sexta-feira, 22 de julho de 2016

Linhas programáticas para utilização em sala de recursos pedagógicos especializados.


Principais áreas do desenvolvimento a serem desenvolvidos:

I – COGNIÇÃO – Percepção e discriminação, memória, atenção, raciocínio lógico matemático e conceitualização.

II - AFETIVIDADE – Auto-estima, confiança, comportamento e interação.

III – ASPECTOS MOTORES – Psicomotricidade (coordenação geral, estética e dinâmica), orientação, mobilidade, adequação postural e acessibilidade espacial.

IV – EXPRESSÃO ORAL, ESCRITA E GESTUAL: Expressão livre por meio das Artes, Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), Língua Portuguesa na modalidade escrita, sistema BRAILLE.

V – INFORMÁTICA ACESSÍVEL

VI – AUTO CUIDADO
Expectativa de Aprendizagem
Detalhamento das expectativas
Sugestão de atividades
I – COGNIÇÃO
·         Percepção e discriminação
ü  Receber sensações
ü  Diferenciar sensações
ü  Interpretar estímulos
ü  Atribuir significados
ü  Discriminar visualmente
ü  Utilização e percepção auditiva
ü  Utilização e percepção olfativa, gustativa, percepção tátil.
Percepção visual:
  • Seguir trajetórias de objetos
  • Discriminar cores, formas, tamanhos, quantidades, direções, semelhanças e diferenças;
  • Perceber relações entre figura X fundo
  • Organizar perceptiva (espacial e temporal)
  • Captar semelhanças e diferenças, comparar, discriminar e reorganizar estímulos visuais;
Percepção auditiva:
  • Captar e discriminar estímulos auditivos (ruídos, sons e vozes)
  • Localizar fonte sonora
  • Treinar ritmos
  • Reproduzir sons
  • Discriminar fonemas
  • Captar semelhanças e diferenças. Comparar, discriminar e reorganizar estímulos auditivos
  • Identificar semelhanças e diferenças sonoras.


Percepção gustativa:
  • Reconhecer sabores doces, amargos, azedos, salgados
  • Discriminar diferentes sabores e temperaturas de alimentos.
Percepção olfativa:
  • Reconhecer e discriminar odores
  • Comparar cheiros
Percepção tátil:
  • Desenvolver sensibilidade das mãos e dedos, por meio de manipulação e tato de objetos, explorando formas, tamanhos, posições, volumes, quantidades, temperaturas, texturas.
  • Analisar e fazer uma síntese pela manipulação, captação de semelhanças e diferenças, comparação, discriminação e reorganização de estímulos táteis.
  • Relacionar figura X fundo
·         Memória
ü  Armazenar informações a curta,
Média e longo prazo
ü  Evocar (retornar) informações
ü  Utilizar a memória visual
ü  Recorrer a memória visomotora
ü  Recorrer a memória auditiva
ü  Manter consciência em vigilância
ü  Manter foco único ou múltiplo
Memória visual:
  • Reter e evocar nomes de lugares, de pessoas, de objetos, de figuras, de frases, de números,
  • Reproduzir situações ocorridas em filmes ou desenhos animados;
  • Participar de jogos de mímica;
  • Reproduzir desenhos apresentados por um tempo e depois retirados.
Memória auditiva:
  • Reter e evocar sons (onomatopaicos), ordens verbais, letras de músicas, de poesias, de notícias, histórias;
  • Repetir as idéias principais de uma história, trecho lido, frases, etc.
Memória visomotora:
  • Reproduzir através de memória, de desenhos, ou de dobraduras, segundo modelos apresentados anteriormente à execução;
  • Reproduzir movimentos com os segmentos corporais, concomitantemente à apresentação  de um modelo ou após demonstração;
  • Reconstruir de memória, situações da vida diária, como ir às compras, ao trabalho, à escola, à praça.

·         Atenção
ü  Manter consciência em vigilância
ü  Manter foco único ou múltiplo.
  • Utilizar os jogos, mas não se exceder naqueles que exacerbam o clima competitivo e gerador de ansiedade
Raciocínio Lógico
Matemático










ü  Usar números no cotidiano e
Efetuar operações





























ü  Estabelecer relações entre espaço, objetos, pessoas, formas e cores.



















ü  Explorar diferentes procedimentos para medir objetos e tempo

  • Classificar objetos segundo determinados critérios
  • Realizar associações
  • Levantar e testar hipóteses
  • Solucionar problemas
  • Coletar dados
  • Recorrer ao raciocínio indutivo ou dedutivo
  • Traçar estratégias de pensamento
  • Fazer comparações e analogias
  • Realizar inferências
  • Formular hipóteses
  • Atribuir significado, produzir e operar números em situações diversas de acordo com suas hipóteses;
  • Refletir acerca das regularidades do sistema numérico
  • Produzir escritas numéricas ainda que não seja registro convencional
  • Propor atividades que envolvam o sistema de numeração e o uso dos números em diferentes situações
  • Promover sequências didáticas e ou projetos didáticos nos quais as crianças precisem escrever os números (por exemplo. Idade, telefone, numeração do calçado, peso altura, etc) auxiliando para que se tornem observáveis as regularidades
  • Realizar contagens orais de objetos usando a sequência numérica
  • Comunicar quantidades, utilizando linguagem oral, notação numérica ou registros não convencionais
  • Criar oportunidades de contagens em situações práticas sociais reais, por exemplo, usando coleção de objetos de interesse das crianças
  • Verificar como as crianças fazem contagens e que estratégias usam
  • Possibilitar usar jogos de tabuleiro e de regras que necessitem marcar pontos
  • Criar oportunidades nas quais as crianças tenham que comprar quantidades de forma contextualizada
  • Propor problemas que envolvam somar e subtrair
  • Criar situações problema envolvendo ações de transformar e acrescentar
  • Utilização da Mesa Educacional POSITIVO


  • Propor situações em que a criança tenha que se situar no espaço, deslocar-se nele, dê e receba instruções de localização
  • Propor atividades que as crianças possam representar a posição de um objeto e ou pessoa estática ou em movimento.
  • Propor atividades nas quais as crianças tenham que construir utilizando desenhos seu itinerário, solicitando pontos de referência.
  • Identificar pontos de referências para indicar sua localização na sala de aula
  • Indicar oralmente a posição onde se encontra no espaço escolar e representá-la por meio de desenhos.
  • Indicar o caminho para se movimentar no espaço escolar e chegar a um determinado local da escola e representar a trajetória, por meio de desenhos.
  • Identificar relações de igualdades, semelhanças e diferenças, entre objetos e situações;
  • Estabelecer textos históricos causais (usando por exemplo, quadrinhos para organizar histórias em suas sequências lógicas)
  • Utilização da Mesa Educacional POSITIVO.


  • Propor atividades nas quais as crianças tenham que medir, e ou pesar usando instrumentos não convencionais e convencionais tais como fita métrica, régua, balança, etc.
  • Oferecer atividades em que as crianças precisem calcular, por exemplo, quantos passos é preciso para chegar a um determinado local etc.
  • Trabalhar diariamente com o calendário para identificar o dia do mês e registrar a data.
·         Conceituação
(categorização)
ü  Inserir objetos em categorias
ü  Abstrair características gerais de objetos
ü  Classificar objetos
ü  Formar conceitos
  • Organizar conjuntos de objetos, segundo critérios de classificação(cor, forma, natureza, tamanho, posição, quantidade, isolados ou combinados)
  • Emparelhar objetos por semelhança, por equivalência de uso.
  • Participar de conversas em grupo sobre gravuras, brinquedos e objetos destacando-se suas características, utilidades e importância.
  • Participar de debates sobre a leitura de livros de histórias ou temas.
II – AFETIVIDADE
(Desenvolvimento afetivo                    
emocional, comportamento
e interação.
·         Aceitação

ü  Aceitar os defeitos e qualidades
ü  Reforçar o sentimento de capacidade
ü  Lidar com as frustrações

  • Atitudes de aceitação
  • Aliar firmeza com brandura
  • Evidenciar os aspectos positivos
  • Demonstrar confiança em suas habilidades
·         Auto-estima
ü  Gostar de si mesmo
ü  Se auto valorizar
ü  Aceitar elogios
ü  Demonstrar auto conhecimento
  • Evidenciar atividades individuais e em grupo.
  • Aprender através de jogos aceitar a perda e o ganho
  • Participar de situações de conflito, sem gerar ansiedade
  • Organizar exercícios com dificuldades dosadas
·         Redução de ansiedade
ü  Superar a frustração
ü  Lidar com a crítica
ü  Lidar com as expectativas
  • Evitar situações que gerem ansiedade
  • Criar estímulos que permitam às crianças reagir sem tensões
  • Evitar rotina didática – pedagógica, comparações e críticas pejorativas.
·         Auto-realização
ü  Experimentar situações de êxito e desenvolver auto imagem positiva
  • Favorecer os acertos
  • Organizar exercícios estimulantes e com dificuldades dosadas e progressistas
  • Repetir exercícios com números satisfatório de acertos com novas roupagens
·         Auto cuidado
ü  Aprender a cuidar de si no cotidiano, com segurança e autoconfiança, cuidar do outro e do ambiente
  • Criar condições para que as crianças possam atender necessidades físicas com independência
  • Ensinar e oferecer condições para o auto-aprendizado dos cuidados de saúde
  • Tornar observável para a criança possível áreas de risco auxiliá-la a identificar códigos identificadores de perigo.
  • Chamar a atenção para as necessidades de colegas
  • Instituir hábitos de reciclagem e economia de água
  • Identificar necessidades físicas e saber satisfazê-la com independência. Exemplo: sede, frio, calor, etc.
  • Aprender cuidados básicos de higiene. Exemplo lavar as mãos depois de  ir ao banheiro e antes de comer.
  • Movimentar-se com segurança identificando situações cotidianas de risco contra sua integridade física.
  • Oferecer ajuda a um colega quando se fizer necessário
  • Desenvolver hábitos de cuidados com o ambiente, reciclagem, economia de água, etc.
III – ASPECTOS MOTORES


·         Psicomotricidade
ü  Esquema corporal e lateralidade




























ü  Psicomotricidade fina ou coordenação Dinâmica Manual
  • Possuir consciência de seu corpo
  • Coordenar seus movimentos
  • Expressar-se através dos corpos
  • Receber modos de agir no mundo à sua volta
  • Conhecer seu corpo (todo e partes)
  • Aplicar os conceitos espaciais (que envolvem a noção de onde) e temporais (que envolvem a noção de onde), no próprio corpo, no dos outros, no de bonecos ou em desenhos de pessoas.
  • Perceber e reproduzir movimentos e ritmos, com partes do corpo
  • Manter o equilíbrio estático, reproduzindo e mantendo posições
  • Expressar com o corpo diversos sentimentos
  • Realizar movimentos complexo e diferenciados
  • Dissociar movimentos com vários segmentos corporais
  • Apresentar dominância de um lado do corpo em relação ao outro.
  • Estabelecer dominância lateral da mão, olho e pé (do mesmo lado do corpo)
  • Utilizar jogos que levem uso sistemático da mão e do pé direitos ou da mão e do pé esquerdos, respeitada a dominância lateral da criança.
  • Brincar com massa plástica, recortar linhas, figuras geométricas, figuras em geral
  • Desenhar, colorir, pintar
  • Chutar, pular com o pé dominante
  • Brincar com caleidoscópio
  • Mirar alvos através de orifícios, telescópio


  • Fazer uso da coordenação óculo manual
  • Dominar os gestos e dos objetos que manipular
  • Realizar movimentos delicados com as mãos e com os dedos
  • Escrever apresentando uma direção gráfica
  • Facilidade em desenhar, recortar, escrever utilizando os movimentos de coordenação olho – mão
  • Percepção e compreensão da imagem a reproduzir
  • Realizar trabalhos espontâneos de expressão gráfica
  • Organização da direção gráfica (horizontalmente da esquerda para a direita.)
  • Perceber as (noções de cima e embaixo, de esquerda e direita, de obliquas e curvas).
  • Ter noção de antes e depois, para ordenação dos movimentos de escrever
Coordenação Dinâmica Manual
  • Lançar e receber bolas
  • Picar, rasgar e recortar papel e decalcar
  • Abrir e fechar as mãos.
Grafismo (uso dos dedos)
  • Passar sobre o traçado de linhas (retas, curvas, dentadas) feitas em cor no quadro de giz, no papel ou em outros materiais
  • Tatear formas desenhadas e recobertas com barbante, sisal, areia, arroz
  • Tatear os próprios objetos
  • Fazer pinturas
  • Traçar linhas verticais ou horizontais
  • Realizar movimentos em pinça, como catar sementes, colar pequenos grãos sobre linhas
  • Usar lápis, pinceis e giz, nos planos horizontal e vertical
  • Executar movimentos ritmados, concomitantes ou dissociados usando as mãos ou os dedos.
·         Orientação, mobilidade,
Estruturação espacial e
Acessibilidade Espacial
ü  Percepção da situação do corpo no ambiente
ü  Percepção do lugar que ocupa no espaço
ü  Orientação,. Localização em relação as pessoas
ü  Relacionar os objetos entre si
ü  Se situar em função do sucessor, duração e periodicidade dos acontecimentos.
ü  Diferenciar “tempo subjetivo” e o “tempo objetivo
ü  Situar-se no presente em relação ao um “antes” e um “depois”
ü  Avaliar o movimento no tempo
ü  Distinguir o rápido do lento, o sucessivo do simultâneo
  • Compreender a posição e a relação no espaço de indivíduos, objetos e situações
  • Compreender as relações espaciais que envolvem noções: acima, abaixo, no meio, maior, menor, igual, fora, dentro, longe, perto
  • Distinguir a sucessão dos acontecimentos (antes, após, durante)
  • Distinguir a duração de intervalos (de tempo longo, de tempo curto)
  • Observar o ritmo regular e o irregular (aceleração, freada)
  • Perceber a locomoção rápida e lenta (diferença entre a corrida e o andar
  •  Perceber a renovação cíclica de certos períodos (os dias da semana, os meses, as estações)
  • Perceber o caráter do tempo (já passou...)
  • Entender o envelhecimento (de plantas, de pessoas)
  • Marchar, andar, saltar ou correr em diferentes ritmos
  • Ouvir cuidadosamente determinadas cadências que depois deverão ser repetidas
  • Fazer jogos com diferentes ritmos marcados pelo metrônomo ou com outro instrumento
  • Usar figuras de revistas, fotografias, slides e outros para ensinar os conceitos de manhã, meio dia, tarde, indicação de horários antes do meio dia e depois do meio dia.
  • Usar gravuras, período de férias, fases de crescimento de plantas, movimentos do globo terrestre
  • Saber avaliar o tempo necessário para escrever o seu nome, apontar o lápis, amarrar os sapatos
  • Fazer  desenhos representando as variações das estações, as diferentes horas do dia ou acontecimentos em suas vidas.
  • Avaliar o tempo necessário para chegar a escola, ir até a biblioteca, terminar sua lição ou brincar
  • Explicar a linha do tempo, começando com o nascimento até o presente, bem como a projeção para o futuro
  • Criar linha de tempo para os futuros dias, semanas, meses.
·         Adequação Postural
ü  Conquistar atitudes habituais cômodas a serem mantidas com um mínimo de fadiga
ü  Evitar desequilíbrios ou vícios de postura
ü  Relaxar e dinamizar articulações
  • Equilibra-se num dos pés (com ou sem um saco de areia, ou outro objeto na cabeça)
  • Movimentar-se batendo com os pés no chão alternadamente
  • Subir e descer em escadas, em sacos de areias ou em brinquedos como trepa-trepa
  • Andar nas pontas dos pés, nos calcanhares, com a borda externa dos pés, fazendo alongamento ou carregando na cabeça objetos de formas e volumes variados
  • Flexionar o tronco na posição sentada, de pé
  • Passar o peso do corpo para a perna direita, para a perna esquerda, sem mexer os pés, com os olhos fechados ou abertos

IV – EXPRESSÃO ORAL,
ESCRITA E GESTUAL
·         Expressão livre através
das artes
ü  Proporcionar prazer
ü  Permitir manifestação dos                          sentimentos                                                               
ü  Possibilitar liberdade de ação
ü  Possibilitar a relação satisfatória consigo mesmo, com os objetos e com os outros
ü  Interagir com o meio
ü  Projetar percepções e emoções
ü  Desempenhar papéis
ü  Compreender e seguir regras
ü  Representar ludicamente a realidade
ü  Organizar-se diante dos estímulos do meio
ü  Movimentar o corpo enquanto meio de comunicação;
  • Atividades auto expressivas
  • Expressão plástica
  • Expressão musical
  • Expressão corporal
  • Compreender a expressão plástica
  • Compreender a expressão musical
  • Compreender a expressão corporal
Expressão plástica
  • Utilizar lápis, papel, cola, tesoura, argila, revistas, sucata e outros
  • Executar desenhos, pintura, recorte, colagem, dobradura, tecelagem utilizando diversos recursos.
  • Desenhar pintar, esculpir, produzir colagens etc. transformando, produzindo novas formas, pesquisando materiais, pensando sobre o que se produz
  • Organizar um espaço para dispor os materiais e suportes necessários à produção e criar sistemática de uso
  • Expressão musical
  • Discriminar os sons
  • Desenvolver o ritmo
  • Conhecer repertório de músicas não só infantis, mas populares, clássicas, etc.
  • Explorar as possibilidades de movimentação do corpo, e a sensibilização musical
  • Oferecer diversidade de produções musicais para que a criança aprecie, por de CDs, DVDs de apresentações
  • Propor a construção de objetos sonoros
  • Propor atividades que torne observável altura, timbre, intensidade
Expressão corporal
  • Propiciar oportunidades para que possam lúdica e livremente, movimentar o corpo;
  • Conhecer e controlar o corpo associado ao ritmo;
  • Utilizar jogos, brincadeiras, gincanas;
  • A dramatização pode ser considerada como a atividade aglutinadora de todas as expressões – a musical – a corporal e a plástica;
  • Tornar observável para a criança modificações corporal após exercícios mais intensos e mais calmos.
  • Explorar movimentação do corpo.
·         Tecnologias Assistiva
(Recursos de alta e baixa
 Tecnologia)
Comunicação Alternativas e Aumentativa (CAA)

ü  Os recursos de CAA e os demais recursos pedagógicos de acessibilidade serão eficientes se permitirem que a participação do aluno e seu acesso à comunicação sejam garantidos, de modo que possa atuar em todas as atividades escolares, sem nenhum tipo de restrição

ü  Os recusos de comunicação de cada pessoa são construídos de forma totalmente personalizada e levam em consideração várias características que atendem às necessidades deste usuário
  • Gestos, sons, expressões faciais e corporais devem ser identificados e utilizados para manifestar desejos, necessidades, opiniões, posicionamentos, tais como: sim, não, olá, tchau, dinheiro, banheiro, estou bem, tenho dor, quero (determinada coisa para a  qual estou apontando), tenho fome e outras expressões utilizadas no cotidiano.
  • Com o objetivo de ampliar ainda mais o repertório comunicativo que envolve habilidades de expressão e compreensão, são organizados e construídos recursos como:
Ø  Símbolos gráficos
Ø  Recursos de comunicação
Ø  Pranchas de comunicação
Ø  Pastas de comunicação
Ø  Carteiras de comunicação e chaveiros de comunicação
Ø  Mesa com prancha
Ø  Colete de comunicação
Ø  Agenda de comunicação
Ø  Calendários e quadros de atividades
Ø  Vocalizadores
Ø  Computador
Ø  Símbolo
Ø  Cadernos de comunicação
Ø  Caderno de receita
Ø  Objeto de referência
Ø  Objeto de referência não naturalizado
Ø  Cartões de desenhos com contorno
Ø  Cartões com desenhos em BRAILLE d desenhos em LIBRAS.
Ø  Formas de comunicação dinâmicas
Ø  Formas de comunicação estática
Ø  Textos em Braille
Ø  Teclados especiais
Ø  Teclado virtual
Ø  Mouses especiais ou acionadores
Ø  Livros adaptados
Ø  Lápis e canetas engrossados
Ø  Tesouras adaptadas
Ø  Alfabetos móveis
Ø  Números móveis
Ø  Órteses
Ø  Softwares especiais
Ø  Língua brasileira de sinais (LIBRAS)
Ø  Sistema Braille
·         Língua Portuguesa na
Modalidade escrita
ü  [Garantir a todas as crianças o direito de aprender a ler e escrever, dando-lhe condições não só de prosseguirem com sucesso sua escolarização, mas, sobretudo, de se apropriarem de competências de leitura e produção textual
  • Atividades que envolvam Consciência fonológica, tecnologia da escrita, leitura, escrita e usos sociais da escrita
  • Atividades propostas pelos livros: Consciência Fonológica em Crianças Pequenas – Marilyn Jaqger Adams e outros.
  • Utilização da Mesa Educacional Positivo e recursos de Tecnologia Assistiva
V – INFORMÁTICA ACESSÍVEL
ü  A informática acessível deve promover a participação de todos os alunos nas atividades escolares.
ü  Os recursos de informática podem ser utilizados como alternativas a instrumentos usados no cotidiano escolar (ex.: livro, caderno, lápis, agenda, mural, dentre outros) e ter seu acesso facilitado pela configuração de hardwares e de software além de recursos de tecnologia assistiva.
  • Áudio livros
  • Livros digitais em texto
  • Livros formatados para impressão em Braille
  • Produção de textos
  • Produção acessível
  • Livros e textos acessíveis em Braille e no formato DAISY
  • Livros de letras ampliadas
  • Livros em LIBRAS
  • Livros na perspectiva do desenho universal
  • Recursos de tecnologia assistiva
  • Computadores adaptados
  • Dispositivo de entrada
  • Dispositivo de saída
  • Aplicativos em geral
  • Softwares e hardware específicos
  • Uso de órteses
  • Recursos de acessibilidade na Web
  • Dicas para promover a navegação na Web – Pesquisas em bibliotecas digitais



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