O Método Montessori ou pedagogia Montessoriana relaciona-se à normatização (consiste em harmonizar a interação de forças corporais e espirituais, corpo, inteligência e vontade).
As escolas do Sistema
Montessoriano são difundidas pelo mundo todo. O método Montessoriano tem por
objetivo a educação da vontade e da atenção, com o qual a criança tem liberdade
de escolher o material a ser utilizado, além de proporcionar a cooperação.
Os princípios fundamentais do
sistema Montessori são: a atividade, a individualidade e a liberdade.
Enfatizando os aspectos biológicos, pois, considerando que a vida é
desenvolvimento, achava que era função da educação favorecer esse
desenvolvimento. Os estímulos externos formariam o espírito da criança,
precisando portanto, serem determinados.
Assim, na sala de aula, a
criança era livre para agir sobre os objetos sujeitos à sua ação, mas estes já
estavam preestabelecidos, como os conjuntos de jogos e outros materiais que
desenvolveu.
A pedagogia de Montessori
insere-se no movimento das Escolas Novas, uma oposição aos métodos
tradicionais que não respeitavam as necessidades e os mecanismos evolutivos do
desenvolvimento da criança. Ocupa um papel de destaque neste movimento pelas
novas técnicas que apresentou para os jardins de infância e para as primeiras séries
do ensino formal.
O material criado por
Montessori tem papel preponderante no seu trabalho educativo pois pressupõem a
compreensão das coisas a partir delas mesmas, tendo como função a estimular e
desenvolver na criança, um impulso interior que se manifesta no trabalho
espontâneo do intelecto.
Ela produz uma série de cinco
grupos de materiais didáticos:
- Exercícios Para a Vida Cotidiana
- Material Sensorial
- Material de Linguagem
- Material de Matemática
- Material de Ciências
Estes materiais se constituem
de peças sólidas de diversos tamanhos e formas: caixas para abrir, fechar e
encaixar; botões para abotoar; série de cores, de tamanhos, de formas e
espessuras diferentes. Coleções de superfícies de diferentes texturas e
campainhas com diferentes sons.
O "Material Dourado"
é um dos materiais criado por Maria
Montessori. Este material baseia-se nas regras do sistema de
numeração, inclusive para o trabalho com múltiplos, sendo confeccionado em
madeira, é composto por: cubos, placas, barras e cubinhos. O cubo é formado por
dez placas, a placa por dez barras e a barra por dez cubinhos. Este material é
de grande importância na numeração, e facilita a aprendizagem dos algorítmos
da adição,
da subtração,
da multiplicação e da divisão.
O "Material Dourado"
desperta no aluno a concentração, o interesse, além de desenvolver sua
inteligência e imaginação criadora, pois a criança, está sempre predisposta ao
jogo. Além disso, permite o estabelecimento de relações de graduação e de
proporções, e finalmente, ajuda a contar e a calcular.
O aluno usa (individualmente)
os materiais à medida de sua necessidade e por ser autocorretivo faz sua
auto-avaliação. Os professores são auxiliares de aprendizagem e o sistema peca
pelo individualismo. Embora, hoje sua utilização é feita em grupo.
No trabalho com esses
materiais a concentração é um fator importante. As tarefas são precedidas por
uma intensa preparação, e, quando terminam, a criança se solta, feliz com sua
concentração, comunicando-se então com seus semelhantes, num processo de
socialização.
A livre escolha das atividades
pela criança é outro aspecto fundamental para que exista a concentração e para
que a atividade seja formadora e imaginativa. Essa escolha se realiza com ordem
disciplina e com um relativo silêncio.
O silêncio também desempenha
papel preponderante. A criança fala quando o trabalho assim o exige, a
professora não precisa falar alto.
Pés e mãos tem grande destaque
nos exercícios sensoriais (não se restringem apenas aos sentidos), fornecendo
oportunidade às crianças de manipular os objetos, sendo que a coordenação se
desenvolve com o movimento.
Em relação à leitura
e escrita,
na escola montessoriana, as crianças conhecem as letras e são introduzidas na
análise das palavras e letras; estando a mão treinada e reconhecendo as letras,
a criança pode escrever palavras e orações inteiras.
Em relação à matemática
os materiais permitem o reconhecimento das formas básicas, permitem o
estabelecimento de graduações e proporções, comparações, induzem a contar e
calcular.
- Baseia-se em anos de observação da natureza da criança por parte do
maior gênio da educação desde Friedrich Froebel.
- Demonstrou ter uma aplicabilidade universal.
- Revelou que a criança pequena pode ser um amante do trabalho, do
trabalho intelectual, escolhido de forma espontânea, e assim, realizado
com muita alegria.
- Baseia-se em uma necessidade vital para a criança que é a de
aprender fazendo. Em cada etapa do crescimento mental da criança são
proporcionadas atividades correspondentes com as quais se desenvolvem suas
faculdades.
- Ainda que ofereça à criança uma grande espontaneidade consegue
capacitá-la para alcançar os mesmos níveis, ou até mesmo níveis superiores
de sucesso escolar, que os alcançados sobre os sistemas antigos.
- Consegue uma excelente disciplina apesar de prescindir de coerções
tais como recompensas e castigos. Explica-se tal fato por tratar-se de uma
disciplina que tem origem dentro da própria criança e não imposta de fora.
- Baseia-se em um grande respeito pela personalidade da criança,
concedendo-lhe espaço para crescer em uma independência biológica,
permitindo-se à criança uma grande margem de liberdade que se constitui no
fundamento de uma disciplina real.
- Permite ao professor tratar cada criança individualmente em cada
matéria, e assim, fazê-lo de acordo com suas necessidades individuais.
- Cada criança trabalha em seu próprio ritmo.
- Não necessita desenvolver o espírito de competência e a cada
momento procura oferecer às crianças muitas oportunidades para ajuda mútua
o que é feito com grande prazer e alegria.
- Já que a criança trabalha partindo de sua livre escolha, sem
coerções e sem necessidade de competir, não sente as tensões, os
sentimentos de inferioridade e outras experiências capazes de deixar
marcas no decorrer de sua vida.
- O método Montessori se propõe a desenvolver a totalidade da
personalidade da criança e não somente suas capacidades intelectuais.
Preocupa-se também com as capacidades de iniciativa, de deliberação e de
escolhas independentes e os componentes emocionais.
Gente, que legal! Eu sou doida pra fazer com a minha filha. Fiquei muito interessada! Que Post bacana!!! Parabéns!
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