstico
2 versos: Dístico
3 versos: Terceto
4 versos: Quarteto ou Quadra
5 versos: Quintilha
6 versos: Sextilha
7 versos: Septilha
8 versos: Oitava
9 versos: Nona
10 versos: Décima
Mais de dez versos: estrofe irregular
A métrica é medida do verso a qual corresponde ao número de sílabas poéticas.
No caso do soneto, os versos são geralmente decassílabos, ou seja, compostos de 10 sílabas poéticas, classificados em:
Versos Heroicos: sílabas tônicas nas posições 6 e 10.
Versos Sáficos: sílabas tônicas se encontram nas posições 4, 8 e 10.
Observe que as sílabas poéticas ou métricas diferem das sílabas gramaticais. A “escansão” é o termo utilizado para indicar a contagem dos sons dos versos. Ela é desenvolvida por três regras básicas:
Quando há duas ou mais vogais átonas ou tônicas no final de uma palavra e do começo de outra, elas se fundem, formando uma só sílaba poética, por exemplo: A-ma-da ar-te (4 sílabas poéticas)
Os ditongos são palavras de uma só sílaba poética, por exemplo: meu, céu, viu.
A contagem das sílabas é feita até a última sílaba tônica do verso, por exemplo: “De- tu-do ao- meu- a-mor- se-rei a-ten-to” (verso decassílabo, donde a última palavra do verso “atento” possui sua sílaba tônica no “ten”, e por isso, a última “to” não é contada)
Assim, além dos versos decassílabos, as formas mais conhecidas são:
Redondilha Menor: 5 sílabas métricas
Redondilha Maior ou Heptassílabo: 7 sílabas poéticas
Eneassílabo: 9 sílabas poéticas
Hendecassílabo: 11 sílabas poéticas
Dodecassílabo ou Versos Alexandrinos: 12 sílabas poéticas
Saiba mais sobre a Metrificação.
Rima
A rima é a concordância de sons estabelecida entre as palavras do poema.
No soneto petrarquiano o posicionamento das rimas nos catorze versos, apresentam a composição: abba abba cdc (cde) dcd (cde)
Os quartetos são formados por rimas entrelaçadas ou opostas, de forma que o primeiro verso rima com o quarto, e o segundo com o terceiro.
Sonetistas Brasileiros
Alguns autores brasileiros que se destacaram na produção de sonetos:
Gregório de Matos Guerra (1636-1696)
Cláudio Manuel da Costa (1729-1789)
Cruz e Sousa (1861-1898)
Olavo Bilac (1865-1818)
Augusto dos Anjos (1884-1914)
Vinícius de Moraes (1913-1980)
Sonetistas Portugueses
Em Portugal, o soneto foi uma forma literária introduzido pelo escritor Sá de Miranda, no século XVI, quando voltou Itália.
Alguns poetas que se destacaram com a produção de sonetos foram:
Luís de Camões (1524-1580)
Bocage (1765-1805)
Antero de Quental (1842-1891)
Florbela Espanca (1894-1930)
Soneto de Fidelidade
Um dos mais emblemáticos exemplos do soneto moderno brasileiro está presente na música popular brasileira (MPB).
Ele foi escrito em 1960 pelo escritor e músico Vinícius de Moraes: Soneto da Fidelidade:
De tudo ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.
Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento
E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama
Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.
Fonte: https://www.todamateria.com.br/soneto/
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