Expectativa de
Aprendizagem
|
Detalhamento
das expectativas
|
Sugestão de
atividades
|
I – COGNIÇÃO
·
Percepção e discriminação
|
ü
Receber sensações
ü
Diferenciar sensações
ü
Interpretar estímulos
ü
Atribuir significados
ü
Discriminar visualmente
ü
Utilização e percepção auditiva
ü
Utilização e percepção olfativa, gustativa,
percepção tátil.
|
Percepção visual:
- Seguir
trajetórias de objetos
- Discriminar
cores, formas, tamanhos, quantidades, direções, semelhanças e
diferenças;
- Perceber
relações entre figura X fundo
- Organizar
perceptiva (espacial e temporal)
- Captar
semelhanças e diferenças, comparar, discriminar e reorganizar estímulos
visuais;
Percepção
auditiva:
- Captar e
discriminar estímulos auditivos (ruídos, sons e vozes)
- Localizar
fonte sonora
- Treinar
ritmos
- Reproduzir
sons
- Discriminar
fonemas
- Captar
semelhanças e diferenças. Comparar, discriminar e reorganizar estímulos
auditivos
- Identificar
semelhanças e diferenças sonoras.
Percepção
gustativa:
- Reconhecer
sabores doces, amargos, azedos, salgados
- Discriminar
diferentes sabores e temperaturas de alimentos.
Percepção
olfativa:
- Reconhecer
e discriminar odores
- Comparar
cheiros
Percepção
tátil:
- Desenvolver
sensibilidade das mãos e dedos, por meio de manipulação e tato de
objetos, explorando formas, tamanhos, posições, volumes, quantidades,
temperaturas, texturas.
- Analisar
e fazer uma síntese pela manipulação, captação de semelhanças e
diferenças, comparação, discriminação e reorganização de estímulos
táteis.
- Relacionar
figura X fundo
|
·
Memória
|
ü
Armazenar informações a curta,
Média e longo
prazo
ü
Evocar (retornar) informações
ü
Utilizar a memória visual
ü
Recorrer a memória visomotora
ü
Recorrer a memória auditiva
ü
Manter consciência em vigilância
ü
Manter foco único ou múltiplo
|
Memória
visual:
- Reter e
evocar nomes de lugares, de pessoas, de objetos, de figuras, de frases,
de números,
- Reproduzir
situações ocorridas em filmes ou desenhos animados;
- Participar
de jogos de mímica;
- Reproduzir
desenhos apresentados por um tempo e depois retirados.
Memória
auditiva:
- Reter e
evocar sons (onomatopaicos), ordens verbais, letras de músicas, de
poesias, de notícias, histórias;
- Repetir
as idéias principais de uma história, trecho lido, frases, etc.
Memória
visomotora:
- Reproduzir
através de memória, de desenhos, ou de dobraduras, segundo modelos
apresentados anteriormente à execução;
- Reproduzir
movimentos com os segmentos corporais, concomitantemente à
apresentação de um modelo ou após
demonstração;
- Reconstruir
de memória, situações da vida diária, como ir às compras, ao trabalho, à
escola, à praça.
|
·
Atenção
|
ü
Manter consciência em vigilância
ü
Manter foco único ou múltiplo.
|
- Utilizar
os jogos, mas não se exceder naqueles que exacerbam o clima competitivo
e gerador de ansiedade
|
Raciocínio Lógico
Matemático
|
ü
Usar números no cotidiano e
Efetuar
operações
ü
Estabelecer relações entre espaço, objetos,
pessoas, formas e cores.
ü
Explorar diferentes procedimentos para medir
objetos e tempo
|
- Classificar
objetos segundo determinados critérios
- Realizar
associações
- Levantar
e testar hipóteses
- Solucionar
problemas
- Coletar
dados
- Recorrer
ao raciocínio indutivo ou dedutivo
- Traçar
estratégias de pensamento
- Fazer
comparações e analogias
- Realizar
inferências
- Formular
hipóteses
- Atribuir
significado, produzir e operar números em situações diversas de acordo
com suas hipóteses;
- Refletir
acerca das regularidades do sistema numérico
- Produzir
escritas numéricas ainda que não seja registro convencional
- Propor
atividades que envolvam o sistema de numeração e o uso dos números em
diferentes situações
- Promover
sequências didáticas e ou projetos didáticos nos quais as crianças
precisem escrever os números (por exemplo. Idade, telefone, numeração do
calçado, peso altura, etc) auxiliando para que se tornem observáveis as regularidades
- Realizar
contagens orais de objetos usando a sequência numérica
- Comunicar
quantidades, utilizando linguagem oral, notação numérica ou registros
não convencionais
- Criar
oportunidades de contagens em situações práticas sociais reais, por
exemplo, usando coleção de objetos de interesse das crianças
- Verificar
como as crianças fazem contagens e que estratégias usam
- Possibilitar
usar jogos de tabuleiro e de regras que necessitem marcar pontos
- Criar
oportunidades nas quais as crianças tenham que comprar quantidades de
forma contextualizada
- Propor
problemas que envolvam somar e subtrair
- Criar
situações problema envolvendo ações de transformar e acrescentar
- Utilização
da Mesa Educacional POSITIVO
- Propor
situações em que a criança tenha que se situar no espaço, deslocar-se
nele, dê e receba instruções de localização
- Propor
atividades que as crianças possam representar a posição de um objeto e
ou pessoa estática ou em movimento.
- Propor
atividades nas quais as crianças tenham que construir utilizando
desenhos seu itinerário, solicitando pontos de referência.
- Identificar
pontos de referências para indicar sua localização na sala de aula
- Indicar
oralmente a posição onde se encontra no espaço escolar e representá-la
por meio de desenhos.
- Indicar o
caminho para se movimentar no espaço escolar e chegar a um determinado
local da escola e representar a trajetória, por meio de desenhos.
- Identificar
relações de igualdades, semelhanças e diferenças, entre objetos e
situações;
- Estabelecer
textos históricos causais (usando por exemplo, quadrinhos para organizar
histórias em suas sequências lógicas)
- Utilização
da Mesa Educacional POSITIVO.
- Propor
atividades nas quais as crianças tenham que medir, e ou pesar usando
instrumentos não convencionais e convencionais tais como fita métrica,
régua, balança, etc.
- Oferecer
atividades em que as crianças precisem calcular, por exemplo, quantos
passos é preciso para chegar a um determinado local etc.
- Trabalhar
diariamente com o calendário para identificar o dia do mês e registrar a
data.
|
·
Conceituação
(categorização)
|
ü
Inserir objetos
em categorias
ü
Abstrair características gerais de objetos
ü
Classificar objetos
ü
Formar conceitos
|
- Organizar
conjuntos de objetos, segundo critérios de classificação(cor, forma,
natureza, tamanho, posição, quantidade, isolados ou combinados)
- Emparelhar
objetos por semelhança, por equivalência de uso.
- Participar
de conversas em grupo sobre gravuras, brinquedos e objetos destacando-se
suas características, utilidades e importância.
- Participar
de debates sobre a leitura de livros de histórias ou temas.
|
II – AFETIVIDADE
(Desenvolvimento
afetivo
emocional,
comportamento
e
interação.
·
Aceitação
|
ü
Aceitar os defeitos e qualidades
ü
Reforçar o sentimento de capacidade
ü
Lidar com as frustrações
|
- Atitudes
de aceitação
- Aliar
firmeza com brandura
- Evidenciar
os aspectos positivos
- Demonstrar
confiança em suas habilidades
|
·
Auto-estima
|
ü
Gostar de si mesmo
ü
Se auto valorizar
ü
Aceitar elogios
ü
Demonstrar auto conhecimento
|
- Evidenciar
atividades individuais e em grupo.
- Aprender
através de jogos aceitar a perda e o ganho
- Participar
de situações de conflito, sem gerar ansiedade
- Organizar
exercícios com dificuldades dosadas
|
·
Redução de ansiedade
|
ü Superar a
frustração
ü Lidar com a
crítica
ü Lidar com as
expectativas
|
- Evitar
situações que gerem ansiedade
- Criar
estímulos que permitam às crianças reagir sem tensões
- Evitar
rotina didática – pedagógica, comparações e críticas pejorativas.
|
·
Auto-realização
|
ü Experimentar
situações de êxito e desenvolver auto imagem positiva
|
- Favorecer
os acertos
- Organizar
exercícios estimulantes e com dificuldades dosadas e progressistas
- Repetir
exercícios com números satisfatório de acertos com novas roupagens
|
·
Auto cuidado
|
ü Aprender a
cuidar de si no cotidiano, com segurança e autoconfiança, cuidar do outro e
do ambiente
|
- Criar condições
para que as crianças possam atender necessidades físicas com independência
- Ensinar e
oferecer condições para o auto-aprendizado dos cuidados de saúde
- Tornar
observável para a criança possível áreas de risco auxiliá-la a
identificar códigos identificadores de perigo.
- Chamar a
atenção para as necessidades de colegas
- Instituir
hábitos de reciclagem e economia de água
- Identificar
necessidades físicas e saber satisfazê-la com independência. Exemplo:
sede, frio, calor, etc.
- Aprender
cuidados básicos de higiene. Exemplo lavar as mãos depois de ir ao banheiro e antes de comer.
- Movimentar-se
com segurança identificando situações cotidianas de risco contra sua
integridade física.
- Oferecer
ajuda a um colega quando se fizer necessário
- Desenvolver
hábitos de cuidados com o ambiente, reciclagem, economia de água, etc.
|
III – ASPECTOS
MOTORES
|
|
|
·
Psicomotricidade
|
ü Esquema
corporal e lateralidade
ü Psicomotricidade
fina ou coordenação Dinâmica Manual
|
- Possuir
consciência de seu corpo
- Coordenar
seus movimentos
- Expressar-se
através dos corpos
- Receber
modos de agir no mundo à sua volta
- Conhecer
seu corpo (todo e partes)
- Aplicar
os conceitos espaciais (que envolvem a noção de onde) e temporais (que
envolvem a noção de onde), no próprio corpo, no dos outros, no de
bonecos ou em desenhos de pessoas.
- Perceber
e reproduzir movimentos e ritmos, com partes do corpo
- Manter o
equilíbrio estático, reproduzindo e mantendo posições
- Expressar
com o corpo diversos sentimentos
- Realizar
movimentos complexo e diferenciados
- Dissociar
movimentos com vários segmentos corporais
- Apresentar
dominância de um lado do corpo em relação ao outro.
- Estabelecer
dominância lateral da mão, olho e pé (do mesmo lado do corpo)
- Utilizar
jogos que levem uso sistemático da mão e do pé direitos ou da mão e do
pé esquerdos, respeitada a dominância lateral da criança.
- Brincar
com massa plástica, recortar linhas, figuras geométricas, figuras em
geral
- Desenhar,
colorir, pintar
- Chutar,
pular com o pé dominante
- Brincar
com caleidoscópio
- Mirar
alvos através de orifícios, telescópio
- Fazer uso
da coordenação óculo manual
- Dominar
os gestos e dos objetos que manipular
- Realizar
movimentos delicados com as mãos e com os dedos
- Escrever
apresentando uma direção gráfica
- Facilidade
em desenhar, recortar, escrever utilizando os movimentos de coordenação
olho – mão
- Percepção
e compreensão da imagem a reproduzir
- Realizar
trabalhos espontâneos de expressão gráfica
- Organização
da direção gráfica (horizontalmente da esquerda para a direita.)
- Perceber
as (noções de cima e embaixo, de esquerda e direita, de obliquas e
curvas).
- Ter noção
de antes e depois, para ordenação dos movimentos de escrever
Coordenação
Dinâmica Manual
- Lançar e
receber bolas
- Picar,
rasgar e recortar papel e decalcar
- Abrir e
fechar as mãos.
Grafismo
(uso dos dedos)
- Passar
sobre o traçado de linhas (retas, curvas, dentadas) feitas em cor no
quadro de giz, no papel ou em outros materiais
- Tatear
formas desenhadas e recobertas com barbante, sisal, areia, arroz
- Tatear os
próprios objetos
- Fazer
pinturas
- Traçar
linhas verticais ou horizontais
- Realizar
movimentos em pinça, como catar sementes, colar pequenos grãos sobre
linhas
- Usar
lápis, pinceis e giz, nos planos horizontal e vertical
- Executar
movimentos ritmados, concomitantes ou dissociados usando as mãos ou os
dedos.
|
·
Orientação, mobilidade,
Estruturação espacial e
Acessibilidade Espacial
|
ü Percepção da
situação do corpo no ambiente
ü Percepção do
lugar que ocupa no espaço
ü Orientação,.
Localização em relação as pessoas
ü Relacionar os
objetos entre si
ü Se situar em
função do sucessor, duração e periodicidade dos acontecimentos.
ü Diferenciar
“tempo subjetivo” e o “tempo objetivo
ü Situar-se no
presente em relação ao um “antes” e um “depois”
ü Avaliar o
movimento no tempo
ü Distinguir o
rápido do lento, o sucessivo do simultâneo
|
- Compreender
a posição e a relação no espaço de indivíduos, objetos e situações
- Compreender
as relações espaciais que envolvem noções: acima, abaixo, no meio,
maior, menor, igual, fora, dentro, longe, perto
- Distinguir
a sucessão dos acontecimentos (antes, após, durante)
- Distinguir
a duração de intervalos (de tempo longo, de tempo curto)
- Observar
o ritmo regular e o irregular (aceleração, freada)
- Perceber
a locomoção rápida e lenta (diferença entre a corrida e o andar
- Perceber a renovação cíclica de certos
períodos (os dias da semana, os meses, as estações)
- Perceber
o caráter do tempo (já passou...)
- Entender
o envelhecimento (de plantas, de pessoas)
- Marchar,
andar, saltar ou correr em diferentes ritmos
- Ouvir
cuidadosamente determinadas cadências que depois deverão ser repetidas
- Fazer
jogos com diferentes ritmos marcados pelo metrônomo ou com outro
instrumento
- Usar
figuras de revistas, fotografias, slides e outros para ensinar os
conceitos de manhã, meio dia, tarde, indicação de horários antes do meio
dia e depois do meio dia.
- Usar
gravuras, período de férias, fases de crescimento de plantas, movimentos
do globo terrestre
- Saber
avaliar o tempo necessário para escrever o seu nome, apontar o lápis,
amarrar os sapatos
- Fazer desenhos representando as variações
das estações, as diferentes horas do dia ou acontecimentos em suas vidas.
- Avaliar o
tempo necessário para chegar a escola, ir até a biblioteca, terminar sua
lição ou brincar
- Explicar
a linha do tempo, começando com o nascimento até o presente, bem como a
projeção para o futuro
- Criar
linha de tempo para os futuros dias, semanas, meses.
|
·
Adequação Postural
|
ü
Conquistar atitudes habituais cômodas a serem
mantidas com um mínimo de fadiga
ü
Evitar desequilíbrios ou vícios de postura
ü
Relaxar e dinamizar articulações
|
- Equilibra-se
num dos pés (com ou sem um saco de areia, ou outro objeto na cabeça)
- Movimentar-se
batendo com os pés no chão alternadamente
- Subir e
descer em escadas, em sacos de areias ou em brinquedos como trepa-trepa
- Andar nas
pontas dos pés, nos calcanhares, com a borda externa dos pés, fazendo
alongamento ou carregando na cabeça objetos de formas e volumes variados
- Flexionar
o tronco na posição sentada, de pé
- Passar o
peso do corpo para a perna direita, para a perna esquerda, sem mexer os
pés, com os olhos fechados ou abertos
|
IV – EXPRESSÃO
ORAL,
ESCRITA E
GESTUAL
·
Expressão livre através
das artes
|
ü
Proporcionar prazer
ü
Permitir manifestação dos sentimentos
ü
Possibilitar liberdade de ação
ü
Possibilitar a relação satisfatória consigo mesmo,
com os objetos e com os outros
ü
Interagir com o meio
ü
Projetar percepções e emoções
ü
Desempenhar papéis
ü
Compreender e seguir regras
ü
Representar ludicamente a realidade
ü
Organizar-se diante dos estímulos do meio
ü
Movimentar o corpo enquanto meio de comunicação;
|
- Atividades
auto expressivas
- Expressão
plástica
- Expressão
musical
- Expressão
corporal
- Compreender
a expressão plástica
- Compreender
a expressão musical
- Compreender
a expressão corporal
Expressão
plástica
- Utilizar
lápis, papel, cola, tesoura, argila, revistas, sucata e outros
- Executar
desenhos, pintura, recorte, colagem, dobradura, tecelagem utilizando
diversos recursos.
- Desenhar
pintar, esculpir, produzir colagens etc. transformando, produzindo novas
formas, pesquisando materiais, pensando sobre o que se produz
- Organizar
um espaço para dispor os materiais e suportes necessários à produção e
criar sistemática de uso
- Expressão
musical
- Discriminar
os sons
- Desenvolver
o ritmo
- Conhecer
repertório de músicas não só infantis, mas populares, clássicas, etc.
- Explorar
as possibilidades de movimentação do corpo, e a sensibilização musical
- Oferecer
diversidade de produções musicais para que a criança aprecie, por de
CDs, DVDs de apresentações
- Propor a
construção de objetos sonoros
- Propor atividades
que torne observável altura, timbre, intensidade
Expressão
corporal
- Propiciar
oportunidades para que possam lúdica e livremente, movimentar o corpo;
- Conhecer
e controlar o corpo associado ao ritmo;
- Utilizar
jogos, brincadeiras, gincanas;
- A
dramatização pode ser considerada como a atividade aglutinadora de todas
as expressões – a musical – a corporal e a plástica;
- Tornar
observável para a criança modificações corporal após exercícios mais
intensos e mais calmos.
- Explorar
movimentação do corpo.
|
·
Tecnologias Assistiva
(Recursos de alta e baixa
Tecnologia)
|
Comunicação
Alternativas e Aumentativa (CAA)
ü
Os recursos de CAA e os demais recursos
pedagógicos de acessibilidade serão eficientes se permitirem que a
participação do aluno e seu acesso à comunicação sejam garantidos, de modo que
possa atuar em todas as atividades escolares, sem nenhum tipo de restrição
ü
Os recusos de comunicação de cada pessoa são
construídos de forma totalmente personalizada e levam em consideração várias
características que atendem às necessidades deste usuário
|
- Gestos,
sons, expressões faciais e corporais devem ser identificados e
utilizados para manifestar desejos, necessidades, opiniões,
posicionamentos, tais como: sim, não, olá, tchau, dinheiro, banheiro,
estou bem, tenho dor, quero (determinada coisa para a qual estou apontando), tenho fome e
outras expressões utilizadas no cotidiano.
- Com o
objetivo de ampliar ainda mais o repertório comunicativo que envolve
habilidades de expressão e compreensão, são organizados e construídos
recursos como:
Ø Símbolos
gráficos
Ø Recursos de
comunicação
Ø Pranchas de
comunicação
Ø Pastas de
comunicação
Ø Carteiras de
comunicação e chaveiros de comunicação
Ø Mesa com
prancha
Ø Colete de
comunicação
Ø Agenda de
comunicação
Ø Calendários e
quadros de atividades
Ø Vocalizadores
Ø Computador
Ø Símbolo
Ø Cadernos de
comunicação
Ø Caderno de
receita
Ø Objeto de
referência
Ø Objeto de
referência não naturalizado
Ø Cartões de
desenhos com contorno
Ø Cartões com
desenhos em BRAILLE d desenhos em LIBRAS.
Ø Formas de
comunicação dinâmicas
Ø Formas de
comunicação estática
Ø Textos em
Braille
Ø Teclados
especiais
Ø Teclado
virtual
Ø Mouses
especiais ou acionadores
Ø Livros
adaptados
Ø Lápis e
canetas engrossados
Ø Tesouras
adaptadas
Ø Alfabetos
móveis
Ø Números móveis
Ø Órteses
Ø Softwares
especiais
Ø Língua
brasileira de sinais (LIBRAS)
Ø Sistema
Braille
|
·
Língua Portuguesa na
Modalidade escrita
|
ü [Garantir a
todas as crianças o direito de aprender a ler e escrever, dando-lhe condições
não só de prosseguirem com sucesso sua escolarização, mas, sobretudo, de se
apropriarem de competências de leitura e produção textual
|
- Atividades que envolvam
Consciência fonológica, tecnologia da escrita, leitura, escrita e usos
sociais da escrita
- Atividades propostas pelos
livros: Consciência Fonológica em Crianças Pequenas – Marilyn Jaqger
Adams e outros.
- Utilização da Mesa Educacional
Positivo e recursos de Tecnologia Assistiva
|
V
– INFORMÁTICA ACESSÍVEL
|
ü A informática
acessível deve promover a participação de todos os alunos nas atividades
escolares.
ü Os recursos de
informática podem ser utilizados como alternativas a instrumentos usados no
cotidiano escolar (ex.: livro, caderno, lápis, agenda, mural, dentre outros)
e ter seu acesso facilitado pela configuração de hardwares e de software além
de recursos de tecnologia assistiva.
|
- Áudio livros
- Livros digitais em texto
- Livros formatados para
impressão em Braille
- Produção de textos
- Produção acessível
- Livros e textos acessíveis
em Braille e no formato DAISY
- Livros de letras ampliadas
- Livros em LIBRAS
- Livros na perspectiva do
desenho universal
- Recursos de tecnologia
assistiva
- Computadores adaptados
- Dispositivo de entrada
- Dispositivo de saída
- Aplicativos em geral
- Softwares e hardware
específicos
- Uso de órteses
- Recursos de acessibilidade
na Web
- Dicas para promover a
navegação na Web – Pesquisas em bibliotecas digitais
|
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